Guia de administração do ZFS Oracle Solaris

Configurando dispositivos de log do ZFS separados

Versão 10 10/08 do Solaris: o log intencional do ZFS (ZIL) é oferecido para satisfazer as exigências de POSIX para transações síncronas. Por exemplo, em geral os bancos de dados exigem que suas transações estejam em dispositivos de armazenamento estáveis ao retornar de uma chamada do sistema. NFS e outros aplicativos também podem utilizar fsync() para garantir a estabilidade dos dados. Por padrão, o ZIL é alocado a partir dos blocos no conjunto de armazenamento principal. Nessa versão do Solaris, você pode decidir se deseja que os blocos ZIL continuem a ser alocados a partir do conjunto de armazenamento principal ou a partir de um dispositivo de log separado. Pode ser possível obter melhor desempenho utilizando dispositivos de log intencional separados no conjunto de armazenamento do ZFS, como com NVRAM ou um disco dedicado.

Os dispositivos de log intencional do ZFS não estão relacionados aos arquivos de log do banco de dados.

É possível configurar o dispositivo de log do ZFS quando o conjunto de armazenamento for criado ou depois da sua criação. Para exemplos sobre a configuração dos dispositivos de log, consulte Criando um conjunto de armazenamento do ZFS com dispositivos de log e Adicionando dispositivos a um pool de armazenamento.

É possível anexar um dispositivo de log a um dispositivo de log existente para criar um dispositivo de log espelhado. Essa operação é idêntica à anexação de um dispositivo em um conjunto de armazenamento não espelhado.

Ao determinar se a configuração de um dispositivo de registro ZFS é apropriada para o seu ambiente, leve em consideração o seguinte: