Guia de administração do ZFS Oracle Solaris

A propriedade canmount

Se a propriedade canmount for definida como off, o sistema de arquivos não pode ser montando utilizando os comandos zfs mount ou zfs mount -a. Configurar essa propriedade para off é semelhante a configurar a propriedade mountpoint como nenhum, exceto que o conjunto de dados ainda apresenta uma propriedade mountpoint normal que pode ser herdada. Por exemplo, é possível definir essa propriedade como off, estabelecer propriedades herdáveis para os sistemas de arquivos descendentes, mas o sistema de arquivos pai em si nunca é montado nem pode ser acessado pelos usuários. Nesse caso, o sistema de arquivos pai serve como um recipiente, de modo que é possível definir propriedades no contêiner, mas o contêiner em si nunca está acessível.

No exemplo a seguir, userpool é criado e sua propriedade canmount é definida como desativadaoff. Os pontos de montagem dos sistemas de arquivos descendentes de usuário são definidos como um ponto de montagem comum, /export/home. As propriedades que estão definidas no sistema de arquivos pai são herdadas pelos sistemas de arquivos descendentes, mas o sistema de arquivos pai em si nunca é montado.


# zpool create userpool mirror c0t5d0 c1t6d0
# zfs set canmount=off userpool
# zfs set mountpoint=/export/home userpool
# zfs set compression=on userpool
# zfs create userpool/user1
# zfs create userpool/user2
# zfs mount
userpool/user1                  /export/home/user1
userpool/user2                  /export/home/user2

Se a propriedade canmount for definida como noauto, significa que o conjunto de dados pode ser montado apenas explicitamente, não automaticamente. Essa configuração é utilizada pelo software de atualização do Oracle Solaris de modo que somente os conjuntos de dados pertencentes ao ambiente de inicialização ativo são montados no momento da inicialização.