Notas da versão Oracle Solaris 10 9/10

Administração do sistema

Esta seção descreve os erros de administração do sistema no Oracle Solaris 10 OS.

A disponibilidade do módulo de suíte sdbc falha ao carregar durante a inicialização (6952222)

Nessa versão, o módulo sdbc falha ao carregar durante a inicialização e fornece a mensagem de erro a seguir:


[ID 819705 kern.notice]/usr/kernel/drv/sparcv9/sdbc: undefined symbol
WARNING: mod_load: cannot load module 'sdbc'

Solução: instale o patch 123246–07 para sistemas SPARC e o patch 123247–07 para sistemas x86.

O relógio do Oracle Solaris 10 9/10 para no Oracle VM 2.2 (6952499)

Máquinas virtuais (VMs) que estão executando convidados Oracle Solaris 10 9/10 podem estas sujeitas aos problemas a seguir:

Solução alternativa: a solução alternativa requer que os convidados Oracle Solaris sejam fixos às CPUs físicas. Fixe os domínios das CPUs virtuais aos hosts de CPUs físicas como a seguir:


# xm vcpu-pin domain vcpu cpus

Consulte a página xm(1) do manual para mais informações.

SPARC: O patch do FKU 137137-xx não suporta software de gerenciamento de volume de terceiros

O patch do FKU 137137-xx não suporta software de gerenciamento de volume de terceiros, com algumas exceções. Esta falta de suporte é devido ao pré-patch, pós-patch e implementação de postbackout. Se utilizar software de gerenciamento de volume de terceiros não suportados, não é possível aplicar o patch FKU. A mensagem de erro a seguir é exibida durante a instalação do patch:


unsupported root slice type xxxxx

No entanto, o Fujitsu e o software de gerenciamento de volume Veritas são suportados.

Solução alternativa: nenhuma.

A mídia de DVD Solaris 10 10/09 pode não ser montado automaticamente pelo vold (6712352)


Observação –

Este erro é aplicável se estiver montando o Solaris 10 10/09 ou versão posterior da mídia de DVD em sistemas executando versões Oracle Solaris anteriores. Utilize os patches vold a seguir para montar a mídia de DVD em sistemas executando versões Oracle Solaris antigas:


O DVD Solaris 10 10/09 não monta pelo padrão durante o tempo de execução. Nenhuma mensagem de erro é exibida.

Solução alternativa: execute as seguintes etapas:

  1. Torne-se superusuário.

  2. Desativar vold:

    • Em sistemas Oracle Solaris 10:


      # svcadm disable -t volfs
    • Em sistemas Solaris 8 e Solaris 9:


      /etc/init.d/volmgt stop
  3. Monte a mídia manualmente utilizando o comando # mount -F hsfs caminho para bloquear o dispositivo de comando caminho para ponto de montagem. Por exemplo:


    # mount -F hsfs /dev/rdsk/c0t2d0s2 /mnt

Não é possível para o Oracle Solaris manipular chaves de modo entre legado e modos AHCI para o controlador SATA (6520224)

Em sistemas que têm um controlador AHCI em conformidade com o controlador SATA, a instalação da BIOS ativa o controlador para ser definido em modos AHCI, legado ou RAID. O sistema operacional Oracle Solaris suporta os modos AHCI e legado.

A configuração do modo SATA na BIOS não deve ser alterada depois de uma instalação inicial do Oracle Solaris. A configuração do modo SATA não deve ser alterada antes ou depois de uma atualização Oracle Solaris. Se a configuração do modo SATA da BIOS for modificada depois de instalar o Oracle Solaris 10, o sistema reiniciará e falhará ao inicializar sem indicar o que levou à falha.

Solução alternativa: se a falha da inicialização for encontrada como um resultado da alteração da configuração da BIOS, retorne à configuração original para inicializar o sistema operacional Oracle Solaris.

32-bit: Possível erro com aplicativos quando se obtém o estado do sistema de arquivos em sistemas de arquivos grandes (6468905)

Ao executar em sistemas de arquivos grandes, como por exemplo ZFS, as aplicativos utilizando statvfs(2) ou statfs(2) para conseguir informação sobre o estado do sistema de arquivos exibem um erro. A seguinte mensagem de erro é exibida:


Value too large for defined data type

Solução alternativa: aplicativos devem utilizar statvfs64().

Utilizando o comando patchadd com a opção -R para especificar um caminho raiz alternativo dos sistemas que não são regiões que devem ser restritas (6464969)

Em sistemas executando uma versão Oracle Solaris que não é região utilizando patchadd -R, ou qualquer comando que aceite a opção -R para especificar um caminho raiz alternativo para uma região global que tem região não global instalada, não funcionará.

