Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalações básicas

Lista de verificação para a instalação

Use a lista de verificação a seguir para obter as informações necessárias para instalar o Solaris SO. Você não precisa obter todas as informações solicitadas na lista de verificação. Somente precisa coletar as informações que se aplicam ao seu sistema.

Use esta lista de verificação se estiver executando uma instalação inicial. Se estiver atualizando o sistema, consulte Lista de verificação para atualização no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: planejamento para instalação e atualização.


Observação –

Se você possui um sistema que contém regiões não globais, o Solaris Live Upgrade é o programa de atualização recomendado ou o programa para adicionar patches. Outros programas de atualização talvez requeiram um tempo de atualização extenso, pois o tempo necessário para completar a atualização aumenta linearmente com o número de regiões não globais instaladas.

Para obter informações sobre a atualização com o Solaris Live Upgrade, consulte a Parte I, Atualizando com o Solaris Live Upgrade, no Oracle Guia de instalação do Solaris 10 9/10: Solaris Live Upgrade e planejamento da atualização.


Tabela 1–5 Lista de verificação de instalação

Informações para a instalação 

Descrição ou exemplo 

Resposta — Os padrões são indicados com um asterisco (*) 

Conexão de rede 

O sistema está conectado na rede? 

Conectado à rede/Não conectado à rede 

Credenciais e informações de proxy para o registro automático 

Deseja fornecer suas credenciais de suporte e informações de proxy para o registro automático com o Oracle? 

O registro automático do Oracle Solaris é uma novidade da versão 10 9/10 do Oracle Solaris. Ao instalar ou atualizar o sistema, os dados da configuração do sistema são comunicados automaticamente, ao reinicializar, através da tecnologia da marca de serviços existentes ao Sistema de registro de produto do Oracle. Essa marca de serviços possui dados sobre o sistema que são utilizados, por exemplo, para ajudar o Oracle a melhorar o suporte e os serviços ao cliente. Você pode aprender sobre as marcas de serviços em http://wikis.sun.com/display/ServiceTag/Sun+Service+Tag+FAQ.

É possível utilizar os mesmos dados de configuração para criar e gerenciar o inventário de seus próprios sistemas. Ao fazer o registro com suas credenciais de suporte utilizando uma das opções de registro abaixo, você obtém uma maneira direta de fazer o inventário dos sistemas, a partir do registro e acompanhamento das marcas de serviço para os sistemas e produtos de software instalados nos sistemas. Para obter instruções sobre o acompanhamento dos produtos registrados, consulte http://wikis.sun.com/display/SunInventory/Sun+Inventory.

Antes de uma instalação ou atualização, é possível adicionar uma palavra-chave auto_reg ao arquivo sysidcfg para configurar as preferências de registro automático da seguinte forma:

  • Forneça as credenciais de suporte e as informações de proxy para o registro automático.

  • Configure um registro anônimo para que os dados da configuração enviados ao Oracle não tenham vínculo com o nome de um cliente.

  • Desative o registro automático para que os dados da configuração não sejam enviados ao Oracle.

Para obter instruções, consulte Palavra-chave auto_reg no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalações com base em rede.

Se você não predefiniu a palavra-chave auto_reg no arquivo sysidcfg, então durante a instalação interativa ou atualização, o instalador solicitará as credenciais de suporte ou o registro anônimo. Se as credenciais de suporte não forem fornecidas, o sistema será registrado como um sistema anônimo. Se necessário, você também será solicitado a fornecer as informações de proxy.

Alternativamente, é possível desabilitar o registro automático ao final da instalação ou atualizar antes de reinicializar. Consulte as instruções de desativação incluídas como parte dos procedimentos de instalação neste guia. 

Nome de usuário e senha do My Oracle Support (ou Suporte on-line da Sun) 

Nome do host e número da porta do servidor proxy 

Nome de usuário e senha do proxy HTTP 

Segurança de rede 

Começando com a versão 10 11/06 do Solaris, durante uma instalação inicial você tem a opção de alterar as configurações de segurança de rede, de modo que todos os serviços de rede, exceto Secure Shell, sejam desativados ou restritos para responderem somente a pedidos locais. Essa opção de segurança está disponível apenas durante uma instalação inicial, não durante uma atualização. Uma atualização mantém todos os serviços definidos anteriormente. Se necessário, é possível restringir serviços de rede após uma atualização usando o comando netservices.

Durante a instalação, você pode selecionar a segurança de rede restrita. Ou pode ativar um conjunto maior de serviços, como em versões anteriores do Solaris. Você pode selecionar com segurança a opção de segurança de rede restrita, assim como quaisquer serviços podem ser ativados individualmente após a instalação. Para mais informações sobre essas opções, consulte Planejamento de segurança de rede no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: planejamento para instalação e atualização.

Os serviços de rede podem ser ativados após a instalação usando o comando abrir netservices ou ativando serviços individuais usando os comandos SMF. Consulte Revisando as configurações de segurança depois da instalação no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: planejamento para instalação e atualização.

Segurança de rede restrita/aberta 

DHCP 

O sistema pode usar o "Dynamic Host Configuration Protocol" (DHCP) para configurar suas interfaces de rede? 

O DHCP fornece os parâmetros de rede necessários para a instalação. 

Sim/Não* 

Se você não estiver usando o DHCP, anote o endereço da rede. 

Endereço IP 

Se você não estiver usando o DHCP, forneça o endereço IP para o sistema. 

Exemplo: 172.31.255.255 

Para encontrar esta informação em um sistema em execução, digite o seguinte comando. 


# ypmatch host-name hosts
 

Sub-rede 

Se você não estiver usando o DHCP, o sistema faz parte de uma sub-rede? 

Caso positivo, qual a máscara de rede da sub-rede? 

Exemplo: 255.255.255.0 

Para encontrar esta informação em um sistema em execução, digite o seguinte comando. 


# more /etc/netmasks
 

IPv6 

Deseja ativar o IPv6 nesta máquina? 

O IPv6 faz parte do protocolo de Internet, TCP/IP, que facilita o endereçamento IP ao adicionar melhor segurança e aumenta os endereços de Internet. 

Sim/Não* 

Nome do host 

Nome do host que você escolheu para o sistema. 

Para encontrar esta informação em um sistema em execução, digite o seguinte comando. 


# uname -n
 

Kerberos 

Deseja configurar a segurança Kerberos nesta máquina? 

Caso positivo, obtenha esta informação. 

Sim/Não* 

Domínio padrão: 

 

Servidor de administração: 

 

Primeiro KDC: 

 

KDCs adicionais (Opcional):

 

O serviço Kerberos é uma arquitetura cliente-servidor que fornece transações seguras em redes. 

 

Se o sistema usa um serviço de nomes, forneça as seguintes informações. 

Serviço de nomes 

Qual serviço de nomes deve ser usado por este sistema? 

Para encontrar esta informação em um sistema em execução, digite o seguinte comando. 


# cat /etc/nsswitch.conf

Um serviço de nomes armazena informações em um local central, o que permite aos usuários, máquinas e aplicativos, a se comunicarem através da rede. Exemplos de informações armazenadas são nomes e endereços de host ou nomes de usuários e senhas. 

NIS+/NIS/DNS/ LDAP/None 

 

Nome do domínio 

Forneça o nome do domínio no qual o sistema reside. 

Durante a instalação, você pode escolher o nome de domínio NFSv4 padrão. Ou, você pode especificar um nome de domínio NFSv4 personalizado. 

Para obter instruções sobre como encontrar o nome do domínio em um sistema em execução, consulte Checking for the NFS Version 4 Domain no System Administration Guide: Network Services .

Para mais informações sobre a especificação de nomes de domínio, consulte Nome de domínio NFSv4 configurável durante a instalação no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: planejamento para instalação e atualização. Para pré-configurar o nome do domínio NFSv4 no arquivo sysidcfg , consulte a Palavra-chave nfs4_domain no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalações com base em rede.

 
 

NIS+ e NIS 

Deseja especificar um servidor de nomes ou deixar que o programa de instalação encontre um servidor de nomes? 

Se você deseja especificar um servidor de nomes, forneça as seguintes informações. 

Especificar um/Encontrar um* 

Nome de host do servidor: 

 
  • Para clientes NIS, digite o seguinte comando para exibir o nome de host do servidor.


    # ypwhich
    
  • Para clientes NIS+, digite o seguinte comando para exibir o nome de host do servidor.


    # nisping
    
 

Endereço IP do servidor: 

 
  • Para clientes NIS, digite o seguinte comando para exibir o endereço IP do servidor.


    # ypmatch nameserver-name hosts
    
  • Para clientes NIS+, digite o seguinte comando para exibir o endereço IP do servidor.


    # nismatch nameserver-name 
    hosts.org_dir
    

O "Network Information Service" (NIS) torna a administração da rede mais gerenciável, ao fornecer um controle centralizado sobre diversas informações da rede, como os nomes e endereços de máquinas. 

 
 

DNS 

Forneça o endereço IP para o servidor DNS. Você precisa inserir ao menos um endereço IP, mas pode inserir até três endereços. 

 

Endereço IP do servidor: 

 

Para exibir o endereço IP do servidor, digite o seguinte comando. 


# getent hosts dns
 

Você pode inserir uma lista de domínios a serem pesquisados quando uma consulta DNS é feita. 

 

Lista de domínios a ser pesquisada: 

 

O "domain name system" (DNS) é o serviço de nomes que a Internet fornece para redes TCP/IP. O DNS fornece nomes de host para o serviço de endereço IP. O DNS simplifica as comunicações ao usar nomes de máquinas ao invés de endereços IP numéricos. O DNS também serve como um banco de dados para a administração de correio. 

 
 

LDAP 

Forneça as seguintes informações sobre seu perfil LDAP. 

 

Nome do perfil: 

 

Servidor de perfis: 

 

Se você especificar um nível de credencial de proxy em seu perfil LDAP, obtenha esta informação. 

 

Nome distinto de vinculação proxy: 

 

Senha de vinculação proxy: 

 

O "Lightweight Directory Access Protocol" (LDAP) define um protocolo relativamente simples para atualizar e pesquisar diretórios que estão sendo executados através do TCP/IP. 

 

Roteamento padrão 

Deseja especificar um endereço IP de rota padrão ou deixar o Programa de instalação do Solaris encontrar uma?

O roteamento padrão fornece uma ponte que conduz o tráfego entre duas redes físicas. Um endereço IP é um número único que identifica cada host na rede. 

Há as seguintes opções:

  • Você pode especificar o endereço IP. Um arquivo /etc/defaultrouter é criado com o endereço IP especificado. Quando o sistema é reinicializado, o endereço IP especificado se torna o roteamento padrão.

  • Você pode deixar que o programa de instalação do Solaris detecte um endereço IP. No entanto, o sistema precisa estar em um sub-rede que tenha um roteador que se auto-identifique ao usar o protocolo de localização de roteador ICMP. Se você estiver usando a interface de linha de comando, o software detecta um endereço IP quando o sistema é reinicializado.

  • Você pode escolher Nenhum se não tiver um roteador ou não desejar que o software detecte um endereço IP neste momento. O software tenta automaticamente detectar um endereço IP na reinicialização.

Detectar um*/Especificar um/Nenhum 

Fuso horário 

Deseja especificar seu fuso horário padrão? 

Região geográfica*  

Deslocar de GMT 

Arquivo de fuso horário 

Senha raiz 

Forneça a senha raiz para o sistema. 

 

Teclado 

Se o teclado for de identificação automática, o idioma e o layout do teclado serão configurados automaticamente durante a instalação. Se o teclado não for de identificação automática, você poderá selecionar em uma lista os layouts de teclado suportados durante a instalação. 

Os teclados PS/2 não são de identificação automática. Você será solicitado a selecionar o layout de teclado durante a instalação. 


SPARC apenas –

Anteriormente, todos os teclados que não eram de identificação automática sempre eram configurados para o inglês norte-americano durante a instalação.


Para mais informações, consulte Palavra-chave keyboard no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalações com base em rede.

