JavaScript is required to for searching.
Ignorar Links de Navegao
Sair do Modo de Exibio de Impresso
Guia do usuário do Oracle Solaris 11.1 Desktop     Oracle Solaris 11.1 Information Library (Português (Brasil))
search filter icon
search icon

Informação sobre o documento

Prefácio

1.  Introdução à área de trabalho

2.  Uso das janelas da área de trabalho

3.  Uso dos espaços de trabalho da área de trabalho

4.  Uso dos painéis da área de trabalho

5.  Uso dos aplicativos da área de trabalho

6.  Uso da barra de menus principal

7.  Uso do controle deslizante de tempo

8.  Uso do Gerenciador de arquivos

9.  Uso das ferramentas e utilitários da área de trabalho

10.  Configuração da área de trabalho

Sobre as ferramentas de preferências

Tecnologias assistivas

Atalhos do teclado

Como adicionar um atalho personalizado

Como editar um atalho de teclado

Aplicativos preferenciais

Definição de preferências de aparência

Aparência

Preferências de tema

Preferências de plano de fundo da área de trabalho

Preferências de fonte

Renderização de fonte

Efeitos visuais

Mostrar ícones em menus

Teclas de atalho de menu editáveis

Rótulos dos botões da barra de ferramentas

Janelas

Proteção de tela

Preferências de proteção de tela

Definição das preferências de proteção de tela padrão para todos os usuários

Restauração das definições de proteção de tela padrão para um usuário

Modificação das preferências de proteção de tela

Modificação da aparência da proteção de tela

Como desativar a exibição da proteção de tela

Definição das preferências de internet e rede

Rede

Proxy da rede

Compartilhamento de área de trabalho

Definição de preferências do teclado

Teclado

General (Geral)

Layouts

Opções de layout do teclado

Accessibility (Acessibilidade)

Feedback de áudio

Teclas do mouse

Intervalo de digitação

Seletor de método de entrada

Como ativar ou desativar o IM

Configuração de preferências de hardware

Ferramenta de preferências de monitor

Ferramenta de preferências de som

Preferências de reprodução

Preferências de gravação

Preferências de tema sonoro

Preferências de som do aplicativo

Configuração de preferências de sessão

Configuração dos aplicativos de inicialização

A.  Uso do mouse

B.  Uso do teclado

Definição das preferências de internet e rede

Esta seção descreve as configurações de internet e rede que podem ser definidas.

Rede

No Oracle Solaris, os perfis de configuração de rede (NCPs) gerenciam a configuração de rede do sistema. Somente um NCP pode estar ativo em um sistema de cada vez. O Oracle Solaris oferece suporte a dois tipos de NCPs: reativos e fixos. Dependendo do seu tipo, o NCP ativo determina se a configuração de rede do sistema é reativa ou fixa.

Por padrão, o Oracle Solaris utiliza um recurso chamado de configuração de rede reativa (NWAM) para simplificar a configuração de rede. A ferramenta de preferências Rede permite que você configure esse recurso.

O recurso de configuração de rede reativa simplifica a configuração de rede básica configurando e gerenciamento automaticamente redes com e sem fio. O NWAM endereça configurações Ethernet e sem fio básicas e permite executar várias tarefas de rede, como conexão a uma rede com ou sem fio na inicialização e configuração de novas redes com ou sem fio. O recurso NWAM também simplifica configurações de rede mais complexas, como configuração de rede do sistema. Além disso, esse recurso exibe mensagens informativas sobre o status atual da sua conexão de rede e a integridade geral da rede.

Outros recursos incluem:

A configuração de rede é gerenciada pelo armazenamento dos valores de proprietário desejados na forma de perfis. O NWAM determina qual perfil deve ser ativado em determinado momento dependendo das condições atuais de rede e, em seguida, ativa esse perfil.

Os dois tipos principais de perfil são o perfil de Rede, que especifica a configuração de interfaces de rede individuais e o perfil de Locais, que especifica a configuração de rede do sistema. Os componentes individuais que formam o perfil de rede são chamados de conexões de rede. Você pode usar esse aplicativo para configurar e gerenciar os dois tipos de perfil.

Para obter mais informações sobre o uso do NWAM, consulte Connecting Systems Using Reactive Network Configuration in Oracle Solaris 11.1.

Proxy da rede

As Preferências de proxy de rede permitem configurar como seu sistema irá se conectar à Internet.

Você pode configurar o Oracle Solaris Desktop para conectar a um servidor proxy e especificar os detalhes do servidor proxy. Um servidor proxy é um servidor que intercepta solicitações para outro servidor e atende solicitações ele mesmo, se possível. Você pode fornecer o nome do domínio ou o endereço IP (Internet Protocol) do servidor proxy. Um nome de domínio é um identificador alfabético exclusivo para um computador em uma rede. Um endereço IP é um identificador numérico exclusivo para um computador em uma rede.

Já que você talvez precise usar uma configuração de proxy diferente em diferentes locais, as Preferências de proxy da rede permitem definir configurações de proxy separadas e alternar entre elas por meio da configuração de Local na parte superior da janela. Escolha New Location (Novo local) para criar uma configuração de proxy para um novo local. Para remover um local, selecione-o e clique no botão Delete Location (Excluir local) na parte inferior da janela.

As preferências de proxy da rede são descritas na tabela a seguir.

Tabela 10-4 Preferência do proxy da rede

Elemento da caixa de diálogo
Descrição
Conexão direta à Internet
Selecione esta opção para se conectar à Internet sem um servidor proxy.
Configuração manual de proxy
Selecione esta opção para se conectar à Internet por meio de um servidor proxy e configurar as definições de proxy manualmente.
  • Proxy HTTP – O nome de domínio ou endereço IP do servidor proxy a ser usado quando você solicitar um serviço HTTP. Digite o número da porta do serviço HTTP no servidor proxy no campo Port (Porta). Se o servidor proxy HTTP exigir autenticação, clique no botão Details (Detalhes) para informar seu nome de usuário e senha.

  • Proxy HTTP seguro – O nome de domínio ou endereço IP do servidor proxy a ser usado quando você solicita um serviço HTTP seguro. Digite o número da porta do serviço HTTP seguro no servidor proxy no campo Port (Porta).

  • Proxy FTP – O nome de domínio ou endereço IP do servidor proxy a ser usado quando você solicitar um serviço FTP. Digite o número da porta do serviço FTP no servidor proxy do campo Port (Porta).

  • Host Socks – O nome de domínio ou endereço IP do host Socks a ser usado. Digite o número da porta do protocolo Socks no servidor proxy no campo Port (Porta).

Configuração automática de proxy
Selecione esta opção caso você queira se conectar à Internet por meio de um servidor proxy e queira configurar o servidor proxy automaticamente.

A configuração automática de proxy funciona por meio de um arquivo PAC, que seu navegador descarrega de um servidor Web. Se você não especificar o URL para um arquivo PAC na entrada URL de autoconfiguração, seu navegador tentará localizar uma automaticamente.

  • URL de autoconfiguração – O URL de um arquivo PAC que contém as informações necessárias para configurar o servidor proxy automaticamente.

Se você usa hosts que devem se conectar à Internet diretamente sem um proxy, adicione-os à Ignore Host List (Ignorar lista de hosts) na guia Ignored Hosts (Hosts ignorados). Quando você acessar esses hosts, você irá se conectar à Internet diretamente sem um proxy.

Compartilhamento de área de trabalho

A ferramenta de preferências Compartilhamento de área de trabalho permite compartilhar uma sessão do Oracle Solaris Desktop entre vários usuários e definir preferência de compartilhamento de sessão.

A tabela a seguir lista as preferências de compartilhamento de sessão que podem ser definidas. Essas preferências têm um efeito direto na segurança do seu sistema.

Tabela 10-5 Preferências de compartilhamento de sessão

Elemento da caixa diálogo
Descrição
Allow other users to view your desktop (Permitir que outros usuários visualizem sua área de trabalho)
Permite que usuários remotos visualizem sua sessão. Todos os eventos de teclado, ponteiro e área de transferência do usuário remoto serão ignorados.
Allow other users to control your desktop (Permitir que outros usuários controlem sua área de trabalho)
Permite que outros acessem e controlem sua sessão de um local remoto.
Security (Segurança)
Determina os métodos de segurança quando um usuário tenta visualizar ou controlar sua sessão:
  • You must confirm each access to this machine (Você deve confirmar cada acesso a essa máquina) – Exibe uma caixa de diálogo de confirmação quando um usuário tenta se conectar à sua área de trabalho. Cancele a seleção desta opção se quiser se conectar remotamente à sua própria área de trabalho.

  • Require the user to enter this password (Exigir que o usuário digite essa senha) – Especifica se uma senha deve ser fornecida por um usuário remoto para acessar sua área de trabalho. Você deve definir uma senha para a sua área de trabalho.

  • Configure network automatically to accept connections (Configurar a rede automaticamente para aceitar conexões) – Permite que os usuários acessem sua área de trabalho via Internet. Se esta opção não estiver selecionada, os usuários só poderão acessar sua área de trabalho por meio da rede local.

Notification Area (Área de notificação)
Determina quando exibir um ícone de Remote Desktop (Área de trabalho remota) na área de notificação do painel da área de trabalho:
  • Always display an icon (Sempre exibir um ícone) – Exibe um ícone sempre que a área de trabalho estiver disponível para compartilhamento, mesmo se não houver usuários remotos conectados.

  • Só exibe um ícone quando há alguém conectado – Exibe um ícone apenas quando usuários remotos estão conectados à sua área de trabalho.

  • Never display an icon (Nunca exibir um ícone) – Não exibe um ícone quando um ou mais usuários remotos estiverem conectados.