Oracle Guia de instalação Solaris 10 9/10: arquivos Solaris Flash (criação e instalação)

Personalizando os diretórios e dados do arquivo

Quando você cria um arquivo Solaris Flash, alguns arquivos e diretórios que estão para serem copiados do sistema mestre poderão ser excluídos. Se você tiver excluído um diretório, poderá, também, restaurar os arquivos ou subdiretórios especificados daquele diretório. Por exemplo, poderá criar um arquivo que exclui todos os arquivos e diretórios de /a/aa/bb/c. O conteúdo do subdiretório bb poderia ser incluído. O único conteúdo ficaria, então, no subdiretório bb.


Cuidado – Cuidado –

Utilize as opções de exclusão de arquivo flarcreate com cuidado. Se você excluir alguns diretórios, outros que você não tinha conhecimento podem ser deixados no arquivo, como arquivos de configuração do sistema. O sistema ficaria, assim, inconsistente e a instalação não funcionaria. A exclusão de diretórios e arquivos é melhor utilizada com dados que podem ser facilmente removidos sem interromper o sistema, como grandes arquivos de dados.


A tabela a seguir lista as opções do comando flarcreate que podem excluir arquivos e diretórios e restaurar arquivos e subdiretórios.

Quão especificado? 

Opções que excluem 

Opções que incluem 

Especifique o nome do diretório ou arquivo 

-x exclude_dir/filename

-y include_dir/filename

Utilize um arquivo que contém uma lista 

-X list_filename

-z list_filename

-f list_filename

-z list_filename

Para obter descrições dessas opções, consulte Tabela 6–7.

Para obter exemplos de personalização de um arquivo, consulte Criando um arquivo Solaris Flash e arquivos de personalização (exemplos).