Guia de administração do ZFS Oracle Solaris

Exibindo informações do dispositivo virtual do pool de armazenamento

Cada conjunto de armazenamento contém um ou mais dispositivos virtuais. Um dispositivo virtual é uma representação interna do conjunto de armazenamento que descreve o layout do armazenamento físico e suas características de falha. Como tal, um dispositivo virtual representa os dispositivos de disco ou arquivos que são usados para criar o pool de armazenamento. Um conjunto pode ter qualquer número de dispositivos virtuais na parte superior da configuração, conhecida como top-level vdev.

Se o dispositivo virtual de nível superior contém dois ou mais dispositivos físicos, a configuração fornece redundância de dados como dispositivos de espelho ou virtual RAID-Z. Estes dispositivos virtuais consistem em discos, faixas de discos ou arquivos. Um sobressalente é um dispositivo virtual especial que rastreia dispositivos de reserva disponíveis para um conjunto.

Os exemplos a seguir mostram como criar um conjunto que consiste em dois dispositivos virtuais de nível superior, cada um com espelho de dois discos:


# zpool create tank mirror c1d0 c2d0 mirror c3d0 c4d0

O exemplo abaixo mostra como criar um conjunto que consiste em um dispositivo de virtual nível superior de quatro discos:


# zpool create mypool raidz2 c1d0 c2d0 c3d0 c4d0

É possível adicionar outro dispositivo virtual de nível superior a este conjunto utilizando o comando zpool add. Por exemplo:


# zpool add mypool raidz2 c2d1 c3d1 c4d1 c5d1

Os discos, segmentos de discos ou arquivos que são utilizados em conjuntos não redundantes que funcionam como dispositivos virtuais de nível superior. Os pools de armazenamento normalmente contêm múltiplos dispositivos virtuais de primeiro nível. O ZFS cria dinamicamente faixas de dados entre todos os dispositivos virtuais de primeiro nível em um pool.

Os dispositivos virtuais e os dispositivos físicos contidos no pool de armazenamento do ZFS são exibidos com o comando zpool status. Por exemplo:


# zpool status tank
  pool: tank
 state: ONLINE
 scrub: none requested
config:

        NAME        STATE     READ WRITE CKSUM
        tank        ONLINE       0     0     0
          mirror-0  ONLINE       0     0     0
            c0t1d0  ONLINE       0     0     0
            c1t1d0  ONLINE       0     0     0
          mirror-1  ONLINE       0     0     0
            c0t2d0  ONLINE       0     0     0
            c1t2d0  ONLINE       0     0     0
          mirror-2  ONLINE       0     0     0
            c0t3d0  ONLINE       0     0     0
            c1t3d0  ONLINE       0     0     0

errors: No known data errors