O que h?? de novo no Solaris Express Developer Edition

Novos recursos do Solaris Express 12/06

Esta seção descreve todos os recursos novos ou aprimorados na versão Solaris Express 12/06.

Biblioteca de protocolos de iniciação de sessão (libsip)

Este aprimoramento de rede é novo na versão Solaris Express 12/06.

O SIP (Protocolo de iniciação de sessão) é um protocolo de camada de aplicativo que pode ser usado para iniciar, modificar e concluir sessões multimídia como Voice-over-IP (VoIP) e mensagem instantânea (MI).

A biblioteca de SIP no Solaris oferece uma pilha de SIP, que está de acordo com RFC 3261, e um conjunto de APIs para desenvolver aplicativos SIP. Os principais usuários desta biblioteca são desenvolvedores que desenvolvem aplicativos SIP como software que simulam telefones, servidores de proxy, servidores redirecionados, etc.

A biblioteca oferece suporte a todos os cabeçalhos SIP nas RFCs 3261, 3262, 3265, 3323 e 3325.

Para obter mais informações sobre SIP, consulte a página do manual sip(7P).

Histórico do comando ZFS (zpool history)

Este aprimoramento das ferramentas de administração de sistemas é novo na versão Solaris Express 12/06.

O ZFS registra automaticamente com sucesso os comandos zfs e zpool que modificam as informações de estado do pool. Por exemplo:


# zpool history
History for 'newpool':
2006-10-23.08:58:22 zpool create -f newpool c1t2d0
2006-10-23.08:59:02 zpool replace -f newpool c1t2d0 c1t3d0
2006-10-23.08:59:54 zpool attach -f newpool c1t3d0 c1t4d0

Este recurso permite que você ou a equipe de suporte da Sun identifiquem o conjunto exato de comandos ZFS que foram executados para corrigir um erro.

Os recursos do registro de histórico são:

Atualmente, o comando zpool history não registra o ID de usuário, o nome do host, nem o nome da zona.

Para obter mais informações sobre a solução de problemas no ZFS, consulte Solaris ZFS Administration Guide.

Alterações e aprimoramentos no gerenciamento de mídia removível

Este aprimoramento de gerenciamento de dispositivos é novo na versão Solaris Express 12/06.

A partir desta versão, os recursos anteriores de gerenciamento de mídia removível foram substituídos por melhores serviços e métodos que oferecem gerenciamento de mídia removível.

Estão disponíveis os novos recursos seguintes:

Foram removidos os seguintes recursos:

Compatibilidade com versões anteriores

Os recursos seguintes oferecem compatibilidade com versões anteriores dos recursos de mídia removível do Solaris:

Montando e desmontando mídia removível

A maioria dos comandos que começa com vol* foi removida desta versão. Uma versão modificada de rmmount e um novo comando rmumount estão disponíveis para montar e desmontar mídias removíveis.

Estes comandos podem ser usados para montagem por nome, rótulo ou ponto de montagem de dispositivo. Por exemplo, para montar um iPod:


% rmmount ipod

Por exemplo, para montar os sistemas de arquivos em um DVD:


# rmumount cdrom
cdrom /dev/dsk/c0t6d0s5 unmounted
cdrom /dev/dsk/c0t6d0s0 unmounted

Para obter mais informações, consulte a página do manual rmmount(1M).

Montando e desmontando disquetes

É possível usar o comando volcheck existente para consultar disquetes manualmente e montá-los se um novo disquete for detectado.

Se o disquete for reformatado manualmente depois de ser conectado ao sistema, o HAL não é notificado automaticamente. Continue usando o comando volcheck para notificar o sistema e tente montar automaticamente um novo sistema de arquivos em um disquete.

Ejetando a mídia removível

Como nas versões anteriores do Solaris, use o comando eject para desmontar e ejetar a mídia removível. No entanto, estão disponíveis as seguintes opções para eject:

-f

Obriga o dispositivo a ejetar, mesmo se o dispositivo estiver ocupado.

-l

Exibe caminhos e apelidos de dispositivos que podem ser ejetados.

-t

É fornecido ao dispositivo um comando de fechamento de bandeja de CD-ROM. Nem todos os dispositivos oferecem suporte a esta opção.

Por exemplo, para ejetar pelo rótulo de volume:


% eject mypictures

Como nas versões anteriores do Solaris, pode ser necessário enviar o comando volcheck antes de usar o comando eject para ejetar um disquete.

Para obter mais informações, consulte a página do manual eject(1).

Personalizando o gerenciamento de mídia removível

Para muitas personalizações disponíveis nos arquivos vold.conf e rmmount.conf, será necessário usar as preferências do gerenciador de volume de área de trabalho ou modificar os arquivos .fdi.

Desativando os recursos de mídia removível

É possível desativar alguns ou todos os recursos de mídia removível desta versão:

SPARC: Escalabilidade de contagem de processo

Este aprimoramento de recursos de sistema é novo na versão Solaris Express 12/06.

O recurso de escalabilidade de contagem de processo melhora a escalabilidade de contagem de processo do Solaris OS. Atualmente, todos os sistemas UltraSPARC oferecem suporte a um máximo de 8192 contextos. Quando o número de processos ultrapassa 8192, o kernel retira contextos para manter os processos em execução. A retirada de contextos de um processo envolve as seguintes tarefas:

Este procedimento é muito caro e piora conforme o número de processos ultrapassa 8K. O recurso de escalabilidade de contagem de processo recria completamente o gerenciamento do contexto. Os contextos são gerenciados por UGM e não globalmente, o que permite uma descarga de TLB eficaz e melhora muito a escalabilidade de gerenciamento de contexto.

O recurso de escalabilidade de contagem de processo também melhora muito a capacidade de processamento em volumes de trabalho de mais de 8K de processos ativos, ou cria e destrói os processos de taxa elevada e é bastante benéfico em sistemas com muitas CPUs.

Ganchos de filtro de pacotes

Este aprimoramento de rede é novo na versão Solaris Express 12/06.

O recurso de ganchos de filtro de pacotes inclui as seguintes funcionalidades significativas:

O recurso de ganchos de filtro de pacotes faz parte de uma nova API que está interna no kernel. Os desenvolvedores podem usar a API para trabalhar com IP dentro do kernel ou para interceptar pacotes.

x86: Gerenciamento de falhas para processadores AMD Opteron de próxima geração

O recurso de gerenciamento de falhas introduz suporte a manipulação de erros e gerenciamento de falhas para CPUs e memória em sistemas que usam os processadores AMD (TM) Opteron e Athlon 64 Rev F. Estes processadores são usados nos produtos “M2” da Sun como o Sun Fire X2200 M2 e Ultra 20 M2. As versões anteriores do Solaris ofereciam suporte a gerenciamento de falhas para as revisões de B a E do Opteron e do Athlon 64.

O suporte ao gerenciamento de falhas é ativado por padrão. O serviço de gerenciamento de falhas detecta erros corrigíveis de CPU e memória, a telemetria resultante é analisada por mecanismos de diagnóstico e os erros e falhas são corrigidos sempre que possível. Quando o sistema não pode corrigir os erros, a telemetria estendida fornece assistência ao administrador do sistema.

Para obter mais informações, consulte http://www.opensolaris.org/os/community/fm/.

Aprimoramentos da alteração de serviço de nome

Esta versão contém alterações compatíveis com versões posteriores de alterações de serviço de nome (nss) e de daemon de cache de alteração de nome - nscd(1M) - com a finalidade de apresentar novas funcionalidades, incluindo: