Guia do Desenvolvedor de Empacotamento de Aplicativos

O script checkinstall

# checkinstall
script for SUNWstuf to politely suspend
 
grep quitinstall $1
if [ $? -eq 0 ]; then
	exit 3		# politely suspend installation
fi
 
exit 0

Esta abordagem não funcionaria muito bem se o diretório base fosse simplesmente /opt. Este pacote tem que chamar mais precisamente o BASEDIR visto que /opt seria difícil de deslocar. De fato, dependendo do esquema de montagem, isso pode não ser possível. O exemplo desloca o diretório base criando um novo diretório em /opt, que não apresenta nenhum problema.

Este exemplo usa um script request e um script checkinstall embora as versões do Solaris anteriores à versão 2.5 não possam executar o script checkinstall. O script checkinstall deste exemplo é usado a fim de interromper educadamente a instalação em resposta a uma mensagem privada na forma da seqüência quitinstall. Se este script for executado no Solaris 2.3, o script checkinstall é ignorado e o script request interrompe a instalação com uma mensagem de erro.

Lembre-se que nas versões anteriores ao Solaris 2.5 e versões compatíveis, o parâmetro BASEDIR é um parâmetro somente de leitura e não pode ser alterado pelo script request. Por essa razão, se uma versão antiga do sistema operacional SunOS for detectada (através do teste de uma variável de ambiente CLIENT_BASEDIR condicionada), o script request tem apenas duas opções — continuar ou sair.