Oracle Guia de instalação do Solaris 10 9/10: Solaris Live Upgrade e planejamento da atualização

Diretrizes para a seleção de porções para sistemas de arquivos compartilháveis

O Solaris Live Upgrade copia todo o conteúdo de um segmento para o novo segmento designado do ambiente de inicialização. Talvez você queira que alguns sistemas de arquivos grandes nesse segmento sejam compartilhados entre os ambientes de inicialização em vez de copiados, a fim de conservar espaço e tempo gasto para a cópia. Os sistemas de arquivos críticos para o sistema operacional tal como uma raiz (/) e /var devem ser copiados. Sistemas de arquivos tal como o /home não são sistemas de arquivos críticos e poderiam ser compartilhados entre ambientes de inicialização. Sistemas de arquivos compartilháveis devem ser sistemas de arquivos definidos pelos usuários e em porções de permuta separadas em ambos os ambientes de inicialização ativo e novo. É possível reconfigurar o disco de várias maneiras, dependendo das suas necessidades.

Reconfigurando um disco 

Exemplos 

Para obter mais informações 

É possível redividir o disco antes da criação do novo ambiente de inicialização e colocar os sistemas de arquivos compartilháveis nas suas próprias porções.  

Por exemplo, se o sistema de arquivo de raiz (/), /var e /home estiverem no mesmo segmento, reconfigure o disco e coloque o /home no seu próprio segmento. Ao criar qualquer sistema de arquivo novo, por padrão, o /home será compartilhado com o novo sistema de arquivo.

format(1M)

Caso queira compartilhar um diretório, este deve ser dividido no seu próprio segmento. O diretório é então, um sistema de arquivo que pode ser compartilhado com outro ambiente de inicialização. É possível utilizar o comando lucreate com a opção -m para criar um novo ambiente de inicialização e dividir um diretório nas suas próprias porções. Mas, o novo sistema de arquivos não pode se compartilhado ainda com o ambiente de inicialização original. É necessário portanto executar novamente o comando lucreate com a opção -m para criar outro ambiente de inicialização. Os dois ambientes de inicialização novos pode então compartilhar o diretório.

Por exemplo, se quis atualizar a partir da versão 9 do Solaris para a versão do Solaris 10 9/10 e compartilhar o /home, você poderia ter executado o comando lucreate com a opção -m. Poderia ter sido criada a versão 9 do Solaris com o /home como um sistema de arquivo separado no seu próprio segmento. Então, ter sido executado novamente o comando lucreate com a opção -m para duplicar esse ambiente de inicialização. Este terceiro ambiente de inicialização pode então ser atualizado para a versão do Solaris 10 9/10. /home é compartilhado entre as versões do Solaris 9 de do Solaris &releaseVersion.

Para uma descrição de sistemas de arquivo compartilháveis e críticos, consulte Tipos de sistemas de arquivos.