Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalações com base em rede

Palavra-chave auto_reg

Começando com a versão Oracle Solaris 10 9/10, é possível utilizar a palavra-chave auto_reg para configurar ou desativar o Registro automático.

O que é o Registro automático?

Registro automático do Oracle Solaris é novo na versão Oracle Solaris 10 9/10. Ao instalar ou atualizar o sistema, os dados de configuração sobre o sistema são, ao reinicializar, comunicados automaticamente através da tecnologia de marcação de serviço existente para o Sistema de registro de produto Oracle. Estes dados de marcação de serviço sobre o sistema são utilizados, por exemplo, para ajudar o Oracle a aprimorar suporte e serviços ao cliente. É possível aprender sobre marcações de serviço em http://wikis.sun.com/display/ServiceTag/Sun+Service+Tag+FAQ.

É possível utilizar estes mesmo dados de configuração para criar e gerenciar seu próprio inventário de sistemas. Ao registrar com as credenciais de suporte utilizando uma das opções de registro abaixo, é possível obter um maneira simples para fazer um inventário dos sistemas, ao registrar e rastrear as marcações de serviço para os sistemas e para os produtos do software instalados nos sistemas. Para instruções sobre rastreamento dos produtos registrados, consulte http://wikis.sun.com/display/SunInventory/Sun+Inventory.

É possível eleger os dados de configuração enviados para o Sistema de registro e produto Oracle de maneira anônima para que os dados da configuração enviados para o Oracle não possuam nenhum link para o nome de um cliente. É possível também desativar o Registro automático.

Para mais informações sobre o Registro automático, consulte Registro automático do Oracle Solaris no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: planejamento para instalação e atualização.

Palara-chave auto_reg

É possível utilizar a palavra-chave auto_reg no arquivo sysidcfg antes de uma instalação ou atualização automática para fornecer credenciais de suporte para o Registro automático, para escolher registro anônimo ou para desativar o Registro automático. Se não definir o arquivo sysidcfg com estas palavras-chave, você será solicitado a fornecer as credenciais ou registrar anonimamente durante a instalação ou atualização.

A seguir, mostra a sintaxe geral da palavra-chave auto_reg.


auto_reg=[anon |none |noproxy |all |disable ] {
oracle_user=username
oracle_pw=oracle-password
http_proxy_host=hostname
http_proxy_port=port-number
http_proxy_user=proxy-username
htty_proxy_pw=proxy-password
}

Para utilizar esta palavra-chave, primeiro especifique um tipo básico de registro ao escolher um dos valores principais: anon, none, noproxy, all ou disable, como descritos na tabela a seguir. Então, utilize as palavras-chave adicionais a seguir para fornecer credenciais do My Oracle Support e para fornecer informações de proxy para o Registro automático.

Tabela 2–4 Palavras-chave e valores auto_reg

Palavra-chave 

Valores 

auto_reg

auto_reg é a palavra-chave primária. Utilize um dos valores a seguir para esta palavra-chave para especificar o tipo do Registro automático que deseja utilizar.

Registro anônimo: valores anon ou none

Se utilizar o valor anon ou o valor none, sua marcação de serviço é registrada anonimamente com o Oracle. Um registro anônimo significa que os dados da configuração enviados para o Oracle não possuem um link para o nome de um cliente ou pessoa. Se as credenciais do My Oracle Support são fornecidas durante a instalação, estas credenciais são ignoradas e o registro permanece anônimo.

  • Se também deseja fornecer informações de proxy no arquivo sysidcfg ou ao ser solicitado durante a instalação ou atualização, utilize o valor anon.

  • Se não desejar fornecer informações proxy no arquivo sysidcfg , utilize o valor none. Se fornecer informações de proxy durante uma instalação ou atualização, as informações de proxy serão ignoradas.

Registro com as credenciais de suporte: valores noproxy ou all

Se utilizar o valor noproxy ou o valor all, as marcações de serviço são registradas com o Oracle utilizando as credenciais do My Oracle Support ao reinicializar depois da instalação ou atualização do sistema. É necessário fornecer credenciais do My Oracle Support ao arquivo sysidcfg ou quando for solicitado durante a instalação ou atualização.

  • Se também deseja fornecer informações de proxy no arquivo sysidcfg ou ao ser solicitado durante a instalação ou atualização, utilize o valor all.

  • Se não desejar fornecer informações proxy no arquivo sysidcfg , utilize o valor noproxy. Se fornecer informações de proxy durante uma instalação ou atualização, as informações de proxy serão ignoradas.

