Guia de administração do ZFS Oracle Solaris

Enviando um instantâneo do ZFS

Você pode utilizar o comando zfs send para enviar uma cópia de um fluxo de instantâneo e receber o fluxo de instantâneo em outro conjunto do mesmo sistema ou em outro conjunto de outro sistema utilizado para armazenar dados de backup. Por exemplo, para enviar o fluxo de instantâneo de outro conjunto do mesmo sistema, utilize uma sintaxe semelhante à seguinte:


# zfs send tank/data@snap1 | zfs recv spool/ds01

O zfs recv pode ser usado como um alias do comando zfs receive.

Se estiver enviando o fluxo de instantâneo a outro sistema, conduza a saída de zfs send através do comando ssh. Por exemplo:


host1# zfs send tank/dana@snap1 | ssh host2 zfs recv newtank/dana

Ao enviar um fluxo completo, o sistema de arquivos de destino não deve existir.

É possível salvar dados incrementais usando a opção i do -zfs send . Por exemplo:


host1# zfs send -i tank/dana@snap1 tank/dana@snap2 | ssh host2 zfs recv newtank/dana

Observe que o primeiro argumento (snap1) é o instantâneo mais antigo e o segundo (snap2) é o instantâneo mais recente. Nesse caso, o sistema de arquivos newtank/dana deve existir para que o recebimento incremental tenha êxito.

A origem do snap1 incremental pode ser especificada como o último componente do nome do instantâneo. Este atalho significa que é necessário especificar o nome do snap1 somente depois do símbolo @, que se supõe ser do mesmo sistema de arquivos que o snap2. Por exemplo:


host1# zfs send -i snap1 tank/dana@snap2 > ssh host2 zfs recv newtank/dana

Esta sintaxe de atalho é equivalente à sintaxe incremental no exemplo anterior.

Se você tentar gerar um fluxo incremental do instantâneo1 de um sistema de arquivos diferente, é exibida a seguinte mensagem:


cannot send 'pool/fs@name': not an earlier snapshot from the same fs

Se precisar restaurar várias cópias, considere compactar uma representação de fluxo de instantâneo do ZFS com o comando gzip. Por exemplo:


# zfs send pool/fs@snap | gzip > backupfile.gz