Transição para o Calculation Manager

Nesta versão, os usuários do Oracle Hyperion Financial Management e do Oracle Hyperion Planning que estão trabalhando com os aplicativos criados no Financial Management ou no Planning, e os usuários do aplicativo de armazenamento agregado e armazenamento em bloco do Oracle Essbase podem criar e gerenciar suas regras de negócios no Oracle Hyperion Calculation Manager.

Esta tabela compara recursos de regras de negócios no Calculation Manager, no Oracle Hyperion Business Rules (para usuários do Planning e do Essbase) e no Financial Management (para usuários do Financial Management).

Tabela A-1 Comparação de recursos de regras de negócios no Calculation Manager, Financial Management e Business Rules

Recurso/Ação No Calculation Manager No Business Rules (para os usuários do Planning e Essbase) No Financial Management
Criação de regras de negócios

Você pode criar uma regra de negócios graficamente em um fluxograma no Rule Designer.

Existe cinco componentes para os aplicativos de armazenamento em bloco do Planning e do Essbase e seis componentes para os aplicativos do Financial Management que você usa para projetar regras de negócios

  1. Componente de fórmula: contém instruções de cálculo gravadas ou criadas com membros, funções e, opcionalmente, instruções condicionais

  2. Componente de script: contém somente instruções de script de cálculo do Visual Basic (Financial Management) ou Essbase (Planning).

  3. Componente de condição: contém instruções (ou seja, instruções If...Then) que são verdadeiras ou falsas.

  4. Componente de loop: contém listas de membros de metadados (por exemplo, listas de contas)

  5. Componente de intervalo de membros: contém listas de membros de metadados (por exemplo, listas de contas)

  6. (Somente usuários do Financial Management) Componente de intervalo de dados: contém listas de registros de dados (por exemplo, listas de valores de conta)

Para aplicativos de armazenamento agregado do Essbase, existem três componentes:

  1. Componente de Ponto de Vista: como um componente de intervalo de membros, contém listas de membros de metadados

  2. Componente de alocação: contém cálculos para a distribuição de dados dos membros em um nível no outline do banco de dados para outros membros do outline

  3. Componente de fórmula: contém instruções de cálculo que você projeta usando membros, funções e variáveis

É possível usar membros, variáveis e funções nos componentes.

Você pode criar uma regra de negócios no Business Rules Graphical Designer e no nó do Business Rules da Console de Administração do Oracle Essbase Administration Services.

Existem quatro ações e oito fórmulas que você pode usar para projetar regras de negócios gráficas:

  1. Ação Agregar Dados

  2. Ação Copiar Dados

  3. Ação Limpar Dados

  4. Ação Criar Blocos

  5. Fórmula de Pró-Rata

  6. Fórmula do Fator de Distribuição

  7. Fórmula de Divisão Uniforme

  8. Fórmula de Aumento-Diminuição

  9. Fórmula de Unidades-Taxas

  10. Fórmula combinada

  11. Fórmula personalizada

  12. Fórmula variável

É possível criar uma regra de negócios no Editor de Regras ou em um editor de texto. Você pode usar as funções e os membros do Visual Basic e do Financial Management nas regras de negócios do Financial Management.
Uso de modelos do sistema (no Calculation Manager) e de ações e fórmulas (no Business Rules) para projetar regras de negócios

Observação: modelos do sistema não são suportados para os aplicativos de armazenamento agregado do Essbase.

Existem oito modelos de sistema de armazenamento em bloco do Planning e do Essbase no Calculation Manager:

  1. O modelo Agregação agrega dados.

  2. O modelo Copiar Dados copia dados.

  3. O modelo Limpar Dados apaga dados.

  4. O modelo Alocação Simples aloca dados de um local para outro.

  5. O modelo Alocação de Nível para Nível aloca dados de vários níveis.

  6. O modelo Valor-Taxa-Unidade calcula uma variável quando você fornece valores para a outra.

  7. O modelo Exportar Dados exporta dados para u banco de dados ou arquivo.

  8. O modelo Comandos SET permite inserir comandos de script que otimizam o desempenho de scripts de cálculo.

Existem oito modelos de sistema do Financial Management no Calculation Manager:

  1. O modelo Arredondamento Financeiro arredonda os dados usando o arredondamento financeiro em vez do estatístico. A função Arredondamento Financeiro arredonda os dados para o número especificado de decimais, usando o método 4 para baixo/5 para cima.

  2. O Modelo Obter Dias do Mês gera o número de dias do mês com base em um número especificado de ano e mês. O mês pode ser inserido como um número fora do intervalo habitual de 1 a 12, e a função desloca. Por exemplo, se você inserir o ano de 2008 e o número de período 0, será retornado o número de dias de Dezembro de 2007. Se inserir o ano de 2008 e o número de período 14, será retornado o número de dias de Fevereiro de 2009. Essa função também leva em conta os anos Bissextos.

  3. O modelo Está na Lista testa se um membro de dimensão especificado é um membro de uma lista de membros especificada.

  4. O modelo Balanço Médio calcula as razões de saldo médio para as frequências MTD, QTD, HYTD e YTD. Os dados podem ser inseridos como MTD< QTD, HYTD< YTD ou como o balanço diário acumulado.

