Oracle Guia de instalação do Solaris 10 9/10: Solaris Live Upgrade e planejamento da atualização

ProcedurePara criar um ambiente de inicialização e personalizar o conteúdo

O conteúdo do sistema de arquivos no novo ambiente de inicialização pode ser modificado ao utilizar as opções a seguir. Diretórios e arquivos não são copiados para o novo ambiente de inicialização.

  1. Torne-se superusuário ou assuma uma função equivalente.

    Funções contêm autorizações e comandos privilegiados. Para maiores informações sobre funções, consulte Configuring RBAC (Task Map) no System Administration Guide: Security Services .

  2. Para criar um novo ambiente de inicialização, digite:


    # lucreate -m mountpoint:device[,metadevice]:fs_options [-m ...]  \ 
    [-x exclude_dir] [-y include] \
    [-Y include_list_file] \
    [-f exclude_list_file]\  
    [-z filter_list] [-I] -n BE_name
    
    -m mountpoint:device[,metadevice]:fs_options [-m ...]

    Especifique a configuração do sistema de arquivos do novo ambiente de inicialização no vfstab. Os sistemas de arquivos que são especificados como argumentos para -m podem estar no mesmo isco ou podem ser separados para vários discos. Utilize esta opção quantas vezes forem necessárias para criar um número de sistemas de arquivos necessários.

    • mountpoint pode ser qualquer ponto de montagem válido ou (hyphen), indicando uma partição de permuta.

    • Campo dispositivo pode ser um dos a seguir:

      • O nome de um dispositivo de disco, do formulário /dev/dsk/c wtxdys z

      • O nome de um volume Solaris Volume Manager, do formulário /dev/md/dsk/dnum

      • O nome de um volume Veritas Volume Manager, do formulário /dev/md/vxfs/dsk/dnum

      • A palavra-chave mesclado, indicando que o sistema de arquivos no ponto de montagem especificado está para ser mesclado com seus pais

    • Campo fs_options pode ser um dos a seguir:

      • ufs, que indica um sistema de arquivos UFS.

      • vxfs, que indica um sistema de arquivos Veritas.

      • permuta, que indica um volume de permuta. O ponto de montagem de permuta deve ser um (hyphen).

      • Para sistemas de arquivos que são dispositivos lógicos (espelhos), várias palavras-chave especificam ações a ser aplicadas para os sistemas de arquivos. Estas palavras-chave podem criar um dispositivo lógico, alterar as configurações de um dispositivo lógico ou excluir um dispositivo lógico. Para uma descrição destas palavras-chave, consulte Para criar um ambiente de inicialização com volumes RAID-1 (espelhos).

    -x exclude_dir

    Exclui arquivos e diretórios ao não copiá-los par o novo ambiente de inicialização. É possível utilizar várias instâncias desta opção para excluir mais que um arquivo ou diretório.

    exclude_dir é o nome do diretório ou arquivo.

    -y include_dir

    Copia diretórios e arquivos que são listados no novo ambiente de inicialização. Esta opção é utilizada quando for excluído um diretório, mas deseja restaurar subdiretórios ou arquivos individuais.

    include_dir é o nome do subdiretório a ser incluído.

    -Y list_filename

    Copia diretórios e arquivos de uma lista para o novo ambiente de inicialização. Esta opção é utilizada quando for excluído um diretório, mas deseja restaurar subdiretórios ou arquivos individuais.

    • list_filename é o caminho completo para um arquivo que contém uma lista.

    • O arquivo list_filename deve conter um arquivo por linha.

    • Se um item de linha é um diretório, todos os subdiretórios e arquivos abaixo deste diretório são incluídos. Se um item de linha é um arquivo, apenas aquele arquivo é incluído.

    -f list_filename

    Utiliza uma lista para excluir diretórios e arquivos mas não os copia para o novo ambiente de inicialização.

    • list_filename é o caminho completo para um arquivo que contém uma lista.

    • O arquivo list_filename deve conter um arquivo por linha.

    -z list_filename

    Utilize uma lista para copiar diretórios e arquivos para o novo ambiente de inicialização. Cada arquivo ou diretório na lista é notado com um mais "+" ou menos "-". Um mais indica um arquivo ou diretório incluído e o menos indica um arquivo ou diretório excluído.

    • list_filename é o caminho completo para um arquivo que contém uma lista.

    • O arquivo list_filename deve conter um arquivo por linha. Um espaço deve seguir o mais ou menos antes do nome do arquivo.

    • Se um item de linha é um diretório e e indicado com um mais (+), todos os subdiretórios e arquivos embaixo deste diretórios são incluídos. Se um item de linha é um arquivo e é indicado com um + (mais), apenas este arquivo é incluído.

    -I

    Substitui a verificação de integridade dos sistemas de arquivos. Utilize esta opção com cautela.

    Para evitar que remova arquivos de sistema importantes de um ambiente de inicialização, lucreate execute uma verificação de integridade. Esta verificação examina todos os arquivos que são registrados no banco de dados do pacote de sistema e para a criação do sistema de inicialização se algum arquivos for excluído. Utilizar esta opção substitui esta verificação de integridade. Esta opção cria o ambiente e inicialização mais rapidamente, mas pode não detectar problemas.

    -n BE_name

    O nome do ambiente de inicialização a ser criado. BE_name deve ser único o sistema.

    Quando a criação de um ambiente de inicialização estiver concluída, pode ser atualizado e ativado (tornado inicializável). Consulte Capítulo 5Atualizando com o Solaris Live Upgrade (Tarefas).


Exemplo 4–14 Criando um ambiente de inicialização e excluindo arquivos

Neste exemplo, o novo ambiente de inicialização é nomeado second_disk . O ambiente de inicialização fonte contém um sistema de arquivos , raiz ( /). No novo ambiente de inicialização, o sistema de arquivos /var é dividido do sistema de arquivos raiz (/) e colocado em outro segmento. O comando lucreate configura um sistema de arquivos UFS para os pontos de montagem raiz (/) e /var . Além disso, dois arquivos de correio /var, raiz e staff não são copiados para o novo ambiente de inicialização. Permuta é compartilhada automaticamente entre o novo ambiente de inicialização e o fonte.


# lucreate -n second_disk \ 
-m /:/dev/dsk/c0t1d0s0:ufs -m /var/mail:/dev/dsk/c0t2d0s0:ufs  \  
-x /var/mail/root -x /var/mail/staff


Exemplo 4–15 Criando um ambiente de inicialização e excluindo e incluindo arquivos

Neste exemplo, o novo ambiente de inicialização é nomeado second_disk . O ambiente de inicialização fonte contém um sistema de arquivos para o sistema operacional, raiz ( /). A fonte também possui um sistema de arquivos que é nomeado /mystuff. lucreate configura um sistema de arquivos UFS para os pontos de montagem raiz (/) e /mystuff. Apenas dois diretórios no /mystuff são copiados para o novo ambiente e inicialização: /latest e /backup . Permuta é compartilhada automaticamente entre o novo ambiente de inicialização e o fonte.


# lucreate -n second_disk \ 
-m /:/dev/dsk/c01t0d0s0:ufs -m /mystuff:/dev/dsk/c1t1d0s0:ufs  \  
-x /mystuff -y /mystuff/latest -y /mystuff/backup