 

Locais 

Para qual região geográfica deseja instalar o suporte? 

 

SPARC: "Power Management" (somente disponível em sistemas SPARC que suportem o "Power Management") 

Deseja usar o "Power Management"? 


Observação –

Se seu sistema tem o Energy Star versão 3 ou posterior, não recebe a solicitação de fornecer esta informação.


Sim*/Não 

Reinicialização automática ou ejeção do CD/DVD 

Reinicializar automaticamente após a instalação do software? 

Ejetar o CD/DVD automaticamente após a instalação do software? 

Sim*/Não 

Sim*/Não 

Instalação padrão ou personalizada 

Deseja executar a instalação padrão ou personalizar a instalação?

  • Selecione Instalação padrão para formatar todo o disco rígido e instalar um conjunto pré-selecionado do software.

  • Selecione Instalação personalizada para modificar o layout do disco rígido e selecionar o software que deseja instalar.


Observação –

O instalador de texto não lhe instrui para selecionar uma instalação padrão ou personalizada. Para executar uma instalação padrão, aceite os valores padrão fornecidos pelo instalador de texto. Para executar uma instalação personalizada, edite os valores nas telas do instalador de texto.


Instalação padrão*/Instalação personalizada 

Grupo de software 

Qual Grupo de Software Solaris deseja instalar? 

Todos mais o OEM 

Todos* 

Desenvolvedor 

Usuário final 

Núcleo 

Rede reduzida 

Seleção personalizada de pacotes 

Deseja adicionar ou remover pacotes de software do Grupo de Software Solaris que você instala? 


Observação –

Ao selecionar quais pacotes serão adicionados ou removidos, você precisa conhecer as dependências de software e como o software Solaris está organizado em pacotes.


 

Selecionar discos 

Em quais discos deseja instalar o software Solaris? 

Exemplo: c0t0d0

 

x86: particionamento fdisk

Deseja criar, excluir ou modificar a partição fdisk do Solaris?

Cada disco selecionado para o layout do sistema de arquivos precisa ter uma partição fdisk do Solaris.

Se o seu sistema no momento tem uma partição de serviço, o programa de instalação do Solaris preserva a partição de serviço por padrão. Se você não deseja preservar a partição de serviço, precisa personalizar as partições fdisk . Para mais informações sobre a preservação de uma partição de serviço, consulte O layout de partição de disco de inicialização padrão preserva a partição do serviço no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: planejamento para instalação e atualização.

 

Selecionar discos para a personalização de partição fdisk ?

Sim/Não* 

Personalizar partições fdisk ?

Sim/Não* 

Preservar os dados  

Deseja preservar os dados existentes nos discos onde está instalando o software Solaris? 

Sim/Não* 

Sistemas de arquivos de layout automático 

Deseja que o programa de instalação efetue automaticamente o layout do sistema de arquivos em seu disco? 

Caso positivo, qual sistema de arquivos deve ser usado para o layout automático? 

Exemplo: /, /opt, /var

Caso negativo, você precisa fornecer as informações de configuração do sistema de arquivos. 


Observação –

A GUI da instalação do Solaris efetua o layout do sistema de arquivos de forma automática por padrão.


Sim*/Não 

Montar sistemas de arquivos remotos 

Este sistema precisa acessar software em outro sistema de arquivos? 

Caso positivo, forneça as seguintes informações sobre o sistema de arquivos remotos. 

Sim/Não* 

Servidor: 

 

Endereço IP: 

 

Sistema de arquivos remotos: 

 

Ponto de montagem local: 

 

Se você estiver instalando através de uma linha de tip , siga estas instruções.

Assegure que sua janela exiba ao menos 80 colunas na largura e 24 linhas no comprimento. Para obter mais informações, consulte tip(1).

Para determinar as dimensões atuais da janela tip, use o comando stty. Para obter mais informações, consulte a página principal, stty(1).

 

Verificar sua conexão Ethernet. 

Se o sistema faz parte de uma rede, verifique se um conector Ethernet ou um adaptador de rede similar está conectado em seu sistema. 

 

Reveja o capítulo de planejamento e outras documentações relevantes.