Guia do Desenvolvedor de Empacotamento de Aplicativos

O banco de dados do software de instalação

As informações de todos os pacotes instalados no sistema são mantidas no banco de dados do software de instalação. Em um pacote, há uma entrada para cada objeto, com informações como o nome do componente, onde ele está estabelecido e o seu tipo. Uma entrada contém um registro do pacote ao qual o componente pertence, outros pacotes que devem fazer referência ao componente e informações como o nome do caminho, onde o componente está estabelecido e o tipo do componente. As entradas são adicionadas e removidas automaticamente pelos comandos pkgadd e pkgrm. É possível ver as informações no banco de dados com os comandos pkgchk e pkginfo.

Dois tipos de informações estão associados com cada componente do pacote. As informações do atributo descrevem o componente em si. Por exemplo, as permissões de acesso do componente, o ID de proprietário e o ID de grupo são informações do atributo. As informações descrevem o conteúdo do componente, tal como o tamanho do arquivo e a data da última modificação.

O banco de dados do software de instalação mantém um controle do status do pacote. Um pacote pode ser instalado completamente (o processo de instalação é completado com sucesso) ou instalado parcialmente (o processo de instalação não é completado com sucesso).

Quando um pacote é instalado parcialmente, partes do pacote podem ter sido instaladas antes que a instalação fosse concluída, conseqüentemente, uma parte do pacote é instalada e registrada no banco de dados e outra parte não. Quando o pacote é reinstalado, você é solicitado a iniciar do ponto onde a instalação foi interrompida porque o comando pkgadd pode acessar o banco de dados e detectar que partes já foram instaladas. Também é possível remover as partes que foram instaladas com base nas informações do banco de dados do software de instalação usando o comando pkgrm.