Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: instalações com base em rede

ProcedurePara criar um arquivamento Solaris Flash

O recurso de instalação Solaris Flash permite utilizar uma única instalação de referência do Solaris SO em um sistema, que é chamado de sistema mestre. É possível, então, criar um arquivamento do Solaris Flash, que é a imagem de uma réplica do sistema mestre. É possível instalar o arquivamento do Solaris Flash em outros sistemas na rede criando sistemas clone.

Esta seção descreve como criar um arquivamento do Solaris Flash.

Antes de começar
  1. Inicialize o sistema mestre.

    Execute o sistema mestre como inativo assim que possível. Quando possível, execute o sistema em modo de usuário único. Se isto não for possível, finalize qualquer aplicativo que deseja arquivar e quaisquer aplicativos que exijam recursos extensivos do sistema operacional.

  2. Para criar o arquivamento, utilize o comando flarcreate .


    # flarcreate -n name [optional-parameters]  document-root/flash/filename
    
    name

    O nome dado ao arquivamento. O name que for especificado será o valor da palavra-chave content_name.

    optional-parameters

    É possível utilizar várias opções no comando flarcreate para personalizar seu arquivamento do Solaris Flash. Para descrições detalhadas destas opções, consulte Capítulo 6, Solaris Flash (referência), no Oracle Guia de instalação Solaris 10 9/10: arquivos Solaris Flash (criação e instalação).

    document-root/flash

    O caminho para o subdiretório do Solaris Flash do diretório raiz de documentos do servidor de instalação.

    filename

    O nome do arquivamento.

    Para conservar espaço em disco, talvez queira utilizar a opção -c do comando flarcreate para compactar o arquivamento. No entanto, um arquivo compactado poderá afetar o desempenho de sua instalação com inicialização WAN. Para mais informações sobre a criação de um arquivamento compactado, consulte a página do manual flarcreate(1M).

    • Se a criação do arquivamento for bem sucedida, o comando flarcreate retornará um código de saída 0.

    • Se a criação do arquivamento falhar, o comando flarcreate retornará um código de saída diferente de zero.


Exemplo 12–8 Criando um arquivamento do Solaris Flash para uma instalação com inicialização WAN

Neste exemplo, você criará seu arquivamento do Solaris Flash colocando o sistema do servidor de inicialização WAN com o nome de host wanserver. O arquivamento é chamado sol_10_sparc, e é copiado de forma exata a partir do sistema mestre. O arquivamento é uma duplicação exata do sistema mestre. O arquivamento é armazenado em sol_10_sparc.flar. Você salva o arquivamento no subdiretório flash/archives do diretório raiz de documentos no servidor de inicialização WAN.


wanserver# flarcreate -n sol_10_sparc \
/opt/apache/htdocs/flash/archives/sol_10_sparc.flar

Continuando a instalação da inicialização WAN

Depois de criar o arquivamento do Solaris Flash, pré-configure as informações do cliente no arquivo sysidcfg. Para instruções, consulte Para criar o arquivo sysidcfg.

Consulte também

Para instruções detalhadas sobre como criar o arquivamento do Solaris Flash, consulte Capítulo 3, Criando arquivos Solaris Flash (tarefas), no Oracle Guia de instalação Solaris 10 9/10: arquivos Solaris Flash (criação e instalação).

Para mais informações sobre o comando flarcreate, consulte a página do manual flarcreate(1M).