O que h?? de novo no Solaris Express Developer Edition

Novos recursos do Solaris Express Developer Edition 5/07

Conjunto de roteamento do software Quagga

Este aprimoramento de rede é novo na versão Developer 5/07.

O conjunto de roteamento do software Quagga distribui um conjunto de protocolos de roteamento IETF para o Solaris, incluindo OSPF e BGP, permitindo uma implantação de alta disponibilidade do Solaris por meio do roteamento dinâmico, gerenciável através do 'routeadm' SMF.

O Quagga é uma ramificação da comunidade do software GNU Zebra incluído anteriormente no Solaris que oferece muitas atualizações e alguns recursos novos. Para obter mais informações, consulte /etc/quagga/README.Solaris.

Cliente DHCPv6

Este aprimoramento de rede é novo na versão Developer 5/07.

A partir desta versão, o Solaris OS suporta o Dynamic Host Configuration Protocol para IPv6 (DHCPv6), conforme descrito em RFC 3315. O DHCPv6 permite que o Solaris adquira endereços IPv6 automaticamente dos servidores locais DHCP sem configuração manual.

Para obter mais informações, consulte as seguintes páginas do manual:

Daemon de configuração automática de rede nwamd

Este aprimoramento de rede é novo na versão Developer 5/07.

O processo de inicialização do Developer 5/07 executa o daemon nwamd. Este daemon implementa uma instância alternativa do serviço SMF, svc:/network/physical , que permite configurar a rede de forma automática com mínimas intervenções.

O daemon nwamd monitora a porta Ethernet e disponibiliza automaticamente o DHCP na interface IP apropriada. Se os cabos não estiverem conectados à rede em uma rede com fios, o daemon nwamd realiza uma análise sem fios e envia consultas ao usuário para obter um ponto de acesso WiFi ao qual conectar-se.

Os usuários de laptops não precisam perder muito tempo configurando manualmente as interfaces e os sistemas. A configuração automática também ajuda o administrador de sistemas, que pode reconfigurar os endereços de rede com mínimas intervenções.

A página do OpenSolaris Network Auto-Magic Phase 0 e a página do manual nwamd contêm mais detalhes, como instruções para desativar o daemon nwamd, se for o caso. Para obter mais informações e um link para a página principal nwamd(1M), consulte http://www.opensolaris.org/os/project/nwam/phase0/.

Sendmail

Este aprimoramento de rede é novo na versão Developer 5/07.

Há algumas opções novas para sendmail(1M) e algumas macros de configuração novas descritas em /etc/mail/cf/README. As macros principais são as três macros FEATURE() seguintes, todas elas úteis no bloqueio de spam não desejado:

Para obter informações sobre sendmail, consulte a página do manual sendmail(1M).

x86: WPA Supplicant sem fio

Este aprimoramento de rede é novo na versão Developer 5/07.

O driver WiFi do Solaris foi melhorado para oferecer suporte ao modo pessoal de WPA (Acesso protegido a WiFi). A partir desta versão, um novo serviço, network/wpa , é introduzido. Os drivers nwam(1M), dladm(1M), net80211(5) e ath(7D) foram aperfeiçoados para oferecer suporte ao modo pessoal de WPA. Os usuários podem acessar a rede sem fio WPA usando dladm ou nwam:


$ dladm create-secobj -c wpa mykey  /* create a wpa psk specified by your AP */

$ dladm connect-wifi -e essid -k mykey

x86: Driver nge atualizado para oferecer suporte à estrutura do Jumbo

Este aprimoramento de rede é novo na versão Developer 5/07.

A partir desta versão, o driver nge foi atualizado para oferecer suporte ao Jumbo Frame. A MTU padrão do driver nge foi reduzida a 9 Kbytes, que melhora o desempenho do sistema e diminui significativamente o uso da CPU.

Para obter mais informações, consulte a página do manual nge(7D).

Sockets Direct Protocol

Este aprimoramento de rede é novo na versão Developer 5/07.

O Sockets Direct Protocol (SDP) é um protocolo de transporte que fica acima do Infiniband Transport Framework (IBTF). O SDP é uma implementação padrão baseada em Annex 4 da Infiniband Architecture Specification Vol1. O SDP oferece fluxo de bytes confiável, fluxo controlado, transmissão de dados de duas vias que é muito semelhante ao TCP.