  5. O modelo Balanço de Abertura calcula o balanço de abertura de uma conta com base no método de recuperação especificado. A recuperação do balanço de abertura pode ser da moeda de mesmo valor ou do Total da Moeda da Entidade.

  6. O modelo Consolidação Complexa é uma regra de consolidação integrada que consolida e elimina as informações para cada entidade no grupo de consolidação com base no método de consolidação (Controladora, Global, Proporcional ou Patrimônio Líquido) atribuído a cada entidade. Ele calcula Capital, Investimento, Renda Líquida e eliminação padrão. As transações de auditoria são geradas com base no sinalizador de auditoria definido por você. A regra de consolidação fornece a maioria dos cálculos para requisitos Estatutários típicos.

  7. O modelo Consolidação Padrão é uma regra de consolidação integrada que consolida e elimina dados de cada entidade do grupo de consolidação usando o processo de consolidação padrão.

  8. O modelo Alocação de Entidade aloca a conta de origem da entidade pai do grupo para a conta de destino de cada entidade da lista com base no peso de alocação especificado.

Existem quatro ações no Business Rules que funcionam como muitos dos modelos de sistema no Calculation Manager:
  1. A ação Agregar Dados funciona como o modelo Agregação no Calculation Manager.

  2. A ação Copiar Dados funciona como o modelo Copiar Dados no Calculation Manager.

  3. A ação Limpar Dados, junto com a ação Criar Blocos, funciona como o modelo Limpar Dados no Calculation Manager.

  4. A ação Criar Blocos, junto com a ação Limpar Dados, funciona como o modelo Limpar Dados no Calculation Manager.

O Business Rules também oferece fórmulas que funcionam como modelos de sistema do Calculation Manager:

  1. A fórmula de Pró-Rata funciona como o modelo Alocação Simples Dados no Calculation Manager.

  2. As três fórmulas de Unidades-Taxas funcionam como o modelo Valor-Taxa-Unidade no Calculation Manager.

Não aplicável
Criação de modelos definidos personalizados (no Calculation Manager) e macros (no Business Rules) para o projeto de regras de negócios É possível usar um assistente para projetar modelos definidos personalizados reutilizáveis para executar cálculos exclusivos para seu negócio. Você pode copiar um modelo de sistema e salvá-lo com um nome novo a ser usado como ponto inicial para um modelo definido personalizado. É possível projetar macros reutilizáveis para executar cálculos exclusivos ao seu negócio. Não aplicável
Criação de solicitações em tempo de design É possível usar um assistente para criar solicitações em tempo de design para modelos definidos personalizados no Calculation Manager. Você pode usar variáveis em macros para solicitar informações. Não aplicável
Compartilhamento de componentes É possível compartilhar componentes de script e de fórmula nos tipos e aplicativos de plano (para o Planning), cálculo (para o Financial Management) e banco de dados (para o Essbase). Não aplicável Não aplicável
Arrastar e soltar componentes É possível arrastar e soltar componentes para o fluxograma de uma regra de negócios no Rule Designer. É possível arrastar e soltar ações e fórmulas na barra de processos da regra de negócios no Graphical Designer. Não aplicável
Mostrar e ocultar detalhes Você pode aumentar ou reduzir um fluxograma para exibir mais (ou menos) detalhes. Não aplicável Não aplicável
Edição de uma regra de negócios no formato de script de cálculo É possível editar uma regra de negócios no formato de script de cálculo e retornar para editá-la graficamente no Rule Designer. É possível editar uma regra de negócios no formato de script de cálculo, mas não é possível retornar para editá-la graficamente. Você pode editar uma regra de negócios no modo de texto apenas.
Validação de regras de negócios

Se você estiver trabalhando com um aplicativo criado com a administração de aplicativos do Financial Management ou do Planning: é possível validar regras de negócios apenas no Financial Management ou no Planning, respectivamente.

Observação: você pode validar uma regra de negócios do Essbase somente no Essbase.

É possível validar uma regra de negócios no Essbase ou no Planning. É possível usar a função Verificar para garantir que as funções do arquivo de script do Visual Basic sejam válidas com o número correto de parâmetros e se os membros de dimensão são válidos para o aplicativo.
Implantação de regras de negócios Você pode implantar um conjunto de regras de negócios por tipo de cálculo no Financial Management; é possível implantar uma ou mais regras de negócios e conjuntos de regras de negócios no Planning e no Essbase. Você deve implantar regras de negócios e conjuntos de regras de negócios para iniciá-los no Financial Management, no Planning ou no Administration Services (para o Essbase). Implante os aplicativos e tipos de cálculo, tipos de plano ou bancos de dados para determinar seus locais de início. Não aplicável Não aplicável
Como iniciar regras de negócios Após implantá-las no Calculation Manager, inicie conjuntos de regras de negócios do Financial Management e regras de negócios do Planning no Financial Management e no Planning. Após a implantação de regras de negócios do Essbase, você pode iniciá-las no Calculation Manager ou no Administration Services. Os locais de início são determinados pelos locais de implantação de regras de negócios e de conjuntos de regras de negócios. É possível definir vários locais de início para uma regra de negócios criando atalhos para ela no Calculation Manager. É possível iniciar regras de negócios a partir de um ou de todos os locais selecionando os locais em que podem ser iniciadas. Você pode iniciar regras de negócios no nó Regras da Console de Administração do Administration Services, no Business Rules Graphical Designer, no Business Rules Web Launcher, em um prompt de linha de comando ou no Planning na Web. Execute regras de negócios ao desempenhar cálculos, conversões, consolidações e alocações.
Como trabalhar com exibições O Calculation Manager contém quatro exibições dos objetos aos quais você tem acesso:
  1. Exibição do Sistema

