Guia de administração do ZFS Oracle Solaris

Delegando conjuntos de dados a uma região não global

Se a prioridade for delegar a administração do armazenamento a uma região, o ZFS oferece suporte à adição de conjuntos de dados a uma região não global através do subcomando add dataset do comando zonecfg.

No exemplo a seguir, um sistema de arquivos do ZFS é delegado a uma região não global por um administrador global na região global.


# zonecfg -z zion
zonecfg:zion> add dataset
zonecfg:zion:dataset> set name=tank/zone/zion
zonecfg:zion:dataset> end

Ao contrário da adição de um sistema de arquivos, esta sintaxe faz com que o sistema de arquivos ZFS tank/zone/zion esteja visível dentro da região zion já configurada. O administrador de regiões pode definir as propriedades do sistema de arquivos e criar sistemas de arquivos descendentes. Além disso, o administrador de região pode criar instantâneos, clones e, por outro lado, controlar toda a hierarquia do sistema de arquivos.

Se estiver utilizando o Oracle Solaris Live Upgrade para atualizar o BE do ZFS com regiões não globais, remova primeiro todos os conjuntos de dados delegados. Caso contrário, Oracle Solaris Live Upgrade falhará e apresentará o erro de sistema de arquivos de somente leitura. Por exemplo:


zonecfg:zion>
zonecfg:zion> remove dataset name=tank/zone/zion
zonecfg:zion1> exit

Para obter mais informações sobre que ações são permitidas dentro das regiões, consulte Gerenciando propriedades do ZFS dentro de uma região.