Para obter mais informações, consulte a página principal sdp(7D).

Utilitário de gerenciamento de arquivos PPD

Este aprimoramento de administração de sistema é novo na versão Developer 5/07.

O utilitário de gerenciamento de arquivos PostScriptTM Printer Description (PPD), /usr/sbin/ppdmgr, gerencia arquivos PPD usados com o subsistema de impressão do Solaris.

Podem ser realizadas as seguintes tarefas com o utilitário ppdmgr:

Também é possível adicionar um novo arquivo PPD usando o utilitário ppdmgr ou o comando lpadmin -n. Ao adicionar um novo arquivo PPD, o cache das informações do arquivo PPD, que a GUI printmgr usa para exibir as informações da impressora suportada, é automaticamente atualizado.


Observação –

O local de entrega dos arquivos PPD no Solaris OS mudou. Durante uma atualização de software, quaisquer servidores de impressão com filas de impressão definidas usando-se os arquivos PPD do local anterior de fornecimento de arquivos PPD serão automaticamente atualizados para refletir o novo local de fornecimento dos arquivos PPD.


Além disso, foi introduzido um novo serviço SMF, print/ppd-cache-update. Este serviço é executado uma vez durante a reinicialização do sistema para atualizar as informações de cache da impressora com as alterações de todos os repositórios de arquivos PPD no sistema. O servidor pode demorar mais para fazer a transição para um estado on-line durante uma reinicialização do sistema, após a instalação ou atualização de software. Além disso, caso tenham sido feitas alterações nos repositórios de arquivos PPD desde a última atualização do cache PPD, durante a reinicialização do sistema, o serviço poderá demorar mais para ficar on-line. As alterações feitas nos repositórios de arquivo PPD em uma sistema não se refletem no cache PPD usado pelo Gerenciador de impressão Solaris até que o serviço print/ppd-cache-update fique on-line. O serviço print/ppd-cache-update está habilitado por padrão.

Para obter mais informações, consulte o que se segue:

raidctl

Este aprimoramento de administração de sistema é novo na versão Developer 5/07.

O raidctl é um utilitário que pode realizar trabalhos de configuração do RAID usando vários controladores RAID. O recurso do raidctl contém informações mais detalhadas sobre os componentes RAID, incluindo discos físicos, controladores e volume. O utilitário raidctl permite que o usuário controle o sistema RAID mais rigorosamente e poupa-o de ter que aprender a usar vários controladores RAID.

Para obter mais informações, consulte:

x86: Portabilidade do stmsboot

Este aprimoramento de administração de sistema é novo na versão Developer 5/07.

A partir desta versão, o utilitário stmsboot está adaptado para os sistemas x86. O stmsboot é um utilitário usado para ativar ou desativar a E/S multiplexada (MPxIO) para dispositivos de canal de fibra. Este utilitário stmsboot já se encontra nos sistemas SPARC.

Os usuários podem usar este utilitário para ativar ou desativar a E/S multiplexada automaticamente. Anteriormente, os usuários tinham que ativar ou desativar a E/S multiplexada manualmente, o que era difícil, especialmente em uma inicialização de sistema SAN.

Para obter mais informações, consulte o que se segue:

Direção do caminho da E/S multiplexada

Este aprimoramento de administração de sistema é novo na versão Developer 5/07.

O recurso de direção do caminho da E/S multiplexada inclui um mecanismo para distribuição de comandos SCSI para uma unidade lógica de E/S multiplexada para que sejam transmitidos para um caminho especificado da unidade lógica. Para proporcionar esta funcionalidade, um novo comando, IOCTL, MP[lowbar]SEND[lowbar]SCSI[lowbar]CMD, é adicionado e se faz referência a ele na interface scsi[lowbar]vhci IOCTL existente. Uma extensão é introduzida à biblioteca de gerenciamento de multicaminhos (MP-API) que proporciona acesso a este novo comando IOCTL. Isto permite que os administradores de rede executem comandos de diagnóstico em um caminho especificado.

x86: Suporte estendido ao GRUB no carregamento direto e na inicialização do kernel unix

Este aprimoramento de administração de sistema é novo na versão Developer 5/07.

