Guia de administração do ZFS Oracle Solaris

Gerenciando pontos de montagem do ZFS

Por padrão, o sistema de arquivos ZFS é automaticamente montado quando é criado. É possível determinar comportamento de ponto de montagem específico para um sistema de arquivos como descrito nesta seção.

Também é possível definir o ponto de montagem padrão para o conjunto de dados de um conjunto no momento da criação utilizando, de zpool create, a opção -m. Para obter mais informações sobre a criação de pools de armazenamento, consulte Criando um pool de armazenamento do ZFS.

Todos os sistemas de arquivos ZFS são montados pelo ZFS no momento da inicialização utilizando o serviço svc://system/filesystem/local do Service Management Facility's (SMF). Os sistemas de arquivos são montados em /path, onde path é o nome do sistema de arquivos.

É possível ignorar o ponto de montagem padrão utilizando o comando zfs set para configurar a propriedade mountpoint para um caminho específico. O ZFS cria automaticamente o ponto de montagem especificado, se necessário, e monta automaticamente o sistema de arquivos associado quando o comando zfs mount -a é chamado, sem a necessidade de que o arquivo /etc/vfstab seja editado.

A propriedade mountpoint é herdada. Por exemplo, se pool/home possui a propriedade mountpoint definida como /export/stuff, então pool/home/user herda /export/stuff/user para seu valor de propriedade mountpoint.

Para prevenir que um sistema de arquivos seja montado, configure a propriedade ponto de montagem para nenhum. Além disso, a propriedade canmount pode ser utilizada para controlar se o sistema de arquivos pode ser montado. Para obter mais informações sobre a propriedade canmount, consulte A propriedade canmount.

Sistemas de arquivos também podem ser explicitamente gerenciados por interfaces de montagem de legado utilizando zfs set para configurar a propriedade ponto de montagem como legado. Fazer isso previne o ZFS da montagem automática e de gerenciar um sistema de arquivos. As ferramentas de legado, que incluem os comandos mount e umount, e o arquivo /etc/vfstab devem ser usados. Para obter mais informações sobre montagem de legado, consulte Pontos de montagem de legado.

Pontos de montagem automáticos

Todo conjunto de dados cuja propriedade mountpoint não for legacy é gerenciado pelo ZFS. No exemplo a seguir, o conjunto de dados é criado e seu ponto de montagem é automaticamente gerenciado pelo ZFS:


# zfs create pool/filesystem
# zfs get mountpoint pool/filesystem
NAME             PROPERTY      VALUE                      SOURCE
pool/filesystem  mountpoint    /pool/filesystem           default
# zfs get mounted pool/filesystem
NAME             PROPERTY      VALUE                      SOURCE
pool/filesystem  mounted       yes                        -

Também é possível definir explicitamente a propriedade mountpoint conforme ilustrado no exemplo abaixo:


# zfs set mountpoint=/mnt pool/filesystem
# zfs get mountpoint pool/filesystem
NAME             PROPERTY      VALUE                      SOURCE
pool/filesystem  mountpoint    /mnt                       local
# zfs get mounted pool/filesystem
NAME             PROPERTY      VALUE                      SOURCE
pool/filesystem  mounted       yes                        -

Quando a propriedade mountpoint é alterada, o sistema de arquivos é desmontado automaticamente do ponto de montagem antigo e é montado novamente no novo ponto de montagem. Os diretórios de ponto de montagem são criados conforme necessário. Se o ZFS é incapaz de desmontar um sistema arquivos devido ao fato de estar ativo, um erro é relatado e uma desmontagem manual forçada é necessária.

Pontos de montagem de legado

É possível gerenciar sistemas de arquivos ZFS com ferramentas de legado definindo a propriedade mountpoint como legacy. Os sistemas de arquivos de legado devem ser gerenciados através dos comandos mount e umount e do arquivo /etc/vfstab. O ZFS não monta automaticamente os sistemas de arquivos de legado no momento da inicialização e os comandos mount e umount do ZFS não operam em conjuntos de dados desse tipo. Os exemplos abaixo ilustram como configurar e gerenciar um conjunto de dados ZFS no modo de legado:


# zfs set mountpoint=legacy tank/home/eschrock
# mount -F zfs tank/home/eschrock /mnt

Para montar automaticamente um sistema de arquivos de legado no momento da inicialização, adicione um entrada ao arquivo /etc/vfstab. O exemplo a seguir mostra qual entrada no arquivo /etc/vfstab poderia se parecer:


#device         device        mount           FS      fsck    mount   mount
#to mount       to fsck       point           type    pass    at boot options
#

tank/home/eschrock -		/mnt		   zfs		-		yes		-	

As entradas device to fsck e fsck pass são configuradas para - porque o comando fsck não é aplicável aos sistemas de arquivos ZFS. Para mais informação sobre a integridade de dados ZFS, consulte Semânticas transacionais.