JavaScript is required to for searching.
Ignorar Links de Navegao
Sair do Modo de Exibio de Impresso
Guia de instalação do Oracle Solaris 10 1/13: planejamento para instalação e upgrade     Oracle Solaris 10 1/13 Information Library (Português (Brasil))
search filter icon
search icon

Informação sobre o documento

Prefácio

Parte I Planejamento geral de uma instalação ou upgrade do Oracle Solaris

1.  Onde encontrar informações de planejamento da instalação do Oracle Solaris

2.  Instalação e upgrade do Oracle Solaris (roteiro)

3.  Requisitos de sistema, diretrizes e upgrade (informações)

Requisitos e recomendações do sistema

Alocação de disco e espaço de permuta

Planejamento e recomendações de espaço geral em disco

Recomendações de espaço em disco para grupos de software

Planejamento do upgrade

Programas de upgrade

Limitações de upgrade e aplicação de patches

Instalando um Arquivo Flash em vez de atualizar

Criação de um arquivo compactado que contém arquivos grandes

Atualizando com realocação de espaço em disco

Utilizando o Patch Analyzer ao atualizar

Fazendo backup e reiniciando sistemas para um upgrade

Planejamento de segurança da rede

Detalhes de segurança restrita

Revisando as configurações de segurança depois da instalação

Valores de configurações regionais

Nomes e grupos de plataforma

x86: Recomendações de particionamento

O layout de partição de disco de inicialização padrão preserva a partição do serviço

Como descobrir a versão do SO Oracle Solaris que o sistema está executando

4.  Coletando informações antes da instalação ou do upgrade

Parte II Compreendendo instalações relacionadas ao ZFS, inicialização, Oracle Solaris Zones e volumes RAID-1

5.  Instalação do sistema de arquivos raiz ZFS (planejamento)

6.  Inicialização baseada em SPARC e em x86 (visão geral e planejamento)

7.  Atualizando quando o Oracle Solaris Zones está instalado em um sistema

8.  Criando volumes RAID-1 (espelhos) durante a instalação (visão geral)

9.  Criando volumes RAID-1 (espelhos) durante a instalação (planejamento)

Glossário

Índice

Planejamento do upgrade

Os métodos de upgrade para Solaris 8, Solaris 9 e Oracle Solaris 10 são:

Programas de upgrade

É possível efetuar um upgrade padrão interativo com o programa de instalação do Oracle Solaris ou um upgrade automático com o método de instalação JumpStart. O Live Upgrade permite atualizar um sistema em execução.

Programa de upgrade
Descrição
Mais informações
Live Upgrade
Permite que crie uma cópia do sistema atualmente em execução. A cópia pode ser atualizada e, em seguida, uma reinicialização troca a cópia atualizada para tornar-se o sistema atualmente em execução. Utilizar o Live Upgrade diminui o tempo de inatividade necessário para atualizar o SO Oracle Solaris. Além disso, o Live Upgrade pode evitar problemas com o upgrade. Por exemplo, é possível recuperar de um upgrade em caso de queda de energia, porque a cópia que está sendo atualizada não é o sistema atualmente em execução.
Para planejar uma alocação de espaço em disco ao utilizar o Live Upgrade, consulte Requisitos do Live Upgrade no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 1/13: Live Upgrade e planejamento da atualização.
Programa de instalação do Oracle Solaris
Guia você pelas etapas de um upgrade com uma GUI interativa.
Programa JumpStart
Fornece um upgrade automatizado. Um arquivo de perfil e scripts opcionais de pré-instalação e pós-instalação fornecem as informações necessárias. Ao criar um perfil JumpStart para um upgrade, especifique install_type upgrade. Você deve testar o perfil JumpStart quanto à configuração de disco do sistema e o software atualmente instalado antes de atualizar. Utilize o comando pfinstall-D no sistema que estiver atualizando para testar o perfil. Não é possível testar um perfil de upgrade utilizando um arquivo de configuração de disco.

Limitações de upgrade e aplicação de patches

A tabela a seguir lista as limitações ao atualizar um sistema sob algumas condições.

Problema
Descrição
Mais informações
Para pools raiz ZFS, existem outras limitações de upgrade
Só é possível usar o Live Upgrade para atualizar pools raiz ZFS.
Atualizando para um grupo de software diferente
Não é possível atualizar o sistema para um grupo de software que não está instalado no sistema. Por exemplo, se você instalou anteriormente o Grupo de software Oracle Solaris para usuário final em seu sistema, não poderá usar a opção de upgrade para atualizar para o Grupo de software Oracle Solaris para desenvolvedor. No entanto, durante o upgrade, é possível adicionar ao sistema um software que não faz parte do grupo de software instalado atualmente.
Para obter informações sobre grupos de software consulte Recomendações de espaço em disco para grupos de software.
Atualizando quando as zonas não globais estão instaladas
É possível atualizar um sistema que possua zonas não globais instaladas com o programa de instalação do Oracle Solaris, o Live Upgrade ou o JumpStart. As seguintes limitações se aplicam:
  • O Live Upgrade é o programa recomendado para a execução de upgrades ou aplicação de patches em um sistema. Outros programas de upgrade talvez requeiram um tempo de atualização extenso, pois o tempo necessário para completar o upgrade aumenta linearmente com o número de zonas não globais instaladas. Se estiver aplicando patches em um sistema com o Live Upgrade, você não precisará colocar o sistema no modo de usuário único e poderá maximizar o tempo de operação do sistema.

  • Ao utilizar um Arquivo Flash para instalação, um arquivo que contém zonas não globais não será instalado corretamente no sistema.

