Oracle Guia de instalação do Solaris 10 9/10: Solaris Live Upgrade e planejamento da atualização

x86: Ativando um ambiente de inicialização com o menu GRUB

Um menu GRUB fornece um método opcional de alternância entre os ambientes de inicialização. O menu GRUB é uma alternativa para a ativação (inicialização) com o comando luactivate. A tabela abaixo mostra os cuidados e limitações referentes ao uso do menu GRUB.

Tabela 5–3 x86: Resumo da ativação com o menu GRUB

Tarefa 

Descrição 

Para obter mais informações 

Cuidado

Depois de ter ativado um ambiente de inicialização, não altere a ordem do disco na BIOS. A mudança da ordem pode fazer com que o menu GRUB se torne inválido. Se ocorrer este procedimento, a alteração da ordem do disco de volta para o estado original corrigirá o menu GRUB. 

 

Ativando um ambiente de inicialização pela primeira vez 

A primeira vez que ativar um ambiente de inicialização, deverá utilizar o comando luactivate. A próxima vez que inicializar, o nome desse ambiente de inicialização será exibido no menu GRUB principal. É possível alternar posteriormente para este ambiente de inicialização selecionando a entrada apropriada no menu GRUB.

Para ativar um ambiente de inicialização

Arquivos de sincronização 

A primeira vez que ativar um ambiente de inicialização, os arquivos serão sincronizados entre o ambiente de inicialização atual e o novo. Os arquivos não serão sincronizados com ativações subsequentes. Ao alternar entre os ambientes de inicialização com menu GRUB, os arquivos também não serão sincronizados. É possível forçar a sincronização ao utilizar o comando luactivate com a opção -s.

Para ativar um ambiente de inicialização e arquivos sincronizados

Ambientes de inicialização criados antes do Solaris versão 10 1/06

Se um ambiente de inicialização foi criado com o Solaris versão 8, 9 ou 10 3/05, ele deve sempre ser ativado com o comando luactivate. Estes ambientes de inicialização antigos não são exibidos no menu GRUB.

Para ativar um ambiente de inicialização

Editando ou personalizando entradas do menu GRUB 

O arquivo menu.1st contém as informações exibidas no menu GRUB. É possível revisar este arquivo para as seguintes questões:

  • Para adicionar as entradas do menu GRUB para sistemas operacionais em vez do Solaris OS.

  • Para personalizar o comportamento de inicialização. Por exemplo, é possível alterar a inicialização para o modo detalhado ou mudar o tempo padrão que inicializa automaticamente o sistema operacional.


Observação –

Se quiser alterar o menu GRUB, é necessário localizar o arquivo menu.1st. Para instruções passo-a-a-passo, consulte Capítulo 13, Managing the Oracle Solaris Boot Archives (Tasks), no System Administration Guide: Basic Administration.



Cuidado – Cuidado –

Não utilize o arquivo GRUB menu.1st para modificar as entradas do Solaris Live Upgrade. As modificações podem causar uma falha no Solaris Live Upgrade. Embora seja possível utilizar o arquivo menu.1st para personalizar o comportamento de inicialização, o método preferido para a personalização é o uso do comando eeprom. Se utilizar o arquivo menu.1st para personalização, as entradas do Solaris OS podem ser modificadas durante a atualização do software. As alterações nos arquivos podem ser perdidas.