Guia de administração do ZFS Oracle Solaris

Destruindo um sistema de arquivos ZFS

Para destruir um sistema de arquivos ZFS, use o comando zfs destroy. O sistema de arquivos destruído é desmontado e descompartilhado automaticamente. Para mais informações sobre montagens ou compartilhamentos gerenciados automaticamente, consulte Pontos de montagem automáticos.

No exemplo a seguir, o sistema de arquivos tabriz é destruído:


# zfs destroy tank/home/tabriz

Cuidado – Cuidado –

Nenhum aviso de confirmação é exibido com o subcomando destroy. Utilize-o com extrema precaução.


Se o sistema de arquivos que será destruído está ocupado e não pode ser desmontado, o comando zfs destroy falha. Para destruir um sistema de arquivos ativo, use a opção -f. Utilize essa opção com cuidado já que ela pode desmontar, descompartilhar e destruir sistemas de arquivos ativos, provocando comportamentos inesperados no aplicativo.


# zfs destroy tank/home/ahrens
cannot unmount 'tank/home/ahrens': Device busy

# zfs destroy -f tank/home/ahrens

O comando zfs destroy também falha se um sistema de arquivos possuir descendentes. Para destruir repetidamente um sistema de arquivos e todos os seus descendentes, use a opção -r. Observe que uma destruição recursiva também destrói instantâneos, por isso utilize essa opção com cuidado.


# zfs destroy tank/ws
cannot destroy 'tank/ws': filesystem has children
use '-r' to destroy the following datasets:
tank/ws/billm
tank/ws/bonwick
tank/ws/maybee

# zfs destroy -r tank/ws

Se o sistema de arquivos a ser destruído possuir dependentes indiretos, mesmo o comando de destruição recursivo descrito acima falha. Para forçar a destruição de todos os dependentes, incluindo os sistemas de arquivos clonados fora da hierarquia, deve ser usada a opção -R. Use este opção com muito cuidado.


# zfs destroy -r tank/home/schrock
cannot destroy 'tank/home/schrock': filesystem has dependent clones
use '-R' to destroy the following datasets:
tank/clones/schrock-clone

# zfs destroy -R tank/home/schrock

Cuidado – Cuidado –

Nenhum aviso de confirmação aparece com as opções -f, - r ou -R para o comando zfs destroy, por isso utilize estas opções com precaução.


Para mais informações sobre instantâneos e clones, consulte Capítulo 7Trabalhando com instantâneos e clones do ZFS do Oracle Solaris.