Guia do Desenvolvedor de Empacotamento de Aplicativos

Processamento de script durante a instalação do pacote

O tipo de scripts que você usa depende de quando a ação do script é necessária durante o processo de instalação. Conforme um pacote é instalado, o comando pkgadd realiza as seguintes etapas:

  1. Executa o script request.

    Esta etapa é o único ponto no qual seu pacote pode solicitar entrada do administrador que estiver instalando o pacote.

  2. Executa o script checkinstall.

    O script checkinstall coleta os dados do sistema de arquivos e pode criar ou alterar as definições da variável de ambiente para controlar a instalação subseqüente. Para obter mais informações sobre as variáveis de ambiente do pacote, consulte Variáveis de ambiente do pacote.

  3. Executa o script preinstall.

  4. Instala objetos de pacote em cada classe a ser instalada.

    A instalação desses arquivos ocorre classe por classe e os scripts de ação de classe são executados do modo devido. A lista de classes operadas e a ordem na qual devem ser instaladas são definidas inicialmente com o parâmetro CLASSES no arquivo pkginfo. No entanto, o script request ou o script checkinstall podem alterar o valor do parâmetro CLASSES. Para obter mais informações sobre como as classes são processadas durante a instalação, consulte Como as classes são processadas durante a instalação do pacote.

    1. Cria links simbólicos, dispositivos, pipes nomeados e diretórios necessários.

    2. Instala os arquivos regulares (tipos de arquivos e, v, f), baseados em suas classes

      O script de ação de classe é passado somente a arquivos regulares para instalar. Todos os objetos de pacote são criados automaticamente das informações do arquivo pkgmap.

    3. Cria todos os links de disco rígido.

  5. Executa o script postinstall.