Oracle Guia de instalação do Solaris 10 9/10: Solaris Live Upgrade e planejamento da atualização

ProcedureConsulte como criar um ambiente de inicialização e reconfigurar permuta ao utilizar uma lista.

Se possuir uma lista de segmentos de permuta, crie uma lista de permuta. lucreate utilize esta lista para o segmento de permuta no novo ambiente de inicialização.


Observação –

O segmento de permuta não pode ser utilizado por ambos os ambientes de inicialização exceto o atual ambiente de inicialização ou se a opção -s for utilizada, o ambiente de inicialização fonte. A criação do ambiente de inicialização falha se o segmento de permuta está sendo utilizado por outro ambiente de inicialização, se este segmento de permuta conter uma permuta, UFS ou outro sistema de arquivos.


  1. Crie uma lista de segmentos de permuta para ser utilizada no novo ambiente de inicialização. A localização e nome deste são definidos pelo usuário. Neste exemplo, o conteúdo do arquivo /etc/lu/swapslices é uma lista de dispositivos e segmentos:


    -:/dev/dsk/c0t3d0s2:swap
    -:/dev/dsk/c0t3d0s2:swap
    -:/dev/dsk/c0t4d0s2:swap
    -:/dev/dsk/c0t5d0s2:swap
    -:/dev/dsk/c1t3d0s2:swap
    -:/dev/dsk/c1t4d0s2:swap
    -:/dev/dsk/c1t5d0s2:swap
  2. Digite:


    # lucreate  [-A 'BE_description'] \
     -m mountpoint:device[,metadevice]:fs_options \
    -M slice_list  -n BE_name
    
    -A 'BE_description'

    (Opcional) Permite a criação de uma descrição de ambiente de inicialização que é associada com o nome do ambiente de inicialização (BE_name). A descrição pode possuir qualquer comprimento e conter qualquer caractere.

    -m mountpoint:device[,metadevice]:fs_options [-m...]

    Especifique a configuração dos sistemas de arquivos do novo ambiente de inicialização. Os sistemas de arquivos que são especificados como argumentos para -m podem estar no mesmo isco ou podem ser separados para vários discos. Utilize esta opção quantas vezes forem necessárias para criar um número de sistemas de arquivos necessários.

    • mountpoint pode ser qualquer ponto de montagem válido ou (hyphen), indicando uma partição de permuta.

    • Campo dispositivo pode ser um dos a seguir:

      • O nome de um dispositivo de disco, do formulário /dev/dsk/c wtxdys z

      • O nome de um metadispositivo Solaris Volume Manager, do formulário /dev/md/dsk/dnum

      • O nome de um volume Veritas Volume Manager, do formulário /dev/vx/dsk/volume_name

      • A palavra-chave mesclado, indicando que o sistema de arquivos no ponto de montagem especificado está para ser mesclado com seus pais

    • Campo fs_options pode ser um dos a seguir:

      • ufs, que indica um sistema de arquivos UFS.

      • vxfs, que indica um sistema de arquivos Veritas.

      • permuta, que indica um volume de permuta. O ponto de montagem de permuta deve ser um (hyphen).

      • Para sistemas de arquivos que são dispositivos lógicos (espelhos), várias palavras-chave especificam ações a ser aplicadas para os sistemas de arquivos. Estas palavras-chave podem criar um dispositivo lógico, alterar as configurações de um dispositivo lógico ou excluir um dispositivo lógico. Para uma descrição destas palavras-chave, consulte Para criar um ambiente de inicialização com volumes RAID-1 (espelhos).

    -M slice_list

    Lista de opções -m, que são colecionadas no arquivo slice_list. Especifique estes argumentos no formato especificado por -m. Linhas de comentários, que começam com uma marca de verificação (#), são ignoradas. A opção -M é útil quando possuir uma lista longa de sistemas de arquivos para um ambiente de inicialização. Note que é possível combinar opções -m e -M. Por exemplo, é possível armazenar segmento de permuta em slice_list e especificar segmentos raiz (/) e /usr com -m.

    As opções -m e -M suportam a listagem de vários segmentos para um ponto de montagem particulares. Ao processar estes segmentos, lucreate pula qualquer segmento indisponível e seleciona o primeiro segmento disponível.

    -n BE_name

    O nome do ambiente de inicialização a ser criado. BE_name deve ser único.

    Quando a criação de um ambiente de inicialização estiver concluída, pode ser atualizado e ativado (tornado inicializável). Consulte Capítulo 5Atualizando com o Solaris Live Upgrade (Tarefas).


Exemplo 4–5 Crie um ambiente de inicialização e reconfigure permuta ao utilizar uma lista

Neste exemplo, a permuta no novo ambiente de inicialização é a lista de segmentos que são notados no arquivo /etc/lu/swapslices. Uma descrição, mydescription , é associada com o nome second_disk.


# lucreate -A 'mydescription' -c first_disk \ 
-m /:/dev/dsk/c02t4d0s0:ufs -m /usr:/dev/dsk/c02t4d0s1:ufs \ 
-M /etc/lu/swapslices -n second_disk