A partir desta versão, foram feitas alterações no GRUB que permitem que o carregador de inicialização carregue diretamente e inicialize o kernel unix. O módulo multiboot do GRUB não é mais usado. Esta implementação integra diretamente a funcionalidade de inicialização múltipla no módulo do kernel unix específico para plataforma. Estas alterações diminuem o tempo, bem como os requisitos de memória, necessários para a inicialização do Solaris OS.

Outras adições e modificações da inicialização baseada no GRUB são:

SunVTS 7.0

Este aprimoramento de administração de sistema é novo na versão Developer 5/07.

O SunVTSTM é uma validação de sistema abrangente e um conjunto de testes destinados a oferecer suporte a periféricos e plataformas de hardware da Sun. O SunVTS 7.0 é a geração seguinte do SunVTS 6.0 e suas versões compatíveis.

O SunVTS 7.0 inclui os seguintes recursos:

O SunVTS 7.0 segue o modelo convencional de arquitetura com três camadas. Este modelo está composto por uma interface de usuário baseada em navegador, um servidor médio baseado em Java e um agente de diagnóstico.

Bloco de controle de ativação no DTrace dcmd

Este aprimoramento de administração de sistema é novo na versão Developer 5/07.

A partir desta versão, o ::dtrace[lowbar]ecb dcmd do depurador modular, mdb, permite ao usuário iterar nos blocos de controle de ativação (ECBs) para um dado usuário do DTrace. Este recurso permite fácil acesso às estruturas de dados relacionadas às sondagens ativadas atualmente de um usuário.

Manipuladores específicos de marcas para comandos zoneadm

Este aprimoramento de administração de sistema é novo na versão Developer 5/07.

O comando zoneadm(1M) foi modificado para chamar um programa externo que realiza verificações de validação em uma operação zoneadm específica em uma região com marca. As verificações são realizadas depois que o subcomando zoneadm é executado. No entanto, o programa do manipulador específico de marcas para o zoneadm(1M) deve ser especificado pelo arquivo de configuração da marca, /usr/lib/brand/<brand[lowbar]name>/config.xml. O programa externo é especificado pelo arquivo de configuração da marca com a marca <verify[lowbar]adm>.

Para introduzir um novo tipo de região com marca e listar os manipuladores específicos de marcas do subcomando zoneadm(1M), adicione a seguinte linha no arquivo config.xml da marca:


<verify_adm><absolute path to external program> %z %* %*</verify_adm>

Nesta linha, %z é o nome da zona, o primeiro %* é o subcomando zoneadm e o segundo %* são os argumentos do subcomando.

Este recurso é útil quando há a possibilidade de que uma dada região com marca não suporte todas as operações zoneadm(1M) possíveis. Os manipuladores específicos de marcas oferecem uma forma conveniente de falhar para os comandos zoneadm não suportados.

Certifique-se que o programa do manipulador especificado reconheça todos os subcomandos zoneadm (1M).

x86: Driver SATA AHCI HBA

Este aprimoramento de administração de sistema é novo na versão Developer 5/07.

O driver AHCI é um driver HBA compatível com a estrutura do SATA que oferece suporte a vários controladores SATA HBA compatíveis com a especificação AHCI definida pela Intel. Atualmente, o driver AHCI oferece suporte aos controladores INTEL ICH6 e VIA vt8251 e às funções de conexão automática.

Para obter mais informações, consulte a página do manual ahci(7D).

x86: Capacidade de download de firmware para unidades SATA

Este aprimoramento de administração de sistema é novo na versão Developer 5/07.

Este recurso oferece a capacidade de download de firmware para unidades SATA na estrutura SATA. Os administradores de sistemas podem usar a interface USCSI para atualizar o firmware em discos SATA.

x86: Suporte SCSI LOG SENSE no módulo SATA

Este aprimoramento de administração de sistema é novo na versão Developer 5/07.

O recurso de suporte SCSI LOG SENSE oferece a capacidade de obter as seguintes informações:

SCSI LOG SENSE PAGES 0

As páginas disponíveis

0x10

Resultados do autoteste

0x2f

Log de exceção de informação

0x30

SMART READ DATA

x86: Página de controle de exceção informacional

Este aprimoramento de administração de sistema é novo na versão Developer 5/07.

