Guia de rastreamento dinâmico Solaris

devinfo_t

A estrutura devinfo_t fornece informações sobre um dispositivo. A estrutura devinfo_t correspondente ao dispositivo de destino de uma E/S é apontada por args[1] nos testes start, done, wait-start e wait-done. Os membros de devinfo_t são os seguintes:

typedef struct devinfo {
	int dev_major;                  /* major number */
	int dev_minor;                  /* minor number */
	int dev_instance;               /* instance number */
	string dev_name;                /* name of device */
	string dev_statname;            /* name of device + instance/minor */
	string dev_pathname;            /* pathname of device */
} devinfo_t;

O campo dev_major é o número principal do dispositivo. Consulte getmajor(9F) para obter mais informações.

O campo dev_minor é o número secundário do dispositivo. Consulte getminor(9F) para obter mais informações.

O campo dev_instance é o número da instância do dispositivo. A instância de um dispositivo é diferente do número secundário. O número secundário é uma abstração gerenciada pelo driver do dispositivo. O número da instância é uma propriedade do nó do dispositivo. Você pode exibir números de instância de um nó de dispositivo com prtconf(1M).

O campo dev_name é o nome do driver de dispositivo que gerencia o dispositivo. Você pode exibir nomes de driver de dispositivo com a opção -D para prtconf(1M).

O campo dev_statname é o nome do dispositivo conforme informado por iostat(1M). Esse nome também corresponde ao nome de uma estatística do kernel conforme informado por kstat(1M). Esse campo é fornecido para que um resultado iostat ou kstat anormal possa rapidamente ser correlacionado a uma atividade de E/S verdadeira.

O campo dev_pathname é o caminho total do dispositivo. Esse caminho pode ser especificado como um argumento para prtconf(1M) a fim de obter informações detalhadas sobre o dispositivo. O caminho especificado por dev_pathname inclui componentes que expressam o nó do dispositivo, o número de instância e o nó menor. Entretanto, todos esses três elementos não são necessariamente expressados no nome da estatística. Para alguns dispositivos, o nome da estatística consiste no nome do dispositivo e no número da instância. Para outros dispositivos, o nome consiste no nome do dispositivo e no número do nó secundário. Como resultado, dois dispositivos que possuam o mesmo dev_statname podem diferir no dev_pathname .