Guia do Desenvolvedor de Empacotamento de Aplicativos

ProcedureComo importar os certificados para a chave de armazenamento de pacote

O certificado e a chave privada que serão importados devem existir como chave privada e certificado X.509 codificado em DER ou PEM. Além disso, o intermediário ou a “cadeia” de certificados que unem seu certificado assinado à Autoridade de certificado devem ser importados para a chave de armazenamento de pacote antes que um pacote seja assinado.


Observação –

Cada Autoridade de certificado pode emitir certificados em vários formatos. Para extrair os certificados e a chave privada do arquivo PKCS12 e colocar no arquivo X.509 codificado em PEM (apropriado para a importação à chave de armazenamento de pacote), use um utilitário de conversão de software gratuito como o OpenSSL.


Se a sua chave privada estiver criptografada (que deveria ser geralmente o caso), você é solicitado a introduzir uma frase-senha. Você também será solicitado a introduzir uma senha para proteger a chave de armazenamento de pacote resultante. Você tem a opção de não fornecer a senha, mas como conseqüência a chave de armazenamento de pacote não será criptografada.

O procedimento seguinte descreve como importar os certificados usando o comando pkgadm uma vez o certificado esteja no formato apropriado.

  1. Importe todos os certificados de Autoridade de certificado encontrados no seu arquivo de certificado X.509 codificado em DER ou PEM.

    Por exemplo, para importar todos os certificados de Autoridade de certificado encontrados no arquivo ca.pem, você deve digitar o seguinte:


    $ pkgadm addcert -k ~/mykeystore -ty ca.pem
    

    A saída seria semelhante à seguinte:


    Trusting certificate <VeriSign Class 1 CA Individual \
    Subscriber-Persona Not Validated>
    Trusting certificate </C=US/O=VeriSign, Inc./OU=Class 1 Public \
    Primary Certification Authority
    Type a Keystore protection Password.
    Press ENTER for no protection password (not recommended): 
    For Verification: Type a Keystore protection Password.
    Press ENTER for no protection password (not recommended): 
    Certificate(s) from <ca.pem> are now trusted

    A fim de importar sua chave assinada para a chave de armazenamento de pacote, você deve fornecer um alias que será usado mais tarde ao assinar o pacote. Este alias também pode ser usado se quiser excluir a chave da chave de armazenamento de pacote.

    Por exemplo, para importar sua chave assinada do arquivo sign.pem, você deve digitar o seguinte:


    $ pkgadm addcert -k ~/mykeystore -n mycert sign.pem
    

    A saída seria semelhante à seguinte:


    Enter PEM passphrase:
    Enter Keystore Password: 
    Successfully added Certificate <sign.pem> with alias <mycert>
  2. Verifique se os certificados estão na chave de armazenamento de pacote.

    Por exemplo, para visualizar os certificados na chave de armazenamento criada na etapa anterior, você deve digitar o seguinte:


    $ pkgadm listcert -k ~/mykeystore