A estrutura do SATA agora oferece suporte à página de controle de exceção informacional. A página de controle de exceção informacional ativa e desativa o relatório de exceção informacional, que é necessário para monitorar o bom funcionamento do dispositivo.

Instâncias de IP: separação de LAN e VLAN para regiões não globais

Este aprimoramento de recursos de sistema é novo na versão Developer 5/07.

A rede IP pode agora ser configurada de duas formas diferentes, dependendo de a região estar atribuída a uma instância de IP exclusivo ou compartilhar o estado e a configuração da camada IP com a região global. Os tipos de IP são configurados com o comando zonecfg.

O tipo de IP compartilhado é o padrão. Estas regiões conectam-se às mesmas VLANs ou LANs que as regiões globais e compartilham a camada IP. As regiões com marca lx estão configuradas como regiões de IP compartilhado. Para obter mais informações, consulte x86: Regiões lx com marca: recipientes Solaris para aplicativos Linux.

A funcionalidade no nível de IP completa está disponível em uma região de IP exclusivo. Se uma região deve ser isolada na camada IP da rede, então a região pode ter um IP exclusivo. A região de IP exclusivo pode ser usada para consolidar aplicativos que devem se comunicar em sub-redes diferentes que estão em VLANs ou LANs diferentes.

Para obter mais informações, consulte o que se segue:

Procedimentos melhorados do zonecfg para a criação de recipientes

Este aprimoramento de recursos de sistema é novo na versão Developer 5/07.

Os recursos de regiões e o gerenciamento de recursos mais integrados facilitam agora melhorar as capacidades de gerenciamento de recursos do sistema através do comando zonecfg. A configuração especificada do recurso é criada automaticamente quando a região é inicializada. Não é mais necessário realizar etapas manuais relacionadas ao gerenciamento de recursos.

Para obter mais informações, consulte o que se segue:

Nova opção projmod(1M)

Este aprimoramento de recursos de sistema é novo na versão Developer 5/07.

Use o comando projmod com a opção -A para aplicar os valores de controle de recursos encontrados no banco de dados do projeto ativo. Os valores atuais que não correspondem aos valores definidos no arquivo de projeto, como os valores definidos manualmente pelo prctl, são removidos.

Aprimoramentos do sistema de arquivos do Solaris ZFS

Esta seção descreve os novos recursos do ZFS no Solaris Express Developer Edition versão 5/07.

Para obter mais informações sobre estas melhorias, consulte o Solaris ZFS Administration Guide.

Thunderbird 2.0

O Thunderbird 2.0 é um cliente de e-mail, RSS e grupos de discussão com todas as funcionalidades desenvolvido pela comunidade Mozilla. Oferece funcionalidades equivalentes aos recursos de correio e grupos de discussão do Mozilla.

Navegador da Web Firefox 2.0.0.3

Este aprimoramento das ferramentas da área de trabalho é novo na versão Developer 5/07.

O Firefox 2.0.0.3 destaca as inovações da interface de usuário que ajudam os usuários nas tarefas de navegação comuns ao mesmo tempo em que interagem com pesquisas, marcadores e históricos. O Firefox 2.0.0.3 apresenta melhorias em navegação com guias, manipulação de RSS, gerenciamento de extensões, segurança e desempenho.

gDesklets

Este aprimoramento das ferramentas da área de trabalho é novo na versão Developer 5/07.

gDesklets oferece uma arquitetura avançada para miniaplicativos de área de trabalho. Os miniaplicativos colocados na área de trabalho estão pensados para ajudar o usuário a recuperar rapidamente informação sem atrapalhar a atividade normal.

Para obter mais informações, consulte:

Lightning

Este aprimoramento das ferramentas da área de trabalho é novo na versão Developer 5/07.

O Lightning 0.3 inclui os novos recursos seguintes:

Monitor de carga de bateria

Este aprimoramento das ferramentas da área de trabalho é novo na versão Developer 5/07.

