Guia de rastreamento dinâmico Solaris

Construindo aplicativos com testes

Você deve aumentar o processo de construção em seu aplicativo para incluir o provedor e as definições de teste do DTrace. Um processo de construção típico pega cada arquivo-fonte e compila-o para criar o arquivo de objeto correspondente. Os arquivos de objeto compilados são, então, vinculados para criar o binário do aplicativo finalizado, conforme mostrado no exemplo seguinte:


cc -c src1.c
cc -c src2.c
...
cc -o myserv src1.o src2.o ...

Para incluir as definições de teste do DTrace em seu aplicativo, adicione as regras Makefile apropriadas ao seu processo de construção para executar o comando dtrace, conforme mostrado no exemplo seguinte:


cc -c src1.c
cc -c src2.c
...
dtrace -G -32 -s myserv.d src1.o src2.o ...
cc -o myserv myserv.o src1.o src2.o ...

O comando dtrace mostrado acima pós-processa os arquivos de objeto gerados pelos comandos do compilador precedente e gera o arquivo de objeto myserv.o a partir de myserv.d e os outros arquivos de objeto. O opção -G do dtrace é usada para vincular o provedor e as definições de teste ao aplicativo do usuário. A opção - 32 é usada para construir binários de 32 bits. A opção - 64 é usada para construir binários de 64 bits.