Desativar o Registro automático: desativar

Se utilizar o valor disable, o Registro automático é desativado. Uma vez desativado, é necessário utilizar o comando regadm para reativar o Registro automático. Para mais informações, consulte a página do manual regadm(1M) .

Para exemplos para cada um destes valores, consulte as seções a seguir. 

Palavras-chave secundárias: 

Utilize as palavras-chave e valores a seguir dentro da palavra-chave principal auto_reg para fornecer as credenciais do My Oracle Support ou informações de proxy.

oracle_user

username: fornece seu nome de usuário do My Oracle Support. Por exemplo, oracle_user=myusername.

oracle_pw

oracle_password: fornece a senha do My Oracle Support em texto simples, não criptografado. Por exemplo, oracle_pw= j32js94jrjsW.

http_proxy_host

hostname: fornece o nome do host do proxy, por exemplo http_proxy_host=sss.com.

http_proxy_port

port_number: fornece a porta do proxy, por exemplo, http_proxy_port=8050.

http_proxy_user

proxy_username: fornece nome de usuário proxy, por exemplo, http_proxy_user=proxyusername.

htty_proxy_pw

proxy_password: fornece senha de proxy em texto simples, não criptografado, por exemplo, http_proxy_pw= sej47875WSjs.

Esta informação também é fornecida na página do manual sysidcfg(4).

Exemplos de registros anônimos

Utilize valores anon ou none para registros anônimos. Um registro anônimo significa que os dados da configuração enviados para o Oracle não possuem um link para o nome de um cliente ou pessoa. Se as credenciais do My Oracle Support são fornecidas durante a instalação, estas credenciais são ignoradas e o registro permanece anônimo.

Para incluir informações de proxy, consulte o valor anon. Se não deseja incluir informações de proxy, utilize o valor none.

No exemplo a seguir, o valor anon especifica que as marcações de serviço são registradas como anônimo no Oracle. E espera-se que sejam fornecidas informações de proxy no arquivo sysidcfg, como mostrado no exemplo a seguir, ou quando solicitado durante a instalação ou atualização.


auto_reg=anon {
http_proxy_host=sss.com
http_proxy_port=8040
http_proxy_user=myproxyusername
htty_proxy_pw=si329jehId
}

No exemplos a seguir, o valor none especifica que as marcações de serviço são registradas anonimamente com o Oracle e que não deseja incluir informações de proxy. Se fornecer informações de proxy durante uma instalação ou atualização, aquela informação de proxy será ignorada.


auto_reg=none

Exemplos de registro utilizando credenciais de suporte

Utilize o valor noproxy ou o valor all, para registrar as marcações de serviço com o Oracle utilizando as credenciais do My Oracle Support ao reinicializar depois da instalação ou atualização do sistema.

Para incluir informações de proxy, consulte o valor all. Se não deseja incluir informações de proxy, utilize o valor noproxy. Consulte os exemplos a seguir.

No exemplo a seguir, o valor all especifica que as marcações de serviço são registradas com o Oracle utilizando as credenciais do My Oracle Support ao reinicializar depois da instalação ou atualização do sistema. É necessário fornecer credenciais do My Oracle Support como mostrado neste exemplo ou, quando for solicitado, durante a instalação ou atualização. Uma vez utilizado o valor all, é necessário fornecer também as informações de proxy como mostrado no exemplo a seguir, ou quando solicitado durante a instalação ou atualização.


auto_reg=all {
oracle_user=myusername
oracle_pw=ajsi349EKS987
http_proxy_host=sss.com
http_proxy_port=8030
http_proxy_user=myproxyusername
htty_proxy_pw=adjsi2934IEls
}

No exemplo a seguir, o valor noproxy especifica que as marcações de serviço são registradas com o Oracle utilizando as credenciais do My Oracle Support ao reinicializar depois da instalação ou atualização do sistema. É necessário fornecer credenciais do My Oracle Support como mostrado abaixo, ou quando for solicitado, durante a instalação ou atualização. Entretanto, uma vez utilizado o valor noproxy, não é necessário fornecer informações de proxy. Se fornecer informações de proxy durante uma instalação ou atualização, aquela informação de proxy é ignorada.


auto_reg=noproxy {
oracle_user=myusername
oracle_pw=sie7894KEdjs2
}

Exemplo de como desativar o Registro automático

No exemplo a seguir, o valor disable especifica que o Registro automático está desativado. Pode ser necessário utilizar o comando regadm para reativar o Registro automático. Para mais informações, consulte a página do manual regadm(1M) .


auto_reg=disable