O monitor de carga de bateria é um miniaplicativo para o painel do GNOME. Se a bateria estiver disponível em uma máquina, o monitor de carga de bateria exibe o status da bateria, incluindo o tempo e a carga restante. Se a bateria não estiver disponível, o monitor mostra um ícone do adaptador CA na bandeja do sistema.

O monitor de carga de bateria também notifica os usuários quando a bateria está completamente carregada ou a carga está prestes a se esgotar. O miniaplicativo do monitor de carga de bateria garante que os usuários sejam notificados antes que a carga de seus laptops se esgote. Assim, é possível evitar sérias perdas de dados.

Sistema de gerenciamento de código-fonte Subversion

Este aprimoramento das ferramentas de desenvolvedores é novo na versão Developer 5/07.

A partir desta versão, o sistema de gerenciamento de código-fonte Subversion está incluído no Solaris. O Subversion é um popular sistema de gerenciamento de código-fonte usado por muitos projetos de código aberto. Este sistema também é usado no desenvolvimento do OpenSolaris.

O recurso do Subversion oferece aos usuários do Solaris a ferramenta necessária para participar no desenvolvimento de projetos de código aberto. Para obter mais informações sobre Subversion, consulte http://subversion.tigris.org/.

GNU-diffutils

Este aprimoramento das ferramentas de desenvolvedores é novo na versão Developer 5/07.

A versão 5/07 do Developer inclui utilitários do GNU para comparação e intercalação de arquivos. Para obter mais informações, consulte http://gnu.org/software/diffutils.

PostgreSQL 8.2

Este aprimoramento de software de banco de dados é novo na versão Developer 5/07.

Este recurso é a versão mais recente do sistema de banco de dados relacional de código aberto PostgreSQL. O PostgreSQL 8.2 para Solaris inclui agora suporte ao Kerberos 5 e sondagens com DTrace integrado.

Para obter uma lista abrangente dos recursos e melhorias desta versão, consulte http://www.postgresql.org/docs/current/static/release-8-2.html. Para obter mais informações sobre PostgreSQL , consulte http://www.postgresql.org.

64-bit SPARC: Gerenciamento de energia da CPU

Este aprimoramento de gerenciamento de dispositivos é novo na versão Developer 5/07.

Este recurso introduz duas palavras-chave novas power.conf para permitir que os dispositivos de CPU sejam gerenciados independentemente do gerenciamento automático de energia. As novas palavras-chave power.conf são:

Reserva de SCSI st melhorada

Este aprimoramento de gerenciamento de dispositivos é novo na versão Developer 5/07.

A partir desta versão, há um novo mecanismo de reserva no driver st. O novo mecanismo permite que o driver st reserve a unidade de fita somente quando um comando que requer reserva for enviado. O mecanismo de reserva também permite que o driver st processe comandos de pergunta enviados por outros hosts enquanto a unidade estiver reservada por outro host.

Alguns softwares de backup de provedores independente de software (ISV) e ferramentas de gerenciamento de mídia se beneficiam deste recurso de reservas SCSI st. Devido a este novo recurso, as ferramentas de gerenciamento podem investigar e navegar bibliotecas de fitas quando a ferramenta de backup estiver lendo e gravando as fitas.

Revisão da seleção de idioma dtlogin

Este aprimoramento de janelas X11 é novo na versão Developer 5/07.

O CDE lista atualmente os nomes criptográficos de localidade em um menu em cascata na tela de logon. O recurso de revisão de seleção de idioma dtlogin apresenta uma lista de logon orientada a idiomas mais fácil de utilizar. O CDE possui um recurso para lembrar o nome do idioma de logon padrão por exibição. Para ambientes SunRay, é possível usar um recurso X para que as exibições não lembrem o idioma de logon.

Para obter mais informações, consulte a página do manual dtlogin.

Drivers e servidores Xorg X11R7.2

Este aprimoramento de janelas X11 é novo na versão Developer 5/07.

O servidor Xorg para o sistema de janela X11, os gráficos associados e os drivers de dispositivos de entrada foram atualizados para a versão X11R7.2. A versão X11R7.2 inclui a versão1.2 do servidor Xorg. Esta versão também adiciona versões de 64 bits do servidor Xorg para plataformas x64 e SPARC, embora os drivers de dispositivos gráficos SPARC ainda não estejam disponíveis para Xorg.

