Guia do Desenvolvedor de Empacotamento de Aplicativos

Ajustando um arquivo prototype criado com o comando pkgproto

Embora o comando pkgproto seja útil na criação de um arquivo prototype inicial, ele não cria entradas para cada objeto de pacote que precisa ser definido. Este comando não cria entradas completas. O comando pkgproto não realiza nenhuma das seguintes ações:

Criando entradas de objeto com tipos de arquivo v, e, x e i

Por último, você precisa modificar o arquivo prototype para adicionar objetos com o tipo de arquivo i. Se você armazenou os arquivos de informação e os scripts de instalação no primeiro nível do diretório do seu pacote (por exemplo, /home/jane/SUNWcadap/pkginfo), a entrada de um arquivo prototype seria semelhante a:


i pkginfo

Se não armazenou os arquivos de informação e scripts de instalação no primeiro nível do diretório do seu pacote, então você precisa especificar o local de origem destes. Por exemplo:


i pkginfo=/home/jane/InfoFiles/pkginfo

Ou você pode usar o comando !search para especificar o local do comando pkgmk a ser pesquisado ao construir o pacote. Consulte Fornecendo um caminho de pesquisa para o comando pkgmk para obter mais informações.

Para adicionar entradas dos objetos com tipos de arquivo v, e e x, siga o formato descrito em Formato do arquivo prototype ou consulte a página do manual prototype(4).


Observação –

Não se esqueça de atribuir sempre uma classe aos arquivos com um tipo de arquivo e (editável) e tenha um script de ação de classe associado a tal classe. Do contrário, os arquivos serão removidos durante a remoção do pacote, mesmo que o nome de caminho seja compartilhado com outros pacotes.


Usando várias definições de classe

Se usar o comando pkgproto para criar o arquivo prototype básico, você pode atribuir todos os objetos de pacote à classe none ou a uma classe específica. Conforme mostrado no Exemplo — Criando um arquivo prototype com o comando pkgproto, o comando pkgproto básico atribui todos os objetos à classe none. Para atribuir todos os objetos a uma classe específica, você pode usar a opção -c. Por exemplo:


$ pkgproto -c classname /home/jane/SUNWcadap > /home/jane/InfoFiles/prototype

Se usar várias classes, você pode precisar editar manualmente o arquivo prototype e modificar o campo class de cada objeto. Se usar classes, você também precisa definir o parâmetro CLASSES no arquivo pkginfo e scripts de ação de classe. O uso de classe é um recurso opcional e é tratado detalhadamente em Escrevendo scripts de ação de classe.

Exemplo — Ajustando um arquivo prototype criado usando o comando pkgproto

Dado o arquivo prototype criado pelo comando pkgproto em Exemplo — Criando um arquivo prototype com o comando pkgproto, várias modificações precisam ser feitas.