Notas da versão Oracle Solaris 10 9/10

Nota de migração para localidades UTF-8

Quando migrar para localidades UTF-8, os arquivos afetam o método que se utiliza para importar ou exportar dados.

Arquivos Microsoft Office

Arquivos Microsoft Office são codificados em Unicode. Aplicativos StarOffice podem ler e escrever em arquivos codificados Unicode.

Arquivos HTML

Arquivos HTML autorais utilizando editores HTML, tal como o Mozilla Composer ou arquivos HTML salvos pelo navegador de web, normalmente contêm marca de codificação charset. Depois de exportar ou importar, é possível navegar tais arquivos HTML com o Mozilla Navigator web browser, ou editar os arquivos com o Mozilla Composer, de acordo com o sinalizador de codificação no arquivo HTML.

Corrigindo arquivos HTML corrompidos

Alguns arquivos HTML podem ser exibidos em caracteres lixo. Estes problema é acontece tipicamente pelos seguintes motivos:

Para encontrar o sinalizador de codificação charset no arquivo HTML, efetue as ações a seguir:

  1. Abra o arquivo com o Mozilla.

  2. Pressione Ctrl-i ou clique em visualizar para abrir o menu Visualizar.

  3. Clique em Informação de página.

A informação charset está na parte inferior da guia Geral, por exemplo:


Content-Type text/html; charset=us-ascii

Se a sequência de caracteres charset=us-ascii não corresponder à codificação atual, o arquivo pode aparecer corrompido. Para editar as codificações do arquivo HTML, efetue as seguintes ações:

  1. Abra o arquivo com o Mozilla Composer.

  2. Abra o menu Arquivo.

  3. Selecione Salvar como Charset.

  4. Escolha a codificação correta. O Mozilla Composer automaticamente converte a codificação e o sinalizador charset como apropriado.

E-mails salvos como formato portátil

E-mails modernos são sinalizados com a sinalização MIME charset. Os aplicativos de e-mail e de calendário aceitam sinalização MIME charset. Não é necessário efetuar qualquer conversão de codificação.

Arquivos de texto simples

Arquivos de textos simples não têm sinalizador charset. Se os arquivos não estão na codificação UTF-8, a conversão de codificação é necessária. Por exemplo, para converter um arquivo de texto simples, codificado em chinês tradicional big5 para UTF-8, execute os comandos a seguir:


iconv -f big5 -t UTF-8 inputfilename



 > outputfilename

É possível também utilizar o Examinador de sistemas de arquivos para conversão codificada.

É possível utilizar o Editor de texto para ler e escrever texto de caracteres codificados ou especificar uma codificação explícita ao abrir ou salvar um arquivo.

Para iniciar o Editor de texto, clique em Início, então escolha Aplicativos->Acessórios->Editor de texto.

Nomes de arquivos e nomes de diretórios

Se os nomes de arquivos e diretórios que utilizam caracteres multibyte não estão em codificação UTF-8, a conversão da codificação é necessária. É possível utilizar o Examinador de sistema de arquivos para converter nomes de arquivos e diretórios e conteúdos de arquivos de textos simples do legado de codificações de caracteres para codificação UTF-8. Para mais informação quanto ao Examinador de sistema de arquivos, refira-se à ajuda on-line.

Para iniciar o Examinador de sistema de arquivos, clique em Início, então escolha Aplicativos->Utilitários->Examinador de sistema de arquivos.

Quando acessar arquivos que não são UTF-8 ou nomes de diretórios no Microsoft Windows via SMB utilizando o Gerenciador de arquivos, é possível acessar arquivos que não são UTF-8 ou nomes de diretórios sem conversão de codificação.

Iniciando aplicativos de localidade de legado

Para aplicativos que não estão prontos para migrar para Unicode UTF 8, é possível criar um inicializador no painel frontal para iniciar o aplicativo em localidades de legado. É possível, também, iniciar aplicativos diretamente da linha de comando. Efetue os passos a seguir para criar um inicializador para um aplicativo.

  1. Clique como botão direito no painel onde deseja inserir o inicializador.

  2. Escolha Adicionar ao painel->Inicializador.

  3. Utilize os formatos a seguir para digitar a entrada no campo Comando no diálogo Criar inicializador:


    env LANG=locale LC_ALL=
    locale application name
    

    Por exemplo, se deseja iniciar um aplicativo chamado motif-app do console /usr/dt/bin na localidade chinesa Big5, entre com o texto a seguir no campo Comando em Criar inicializador:


    env LANG=zh_TW.BIG5 LC_ALL=zh_TW.BIG5 /usr/dt/bin/motif-app
    
  4. Clique OK para criar o inicializador no painel.

Quando necessitar executar os aplicativos CLI (command line interface), específicas para uma localidade de legado, primeiro abra uma janela Terminal na localidade de legado e então execute os aplicativos CLI na mesma janela Terminal. Para abrir uma janela Terminal em uma localidade de legado, insira os comandos a seguir:


eng LANG=locale LC_ALL=locale GNOME-TERMINAL –disbable-factory.

Em vez de abrir uma nova janela Terminal em uma localidade de legado, é possível alternar a configuração de localidade do UTF-8 para uma localidade de legado na janela Terminal atual ao alterar a codificação do menu Definir codificação de caractere na janela Terminal. É preciso também definir as variáveis do ambiente LANG e LANG para a shell atual.