Guia de administração do ZFS Oracle Solaris

Exemplos de perfil do JumpStart para ZFS

Esta seção oferece exemplos de perfis do JumpStart específicos do ZFS.

O perfil seguinte realiza uma instalação inicial especificada com install_type initial_install em um novo pool, identificado com pool newpool, cujo tamanho é automaticamente determinado com a palavra-chave auto para o tamanho dos discos especificados. A área de permuta e dispositivo de despejo é automaticamente dimensionada com a palavra-chave auto em uma configuração espelhada dos discos (com a palavra-chave mirror e discos especificados como c0t0d0s0 e c0t1d0s0). As características do ambiente de inicialização são definidas com a palavra-chave bootenv para instalar um novo BE com a palavra-chave installbe e um bename denominado s10-xx é criado.


install_type initial_install
pool newpool auto auto auto mirror c0t0d0s0 c0t1d0s0
bootenv installbe bename s10-xx

O perfil a seguir efetua uma instalação inicial com a palavra-chave install_type initial_install do metacluster SUNWCall em um novo grupo chamado newpool, que possui tamanho de 80 GB. Este conjunto é criado com um volume de permuta de 2 GB e um volume de despejo de 2 GB, em uma configuração espelhada de qualquer um dos dois dispositivos disponíveis que seja grande o suficiente para criar um grupo de 80 GB. Se nenhum dos dois dispositivos estiverem disponíveis, a instalação falha. As características do ambiente de inicialização são definidas com a palavra-chave bootenv para instalar um novo BE com a palavra-chave installbe e um bename denominado s10–xx é criado.


install_type initial_install
cluster SUNWCall
pool newpool 80g 2g 2g mirror any any
bootenv installbe bename s10-xx

A sintaxe de instalação do JumpStart permite a preservação ou criação de um sistema de arquivos UFS em um disco que inclui também o conjunto raiz ZFS. Esta configuração não é recomendada para sistemas de produção, mas pode ser usada para transições ou migrações em sistemas pequenos, tal como um laptop.