Notas da versão Oracle Solaris 10 9/10

Informações gerais

Esta seção fornece informações gerais, como alterações de comportamento na versão do Oracle Solaris 10 9/10.

Registro automático do Oracle Solaris

O registro automático do Oracle Solaris é uma novidade da versão 10 9/10 do Oracle Solaris.

O que é o Registro automático?

Um nova tela de Registro automático foi adicionada ao instalador interativo para facilitar o registro do sistema utilizando credenciais de suporte do Oracle. Instalações JumpStart do Oracle Solaris e instalações de rede necessitam de uma nova palavra-chave auto_reg no arquivo sysidcfg para controlar as configurações durante a instalação.

Com o Registro automático, durante a reinicialização inicial depois de instalar ou atualizar o sistema, os dados de configuração sobre o sistema são automaticamente comunicados através da tecnologia de marcação de serviço existente para o Sistema de registro de produtos Oracle. Os dados de marcação de serviço do sistema são utilizados, por exemplo, para ajudar o Oracle a melhorar os serviços e o suporte ao cliente. Você pode aprender sobre as marcas de serviços em http://wikis.sun.com/display/ServiceTag/Sun+Service+Tag+FAQ.

Ao registrar com as credenciais de suporte utilizando uma das opções de registro, é possível fazer um inventário dos sistemas e dos componentes de software principais instalados neles. Para instruções de rastreamento dos produtos registrados, consulte https://inventory.sun.com/inventory. Consulte também, http://wikis.sun.com/display/SunInventory/Sun+Inventory.

É possível escolher enviar os dados de configuração para o Sistema de registro de produtos Oracle anonimamente. Um registro anônimo significa que os dados de configuração enviados ao Oracle não possuem vínculo com o nome de um cliente. Também é possível escolher desativar o Registro automático.

Como ativar ou modificar o Registro automático

O Registro automático é ativado por padrão. O Registro automático utiliza as credenciais de suporte e informação de proxy que foram fornecidas anteriormente, durante ou depois de uma instalação ou atualização de um sistema com base em SPARC ou x86.

Antes ou durante uma instalação ou atualização


Observação –

Se você estiver trabalhando com um arquivo do Oracle Solaris Flash com base na versão 10 9/10 do Oracle Solaris ou com uma versão posterior, o registro automático é ativado por padrão. Os meios de fornecimento de credenciais do Registro automático e informação de proxy dependem de qual método de instalação ou atualização é utilizado no arquivo.


Depois de uma instalação ou atualização

Depois de uma instalação ou atualização, um administrador do sistema privilegiado pode utilizar o comando regadm para administrar o Registro automático e gerenciar um inventário de marcação de serviço.

Como desativar o Registro automático

Siga as opções a seguir para desativar o Registro automático em uma sistema com base em SPARC ou em x86, que previne transmissão de dados para o Sistema de registro de produtos Oracle.

Para instalação automática

Se você estiver efetuando uma atualização ou instalação automática e estiver utilizando o programa JumpStart Oracle Solaris, por exemplo, é possível desativar o Registro automático antes da instalação ou atualização como a seguir:

  1. Antes de iniciar a instalação ou atualização, edite o arquivo sysidcfg para adicionar a palavra-chave auto_reg ao arquivo.


    auto_reg=disable
    
  2. Prossiga com a instalação ou atualização.

  3. (Opcional) Depois da instalação ter completado e reinicializado o sistema, verifique se o recurso Registro automático está desativado.


    # regadm status
    Solaris Auto-Registration is currently disabled

Para instalação automática

  1. Inicie uma atualização ou instalação interativa

  2. Durante a atualização ou instalação interativa, o instalador solicita que você selecione uma reinicialização automática. Não selecione a opção de reinicializar automaticamente depois da instalação ou atualização. É necessário desativar o Registro automático antes de reinicializar o sistema.

  3. Depois que a instalação estiver completa e antes do sistema ser reinicializado, abra uma janela de terminal como a seguir:

    • Para uma instalação de GUI, clique com o botão direito do mouse para abrir uma janela de terminal.

    • Para uma instalação de texto, pressione o ponto de exclamação (!) para abrir uma janela de terminal.