Ao contrário da mensagem de erro que é exibida com o uso do comando luupgrade [-t, -T, -p, - P], neste caso não é exibida qualquer mensagem de erro relacionada ao uso de restrições apropriadas ao nível de comando.

Não há indicação de que a opção -R não funcionou. Como um resultado da falha do comando, os pacotes Oracle Solaris 10 ou patches não estão instalados em nenhuma das regiões não globais instaladas.

Este problema ocorre durante a instalação e a desinstalação de pacotes ou patches.


Observação –

A opção -R funciona, se o ambiente de inicialização alternativo configurou regiões não globais, mas não regiões não globais instaladas. No entanto, para evitar um problema potencial, ou se você não tiver certeza de que haja regiões não globais instaladas usadas como caminho raiz alternativo, restrinja o uso da opção -R em todas as instâncias.


Para obter mais informações, consulte as seguintes páginas do manual:

Solução alternativa 1: atualize o sistema operacional para a versão Solaris 10 1/06.

Se estiver executando a versão Solaris 10 3/05, instale os seguintes patches para ativar a utilização dos comandos que aceitam a opção -R para criar um caminho raiz alternativo:

Solução alternativa 2: restrinja o uso do comando patchadd -R ou de qualquer comando que aceite a opção -R para criar um caminho raiz alternativo.

Em vez disso, inicialize a raiz alternativa, por exemplo, a versão Oracle Solaris 10, como o sistema operacional ativo. Então instale e desinstale os pacotes Oracle Solaris 10 e patches sem utilizar a opção -R.

Sun Patch Manager Tool 2.0 incompatível com versões anteriores da ferramenta

Um sistema que executa o Sun Patch Manager Tool 2.0 pode gerenciar sistemas remotos que executam o Patch Manager Tool, incluindo o Sun Patch Manager Tool 1.0.

No entanto, um sistema com uma versão anterior do Patch Manager Tool não pode gerenciar sistemas que executam o Patch Manager Tool 2.0. Versões anteriores incluem o seguinte:


Observação –

Suporte Common Information Model/Web Based Enterprise Management (CIM/WBEM) para Patch Manager Tool não existe no Solaris 8 OS. Consequentemente, o gerenciamento remoto com Patch Manager não se aplica aos sistemas Solaris 8.


Não é possível excluir clientes sem disco existentes do sistema (6205746)

Se utilizar o comando smdiskless para excluir um cliente sem disco, o comando falha. O cliente sem disco não é removido dos bancos de dados do sistema. A seguinte mensagem de erro é exibida:


Failing with error EXM_BMS.

Solução alternativa: descompartilhe a partição /export antes de adicionar o cliente.

SPARC: O comando smosservice delete não remove com êxito todos os diretórios de serviço (6192105)

Se utilizar o comando smosservice delete para remover um serviço de cliente sem disco, o comando não remove com êxito todos os diretórios de serviço.

Solução alternativa: siga este passos.

  1. Tenha certeza que nenhum cliente utiliza o serviço.


    # unshare /export/exec/Solaris_10_sparc.all
    # rm -rf /export/exec/Solaris_10_sparc.all
    # rm -rf /export/exec/.copyofSolaris_10_sparc.all
    # rm -rf /export/.copyofSolaris_10
    # rm -rf /export/Solaris_10
    # rm -rf /export/share
    # rm -rf /export/root/templates/Solaris_10
    # rm -rf /export/root/clone/Solaris_10
    # rm -rf /tftpboot/inetboot.sun4u.Solaris_10
  2. Remova a entrada a seguir do arquivo /etc/bootparams .


    fs1-24 boottype=:os

    Observação –

    Remova esta entrada apenas se o servidor de arquivo não fornecer funções ou recursos para qualquer outro serviço.


  3. Remova a seguinte entrada do arquivo /etc/dfs/dfstab.


    share -F nfs -o ro /export/exec/Solaris_8_sparc.all/usr
  4. Modifique o arquivo /var/sadm/system/admin/services/Solaris_10 .

    • Se o servidor de arquivo não for Oracle Solaris 10, exclua o arquivo.

    • Se o servidor de arquivo for Oracle Solaris 10, remova todas as entradas depois das três primeiras linhas. As linhas excluídas indicam o serviço USR_PATH e os pacotes SPOOLED ROOT no /export/root/templates/Solaris_10 e plataformas suportadas.