Esta versão inclui também o servidor X aninhado de Xephyr e a versão Xorg de Xvfb, ambos instalados no diretório /usr/X11/bin. Esta versão do Xorg não oferece mais suporte à extensão LBX (Low Bandwidth X). O uso dos recursos de compactação e ajuste do X de ssh(1) é sugerido em sites que precisam que o X seja exibido em links de rede extremamente limitados pela largura de banda.

Atualização das fontes do japonês

Este aprimoramento no suporte a idiomas é novo na versão Developer 5/07.

A partir desta versão, a fonte HG do japonês foi atualizada para que seja compatível com JISX0213: 2004.

Mais módulos iconv do japonês para Unicode

Este aprimoramento no suporte a idiomas é novo na versão Developer 5/07.

A partir desta versão, foram adicionados os dois tipos abaixo de conversões de conjunto de códigos entre os conjuntos de códigos Unicode e japonês:

Para obter mais informações, consulte a página do manual iconv[lowbar]ja(5).

Aprimoramento do permutador de método de entrada e suporte à emulação de layout do teclado EMEA

Este aprimoramento no suporte a idiomas é novo na versão Developer 5/07.

O aplicativo de permutador de método de entrada, gnome-im-switcher-applet, é substituído por um aplicativo GTK+ independente, iiim-panel. O iiim-panel agora se inicia e se estabelece no painel do GNOME automaticamente quando é realizado logon no Java DS em localidades UTF-8 ou asiáticas. O iiim-panel também pode ser executado no CDE.

IIIMF oferece suporte aos mecanismos de idiomas que emulam o layout de teclado EMEA como francês, polonês ou alemão.

Para obter mais informações, consulte a ajuda on-line do editor de preferências do método de entrada (iiim-properties).

x86: FPDMA READ/WRITE QUEUED simultâneos no módulo SATA

Este aprimoramento de driver de dispositivos é novo na versão Developer 5/07.

A partir desta versão, os comandos READ/WRITE FPDMA QUEUED simultâneos são suportados. Há uma considerável melhoria no desempenho ao realizar operações de E/S com o driver Solaris marvell88sx sob condições específicas de volume de trabalho. Outros volumes de trabalho de beneficiam de um grau menor. Também há uma melhoria significativa no desempenho quando há muito volume de trabalho em unidades que oferecem suporte a esta parte opcional da especificação SATA.

Driver ACM da classe de dispositivo de comunicação USB

Este aprimoramento de driver é novo na versão Developer 5/07.

A partir desta versão, o driver usbsacm oferece suporte a modems USB que cumpram a especificação USB CDC ACM (Modelo de controle abstrato da classe de dispositivo de comunicação por barramento serial universal). É possível anexar o driver usbsacm a celulares, cartões PCMCIA ou quaisquer dispositivos semelhantes a modems. O driver usbsacm gera nós terminais em /dev/term/. É possível usar pppd(1M) para transmitir datagramas nestas portas seriais.

Driver de controlador de host USB EHCI melhorado

Este aprimoramento de driver é novo na versão Developer 5/07.

O driver de controlador de host USB EHCI melhorado oferece suporte à transferência isócrona para dispositivos USB 2.0 ou dispositivos isócronos de alta velocidade.

Para obter mais informações, consulte a página do manual usb_isoc_request(9S).

Suporte à redefinição de USCSI LUN

Este aprimoramento de driver é novo na versão Developer 5/07.

A função deste recurso é fornecer o suporte à redefinição do número de unidade lógica (LUN) por meio dos comandos uscsi. Os usuários podem usar os comandos de redefinição de LUN com uscsi[lowbar]flags definido como USCSI[lowbar]RESET[lowbar]LUN com este recurso.

x86: Driver de áudio Solaris para ATI IXP400

Este aprimoramento de driver é novo na versão Developer 5/07.

O driver audioixp é o driver de áudio Solaris para a arquitetura de chip ATI IXP400 Southbridge da ATI Corporation. A arquitetura de chip ATI IXP400 inclui um controlador de áudio AC97 integrado. Esta arquitetura de chip é amplamente adotada por muitos fornecedores de placas-mãe, por exemplo, o novo modelo Ferrari4000. O driver audioixp segue a estrutura da SADA (Arquitetura de driver de áudio Solaris).