  4. Na linha de comando, remova o arquivo /a/var/tmp/autoreg_config.

  5. Reinicialize o sistema.


    # reboot
    

Para atualizações Oracle Solaris Live

  1. Antes de efetuar uma atualização Oracle Solaris Live, abra um editor de texto e crie um arquivo que contenha as informações de Registro automático a seguir:


    autoreg=disable
    
  2. Salve esse arquivo.

  3. Aponte para esse arquivo ao executar o comando luupgrade.


    luupgrade -k /path/filename
    

Informações adicionais

Para mais informação sobre o Registro automático, consulte os recursos a seguir:

Tabela 1–1 Documentação de Registro automático

Pergunta 

Recurso  

Visão geral do Registro automático 

Registro automático do Oracle Solaris.

Como visualizo e gerencio o inventário dos meus produtos registrados? 

Capítulo 17, Working With the Oracle Solaris Auto Registration regadm Command (Tasks), no System Administration Guide: Basic Administration

Como configuro o Registro automático durante uma instalação interativa? 

Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalações básicas

Como configuro o arquivo sysidcfg para ativar ou desativar o Registro automático para instalações automáticas?

Palavra-chave auto_reg no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalações com base em rede

Como configuro o Registro automático para utilizar o Live Upgrade? 

Oracle Guia de instalação do Solaris 10 9/10: Solaris Live Upgrade e planejamento da atualização

Como utilizo o comando regadm para modificar ou ativar Registros automáticos separados de uma instalação ou atualização?

Capítulo 17, Working With the Oracle Solaris Auto Registration regadm Command (Tasks), no System Administration Guide: Basic Administration

Onde encontro mais informações sobre My Oracle Support? 

My Oracle Support FAQ for Sun Customers and Partners

Imagem de recuperação de desastres

A partir da versão 10 9/10 do Oracle Solaris, o Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: arquivos Solaris Flash (criação e instalação) agora inclui instruções sobre como criar uma imagem de recuperação de arquivos Flash que pode ser utilizada para restaurar um sistema para a condição "recém saído de fábrica". Consulte Capítulo 5, Criando e utilizando uma imagem de recuperação de desastre, no Oracle Guia de instalação Solaris 10 9/10: arquivos Solaris Flash (criação e instalação). Esse capítulo fornece instruções simples para criar uma imagem de arquivo Flash (FLAR) que pode ser carregada no sistema de destino para recuperar uma unidade de disco falha.

Atualização de BIOS e Firmware

A versão Oracle Solaris 10 9/10 é testada em todos os sistemas Oracle suportados executando as combinações mais recentes a seguir:

Para melhores resultados utilizando a versão Oracle Solaris 10 9/10, atualize a BIOS/firmware para a última versão listada na matriz em http://www.sun.com/bigadmin/patches/firmware/release_history.jsp.

Requisitos de memória nova

A seguir estão os requisitos de memória mínimos e recomendados para a versão Oracle Solaris 10 9/10.

Requisitos de memória para sistemas com base em SPARC

Requisitos de memória para sistemas com base em x86

Alterações no suporte de atualização para versões Oracle Solaris

SPARC: a partir da versão Solaris 8 10/07 é possível atualizar o Oracle Solaris OS em sistemas com base em SPARC somente nas versões a seguir:

x86: é possível atualizar o Oracle Solaris OS em sistemas com base em x86 somente nas versões a seguir:

Para atualizar para a versão Oracle Solaris 10 9/10 de uma versão anterior do Solaris 8 OS, primeiro atualize para qualquer uma das versões da lista anterior. Em seguida, atualize para a versão Oracle Solaris 10 9/10.

Suporte para produtos que não fazem parte do Oracle Solaris OS

A compatibilidade da versão Oracle Solaris 10 9/10 com as versões anteriores foi testada de acordo com a garantia de compatibilidade do Oracle Solaris. Isso significa que os aplicativos, incluindo os aplicativos de terceiros, que concordam com o ABI publicado do Oracle Solaris, funcionarão sem modificação na versão Oracle Solaris 10 9/10. Para mais informações, consulte o programa de garantia dos aplicativos do Oracle Solaris no http://www.sun.com/software/solaris/guarantee.jsp.

O sistema pode executar o Oracle Solaris OS e outros produtos que não são parte do software Oracle Solaris. Esses produtos podem ser fornecidos pelo Oracle ou por outra empresa. Se você atualizar o sistema para a versão Oracle Solaris 10, tenha certeza que os outros produtos também são suportados pelo Oracle Solaris 10 OS. Dependendo do status de cada um desses produtos, é possível efetuar uma das opções a seguir: