Guia de administração do ZFS Oracle Solaris

Armazenamento de várias cópias de dados de usuário do ZFS

Versão 10 10/08 do Solaris: como um recurso de segurança, os metadados do sistema de arquivos do ZFS são armazenados automaticamente várias vezes em diferentes discos, se possível. Este recurso é conhecido como blocos idem.

Nessa versão do Solaris, também é possível armazenar cópias múltiplas dos dados do usuário que também são armazenadas por sistema de arquivos ao utilizar o comando zfs set copies. Por exemplo:


# zfs set copies=2 users/home
# zfs get copies users/home
NAME        PROPERTY  VALUE       SOURCE
users/home  copies    2           local

Os valores disponíveis são 1, 2 ou 3. O valor padrão é 1. Essas cópias estão em acréscimo a qualquer redundância de nível de conjunto, tal como na configuração espelhada ou RAID-Z.

Os benefícios do armazenamento de cópias múltiplas dos dados do usuário do ZFS são os seguintes:


Observação –

Dependendo da alocação de blocos idênticos no conjunto de armazenamento, as cópias múltiplas podem ser colocadas em um único disco. Uma falha de disco cheio subsequente pode fazer com que todos os blocos idênticos fiquem indisponíveis.


É possível levar em consideração o uso de blocos idênticos ao criar acidentalmente um conjunto não redundante e quando precisar definir as políticas de retenção de dados.

Para obter uma descrição detalhada de como armazenar cópias múltiplas em um sistema com um conjunto de disco único ou um conjunto de disco múltiplo pode afetar a proteção geral dos dados, consulte este blog:

http://blogs.sun.com/relling/entry/zfs_copies_and_data_protection

Para mais informações sobre a configuração das propriedades do ZFS, consulte Definindo propriedades do ZFS.