Para conhecer os requisitos e as limitações, consulte Atualizando com zonas não globais.
Aplicando patches com o Live Upgrade no SO Solaris 8 ou Solaris 9
Você não poderá usar o Live Upgrade para corrigir um ambiente de inicialização inativo do Oracle Solaris 10 quando o ambiente de inicialização ativo estiver executando o SO Solaris 8 ou 9. O Live Upgrade invocará os utilitários de patch na partição de inicialização ativa para corrigir a partição de inicialização inativa. Os utilitários de patch do Solaris 8 e Solaris 9 desconhecem o Oracle Solaris Zones, o SMF (Service Management Facility) e outras melhorias do SO Oracle Solaris 10. Portanto, os utilitários de patch não conseguem corrigir corretamente um ambiente de inicialização inativo do Oracle Solaris 10. Se você estiver utilizando o Live Upgrade para atualizar o SO Solaris 8 ou Solaris 9 para o SO Oracle Solaris 10, deverá primeiro ativar o ambiente de inicialização do Oracle Solaris 10 antes de aplicar os patches. Depois de o ambiente de inicialização do Oracle Solaris 10 ser ativado, é possível aplicar o patch diretamente no ambiente de inicialização ativo ou criar outro ambiente de inicialização inativo e aplicar o patch, utilizando o Live Upgrade.
Atualizando com sistemas de arquivos Veritas
A instalação interativa do Oracle Solaris e os programas JumpStart não oferecem a possibilidade de atualizar um sistema quando você utilizar sistemas de arquivos Veritas VxVM sob estas condições:
  • Se o sistema de arquivos raiz a ser atualizado estiver sob controle Veritas. Por exemplo, se o sistema de arquivo raiz (/) estiver montado em um dispositivo /dev/vx/....

  • Se qualquer software Oracle Solaris estiver instalado em qualquer sistema de arquivos Veritas. Por exemplo, se o sistema de arquivo /usr estiver montado em um dispositivo /dev/vx/....

Para atualizar quando Veritas VxVM estiver configurado, utilize um dos seguintes métodos:

Instalando um Arquivo Flash em vez de atualizar

O recurso de instalação do Arquivo Flash fornece um método de criação de uma cópia de toda a instalação de um sistema mestre que pode ser replicado em muitos sistemas clone. Essa cópia é chamada de arquivo flash. É possível instalar um arquivo utilizando qualquer programa de instalação.


Cuidado

Cuidado - Um arquivo flash não pode ser criado adequadamente quando uma zona não global está instalada. O recurso Solaris Flash não é compatível com a tecnologia de particionamento de zonas. Se você criar um arquivo flash, o arquivo resultante não será instalado adequadamente quando o arquivo for implantado sob estas condições:

  • O arquivo é criado em uma zona não global

  • O arquivo é criado em uma zona global que possui zonas não globais instaladas


Criação de um arquivo compactado que contém arquivos grandes

O método padrão de cópia utilizado ao criar um Arquivo Flash é o utilitário cpio. Os tamanhos dos arquivos individuais não podem ser maiores que 4 GB. Se possuir arquivos individuais grandes, o comando flarcreate com a opção -L pax utiliza o utilitário pax para criar um arquivo sem limitações de tamanho em arquivos individuais. Os tamanhos dos arquivos individuais podem ser maiores que 4 GB.

Para obter informações sobre como instalar um arquivo usando os vários programas de instalação, consulte os seguintes recursos:

Atualizando com realocação de espaço em disco

A opção de upgrade no programa de instalação do Oracle Solaris e a palavra-chave upgrade no programa JumpStart fornecem a capacidade de realocar espaço em disco. Essa realocação altera automaticamente o tamanho dos segmentos de disco. É possível realocar espaço em disco se os sistemas de arquivos atuais não tiverem espaço suficiente para o upgrade. Por exemplo, os sistemas de arquivos podem precisar de mais espaço para o upgrade pelos seguintes motivos:

O recurso de layout automático tenta realocar o espaço em disco para acomodar os novos requisitos de tamanho do sistema de arquivos. Inicialmente, as tentativas de layout automático para realocar o espaço com base em um conjunto padrão de restrições. Se o layout automático não puder realocar espaço, você deve alterar as restrições nos sistemas de arquivos.


Observação - O layout automático não tem a capacidade de "aumentar" os sistemas de arquivos. O layout automático realoca espaço de acordo com o seguinte processo:

  1. Fazendo backup de arquivos necessários sobre os sistemas de arquivo que precisem ser alterados.

  2. Reparticionando os discos na base das alterações do sistema de arquivos.

  3. Restaurando os arquivos de backup antes de realizar o upgrade.


Utilizando o Patch Analyzer ao atualizar

O Patch Analyzer realiza uma análise em seu sistema caso queira atualizar para uma destas versões que acompanham a versão inicial do Solaris 10 3/05:

Se já estiver executando o SO Oracle Solaris e tiver instalado os patches individuais, o upgrade para uma versão subsequente do Solaris 10 ocasionará o seguinte:

É possível utilizar o Patch Analyzer para determinar quais patches, se houverem, serão removidos. Para obter instruções detalhadas sobre como usar o Patch Analyzer, consulte o Apêndice D, Utilizando o Patch Analyzer ao atualizar (tarefas), no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 1/13: Live Upgrade e planejamento da atualização.

Fazendo backup e reiniciando sistemas para um upgrade

Fazer backup de sistemas de arquivos existentes antes de atualizar para o SO Oracle Solaris é altamente recomendável. Se você copiar os sistemas de arquivos para mídia removível, como uma fita, é possível proteger contra perda de dados, danos ou corrupção.

Nas versões anteriores, o mecanismo de reinício permitia continuar um upgrade depois de uma queda de energia ou outro problema semelhante. A partir da versão Solaris 10 10/08, se você tiver um problema, o upgrade poderá não ser reiniciado.