Guia de administração do ZFS Oracle Solaris

Reparando um sistema não inicializável

O ZFS foi desenvolvido para ser robusto e estável apesar dos erros. Mesmo assim, erros de software ou certos problemas inesperados podem causar pane no sistema quando um conjunto é acessado. Como parte do processo de inicialização, cada pool deve ser aberto, o que significa que tais falhas farão com que o sistema entre em um ciclo de reinicialização por pane. Para recuperar a partir dessa situação, o ZFS deve ser informado para não procurar por qualquer conjunto ao iniciar.

O ZFS mantém um cache interno de pools disponíveis e suas configurações em /etc/zfs/zpool.cache. O local e o conteúdo deste arquivo são privados e estão sujeitos a alterações. Se o sistema torna-se não inicializável, inicialize as etapas none utilizando a opção de inicialização -m milestone=one . Depois que o sistema estiver inicializado, remonte o sistema de arquivos raiz como gravável e então renomeie ou mova o arquivo /etc/zfs/zpool.cache para outros locais. Essas ações fazem o ZFS esquecer que há quaisquer conjuntos existentes no sistema, prevenindo-o de tentar acessar o conjunto defeituoso causando o problema. Você pode, então, passar para o estado normal do sistema usando o comando svcadm milestone all. É possível usar um processo semelhante ao inicializar a partir de uma raiz alternativa para realizar reparações.

Depois que o sistema estiver inicializado, tente importar o conjunto utilizando o comando zpool import. Entretanto, esta ação provavelmente provocará o mesmo erro ocorrido durante a inicialização, pois o comando usa o mesmo mecanismo para acessar os pools. Se houver vários pools no sistema, adote o seguinte procedimento: