Guia de administração do ZFS Oracle Solaris

Distribuição dinâmica em um pool de armazenamento

O ZFS fatia os dados dinamicamente através de todos os dispositivos virtuais de nível superior. A decisão sobre o local o qual colocar os dados é tomada na hora da gravação, de forma que nenhuma faixa de largura fixa é criada no momento da alocação.

Quando novos dispositivos virtuais são adicionados a um conjunto, o ZFS aloca dados gradualmente no novo dispositivo com o objetivo de manter o desempenho e políticas de alocação de espaço. Cada dispositivo virtual também pode ser um dispositivo de espelho ou RAID-Z que contém outros dispositivos de disco ou arquivos. Esta configuração oferece flexibilidade no controle das características de falha no conjunto. É possível criar, por exemplo, as configurações a seguir com quatro discos:

Apesar do ZFS suportar a combinação de diferentes tipos de dispositivos virtuais dentro do mesmo conjunto, evite esta prática. Você pode criar, por exemplo, um pool com um espelho bidirecional e uma configuração RAID-Z tridirecional. No entanto, a tolerância a falhas é tão boa quanto a do seu pior dispositivo virtual, RAID-Z neste caso. A melhor prática é utilizar dispositivos virtuais de nível superior do mesmo tipo com o mesmo nível de redundância em cada dispositivo.