Guia de rastreamento dinâmico Solaris

Testes

Os testes io estão descritos na Tabela 27–1.

Tabela 27–1 Testes io

Teste 

Descrição 

start

Teste que é acionado quando uma solicitação de E/S está para ser feita seja em um dispositivo periférico ou em um servidor NFS. A bufinfo_t correspondente à solicitação de E/S é apontada por args[0]. A devinfo_t do dispositivo para o qual a E/S está sendo emitida é apontada por args[1]. A fileinfo_t do arquivo que corresponde à solicitação de E/S é apontada por args[2]. Observe que a disponibilidade das informações do arquivo depende do sistema de arquivos fazer a solicitação de E/S. Consulte fileinfo_t para obter mais informações.

done

Teste que é acionado depois que uma solicitação de E/S tiver sido atendida. A bufinfo_t correspondente à solicitação de E/S é apontada por args[0]. O teste done é acionado depois da conclusão da E/S, mas antes do processamento da conclusão ser realizado no buffer. Como resultado, B_DONE não é definido em b_flags quando o teste done é acionado. A devinfo_t do dispositivo para o qual a E/S foi emitida é apontada por args[1]. A fileinfo_t do arquivo que corresponde à solicitação de E/S é apontada por args[2].

wait-start

Teste que é acionado imediatamente antes de um segmento começar a aguardar a conclusão pendente de uma determinada solicitação de E/S. A estrutura buf(9S) correspondente à solicitação de E/S pela qual o segmento irá aguardar é apontada por args[0]. A devinfo_t do dispositivo para o qual a E/S foi emitida é apontada por args[1] . A fileinfo_t do arquivo que corresponde à solicitação de E/S é apontada por args[2]. Algum tempo depois do teste wait-start ser acionado, o teste wait-done será acionado no mesmo segmento.

wait-done

Teste que é acionado quando um segmento for concluído aguardando a conclusão de uma determinada solicitação de E/S. A bufinfo_t correspondente à solicitação de E/S pela qual o segmento irá aguardar é apontada por args[0]. A devinfo_t do dispositivo para o qual a E/S foi emitida é apontada por args[1]. A fileinfo_t do arquivo que corresponde à solicitação de E/S é apontada por args[2]. O teste wait-done é acionado somente depois que o teste wait-start tiver sido acionado no mesmo segmento.

Observe que os testes io são acionados para todas as solicitações de E/S em dispositivos periféricos, e para todas as solicitações de leitura e gravação de arquivo em um servidor NFS. As solicitações por metadados de um servidor NFS, por exemplo, não acionam testes io devido a uma solicitação readdir(3C).