Importando Scripts de Cálculo do Essbase como Regras de Negócios Gráficas

Você pode importar scripts de cálculo do Oracle Essbase para o Oracle Hyperion Calculation Manager como regras de negócios gráficas.

Quando você importa um script de cálculo do Essbase que contém um comando de cálculo SET RUNTIMESUBVARS, todas as variáveis de substituição de tempo de execução do Essbase (precedidas por um caractere de e comercial no script) são convertidas em variáveis de solicitação em tempo de execução do Calculation Manager com a notação {}. Por padrão, uma variável string é criada no Calculation Manager usando o valor das variáveis do comando RUNTIMESUBVARS do script de cálculo do Essbase. Para obter mais informações sobre a criação desses scripts de cálculo no Essbase, consulte o Oracle Essbase Database Administrator's Guide.

No Calculation Manager, o valor da variável é exibido na coluna Valor da guia Variáveis quando você abre a regra de negócios no Designer de Regras. (Você pode ver o valor padrão da variável abrindo-a no Designer de Variáveis e verificando a coluna Valor Padrão.) No entanto, se a variável do script de cálculo não tiver um valor ou um valor padrão, o Calculation Manager não exibirá os valores.

Se houver qualquer texto entre as tags <RTSV_HINT>e</RTSV_HINT> no script de cálculo, esse texto será usado como texto da solicitação em tempo de execução; se não houver texto entre elas, o texto da solicitação será o nome da variável.

Para importar um script de cálculo do Essbase como uma regra de negócios gráfica:

  1. Na Exibição do Sistema, clique com o botão direito do mouse no banco de dados e selecione Importar Script de Cálculo do Essbase.

    Essa opção de menu está disponível apenas se houver scripts de cálculo do Essbase a serem importados.

  2. Para cada script de cálculo, selecione se ele já existe no Calculation Manager e se você deseja importá-lo. (Para importar todos os scripts de cálculo, clique em Selecionar Tudo.)
  3. Selecione uma das seguintes opções:
    • Selecione Substituir Objetos Existentes para substituir objetos existentes com novos objetos com o mesmo nome.

    • Selecione Ignorar Objetos Existentes para manter objetos existentes quando novos objetos tiverem o mesmo nome.

  4. Clique em Importar.

    Nota:

    Se o script de cálculo importado for importado como um componente de script, pode haver um erro de análise. Valide - a e, se houver algum erro de análise, siga um destes procedimentos para corrigir o problema. corrija o erro de análise 1) Corrija o erro de análise no Calculation Manager, valide a regra, clique com o botão direito do mouse no componente de script e selecione Converter como Gráfico e salve a regra. (Para desfazer a conversão em gráfico, selecione Editar e, em seguida, Desfazer Conversão.) 2) Abra o script de cálculo original, corrija o erro de análise, salve o script de cálculo e importe-o para o Calculation Manager novamente. O script de cálculo tem uma marcação na opção Já Existe. Selecione a caixa de seleção Importar e Sobregrave Objetos Existentes.

    Após a importação de scripts de cálculo, se o script de cálculo importado estiver em um componente de script, e você desejar visualizá-lo no formato gráfico, clique com o botão direito do mouse no componente de script no fluxograma de regra e selecione Converter em Gráfico.

    É possível também salvar os resultados da importação para um arquivo local.