Drivers pcwl e pcan

Estes aprimoramentos de driver são novos na versão Developer 5/07.

O driver pcwl é usado para dispositivos Wavelan e Prism II 802.11b. O driver pcan é para dispositivos Aironet 802.11b. Estes dois drivers são usados por usuários internos através de frkit.

Drivers ipw e iwi

Estes aprimoramentos de driver são novos na versão Developer 5/07.

A partir desta versão, são fornecidos dois drivers sem fio: o driver ipw ou Intel Pro Wireless 2100b e o driver iwi ou Intel Pro Wireless 2200bg/2915abgw. Estes drivers aumentam a cobertura do suporte à WiFi no Solaris e melhoram a uso de WiFi pelos usuários. Para obter mais informações sobre drivers WiFi, consulte a comunidade de Laptop em http://opensolaris.org/os/community/laptop/.

Driver de classe de vídeo USB

Este aprimoramento de driver é novo na versão Developer 5/07.

O driver de classe de vídeo USB, usbvc, suporta web cameras que são compatíveis com as especificações de classe de vídeo USB em http://www.usb.org/home. O driver usbvc oferece suporte às seguintes câmaras Web: :

O driver usbvc ativa alguns aplicativos de vídeo, por exemplo, o aplicativo de videoconferência Ekiga.

Para obter mais informações, consulte a página do manual usbvc(7D).

Extensão de E/S multiplexada para dispositivos CSI seriais anexados no mpt(7D)

Este aprimoramento de driver é novo na versão Developer 5/07.

O driver mpt foi melhorado para oferecer suporte à E/S multiplexada com dispositivos de armazenamento suportados. Quando a E/S multiplexada está ativada para dispositivos SCSI seriais anexados (SAS) e SATA, eles são enumerados em scsi[lowbar]vhci(7D), assim como os dispositivos de canal de fibra em fp(7D).

A partir desta versão, stmsboot(1M) também foi melhorado para oferecer suporte a dispositivos SAS multicaminhos. O stmsboot(1D) opera por padrão em todos os controladores anexados e com capacidade para vários caminhos.

Se desejar ativar vários caminhos somente em controladores fp ou mpt, você pode usar o novo sinalizador que foi adicionado para limitar as operações. O comando /usr/sbin/stmsboot -D mpt - e ativará somente a E/S multiplexada em controladores mpt anexados. A substituição de mpt por fp neste comando fará com que stmsboot ative MPxIO somente em controladores fp anexados.

Suporte à unidade de fita HP LTO-4

Este aprimoramento de driver é novo na versão Developer 5/07.

A partir desta versão, o Solaris OS oferece suporte à unidade de fita HP LTO-4.

Suporte à unidade de fita IBM LTO-4

Este aprimoramento de driver é novo na versão Developer 5/07.

A partir desta versão, o Solaris OS oferece suporte à unidade de fita IBM LTO-4.

x86: Suporte a modems PCI internos Lucent/Agere Venus

Este aprimoramento de driver é novo na versão Developer 5/07.

O driver de porta serial Solaris foi melhorado para oferecer suporte a modems PCI internos baseados na arquitetura de chip Lucent/Agere Venus. Estes modems de 56 Kbytes aparecem como portas seriais comuns no Solaris.

Para obter mais informações, consulte a página do manual asy(7D).

SPARC: Driver ntwdt para sistemas UltraSPARC-T1 (Niagara)

Este aprimoramento de driver é novo na versão Developer 5/07.

A partir desta versão, há um temporizador de monitorização programável pelo usuário nas plataformas sun4v que oferecem suporte à compatibilidade com versões anteriores. O usuário pode manipular o temporizador de monitorização de aplicativo através dos IOCTLs proporcionados pelo pseudodriver ntwdt compatível com versões anteriores.

Controladores SCSI Adaptec Ultra320

Este aprimoramento de driver é novo na versão Developer 5/07.

A partir desta versão, o Ultra320 SCSI HBA com a interface PCI Express da Adaptec pode ser executado no modo de interrupção MSI e não no modo de correção de herança.