Notas da versão Oracle Solaris 10 9/10

Iniciando aplicativos de localidade de legado

Para aplicativos que não estão prontos para migrar para Unicode UTF 8, é possível criar um inicializador no painel frontal para iniciar o aplicativo em localidades de legado. É possível, também, iniciar aplicativos diretamente da linha de comando. Efetue os passos a seguir para criar um inicializador para um aplicativo.

  1. Clique como botão direito no painel onde deseja inserir o inicializador.

  2. Escolha Adicionar ao painel->Inicializador.

  3. Utilize os formatos a seguir para digitar a entrada no campo Comando no diálogo Criar inicializador:


    env LANG=locale LC_ALL=
    locale application name
    

    Por exemplo, se deseja iniciar um aplicativo chamado motif-app do console /usr/dt/bin na localidade chinesa Big5, entre com o texto a seguir no campo Comando em Criar inicializador:


    env LANG=zh_TW.BIG5 LC_ALL=zh_TW.BIG5 /usr/dt/bin/motif-app
    
  4. Clique OK para criar o inicializador no painel.

Quando necessitar executar os aplicativos CLI (command line interface), específicas para uma localidade de legado, primeiro abra uma janela Terminal na localidade de legado e então execute os aplicativos CLI na mesma janela Terminal. Para abrir uma janela Terminal em uma localidade de legado, insira os comandos a seguir:


eng LANG=locale LC_ALL=locale GNOME-TERMINAL –disbable-factory.

Em vez de abrir uma nova janela Terminal em uma localidade de legado, é possível alternar a configuração de localidade do UTF-8 para uma localidade de legado na janela Terminal atual ao alterar a codificação do menu Definir codificação de caractere na janela Terminal. É preciso também definir as variáveis do ambiente LANG e LANG para a shell atual.