Guia de administração do ZFS Oracle Solaris

Usando um volume ZFS como um dispositivo de intercâmbio ou de dump

Durante a instalação de um sistema de arquivos raiz do ZFS ou a migração de um sistema de arquivos raiz do UFS, é criado um dispositivo de permuta em um volume do ZFS no conjunto raiz do ZFS. Por exemplo:


# swap -l
swapfile                  dev    swaplo   blocks     free
/dev/zvol/dsk/rpool/swap 253,3        16  8257520  8257520

Durante a instalação de um sistema de arquivos raiz do ZFS ou a migração de um sistema de arquivos raiz do UFS, é criado um dispositivo de despejo em um volume do ZFS no conjunto raiz do ZFS. O dispositivo de despejo não requer administração depois de configurado. Por exemplo:


# dumpadm
      Dump content: kernel pages
       Dump device: /dev/zvol/dsk/rpool/dump (dedicated)
Savecore directory: /var/crash/t2000
  Savecore enabled: yes

Se precisar alterar a área de intercâmbio ou o dispositivo de dump após a instalação ou atualização do sistema, use os comandos swap e dumpadm como nas versões anteriores do Solaris. Se precisar criar um volume de permuta adicional, crie um volume do ZFS de um tamanho específico e ative a permuta nesse dispositivo. Por exemplo:


# zfs create -V 2G rpool/swap2
# swap -a /dev/zvol/dsk/rpool/swap2
# swap -l
swapfile                   dev  swaplo blocks   free
/dev/zvol/dsk/rpool/swap  256,1      16 2097136 2097136
/dev/zvol/dsk/rpool/swap2 256,5      16 4194288 4194288

Não permute para um arquivo em um sistema de arquivos ZFS. A configuração de arquivos de intercâmbio ZFS não é suportada.

Para obter informações sobre o ajuste do tamanho dos volumes de permuta e despejo, consulte Ajustando os tamanhos dos dispositivos de permuta e despejo ZFS.