  2. Exibição Personalizada

  3. Exibição de Implantação

  4. Exibição de Lista

O Business Rules não contém exibições. Você exibe regras de negócios e outros objetos em uma lista simples, por tipo de objeto, na Console de Administração. Não aplicável
Uso da Exibição de Sistema A Exibição de Sistema mostra uma lista hierárquica dos aplicativos, tipos de cálculo, tipos de plano e/ou bancos de dados e objetos do Financial Management, Planning e/ou Essbase aos quais você tem acesso. Essa exibição permite ver para qual tipo de aplicativo e de cálculo, tipo de plano ou de banco de dados uma regra de negócios foi criada. (Essa é a exibição padrão no Calculation Manager.) Não aplicável Não aplicável
Uso da Exibição Personalizada A Exibição Personalizada mostra uma lista de pastas que você cria e objetos que você arrasta e solta nelas. Essa exibição permite organizar adequadamente os objetos. Rodapé#160;1Não aplicável Não aplicável
Uso da Exibição Implantação A Exibição Implantação mostra uma lista, por tipo de aplicativo e aplicativo, das regras e conjuntos de regras implantados e não implantados e seu status de implantação e de validação. Não aplicável Não aplicável
Uso da Exibição de Lista A Exibição de Lista mostra uma lista dos objetos selecionados na caixa de diálogo Filtrar. Essa caixa de diálogo permite criar uma lista filtrada por tipo de aplicativo, aplicativos, tipos de cálculo e de plano e por objetos aos quais você tem acesso. Não aplicável Não aplicável
Migração de regras de negócios

É possível migrar regras de negócios e outros objetos da versão anterior do Business Rules para esta versão do Calculation Manager.

Para migrar regras de negócios do Financial Management e do Essbase, use o recurso Importar do Calculation Manager.

É possível migrar regras de negócios da versão anterior de Business Rules para esta versão do Calculation Manager e de versões anteriores do Business Rules para esta versão do Business Rules. É possível migrar regras de negócios da versão anterior do Financial Management para esta versão do Calculation Manager e de versões anteriores do Financial Management para esta versão do Financial Management.
Importação de regras de negócios É possível importar regras de negócios (e outros objetos, como modelos e componentes) para o Calculation Manager a partir do Business Rules ou de outro aplicativo do Financial Management, do Planning ou do Essbase no Calculation Manager. Também é possível importar scripts de cálculo do Essbase para o Calculation Manager. Quando você importa arquivos do script de cálculo, eles se tornam regras de negócios gráficas no Calculation Manager. É possível importar regras de negócios de um arquivo xml para o Business Rules. Você pode usar a opção Carregar Regra para importar um arquivo de script do Visual Basic válido no aplicativo.
Exportação de regras de negócios Você pode exportar uma ou mais regras de negócios e outros objetos do Calculation Manager para um arquivo xml. É possível exportar regras de negócios e outros objetos do Business Rules para um arquivo xml. É possível usar a opção Extrair Regra para exportar regras de negócios do Financial Management para um arquivo de script externo do Visual Basic.
Uso de atalhos da regra de negócios Você pode criar atalhos para uma regra de negócios em vários aplicativos e tipos de cálculo ou de plano. Quando você implanta regras de negócios com atalhos, uma cópia da regra é implantada nos aplicativos e nos tipos de cálculo ou de plano para os quais você criou um atalho. Não aplicável Não aplicável
Como trabalhar com variáveis Existem quatro tipos de variável para o Planning, dois tipos de variável para o Financial Management e três tipos de variável para o Essbase no Calculation Manager:
  1. Global: pode ser usada em qualquer aplicativo Planning ou Financial Management

  2. Aplicativo: pode ser usada apenas no aplicativo Planning, no Financial Management ou no Essbase para o qual ela foi criada

  3. Tipo de plano ou banco de dados: pode ser usada apenas no tipo de plano do Planning ou do Essbase para a qual ela foi criada

  4. Regra de negócios: pode ser usada apenas na regra de negócios do Planning ou do Essbase para a qual ela foi criada

Existem dois tipos de variável no Business Rules:
  1. Global: pode ser usada em qualquer regra de negócios

  2. Local: pode ser usada apenas nas regras de negócios para as quais foi criada

Existem dois tipos de variável no Financial Management:
  1. Global: aplica-se a todo o processo de cálculo

  2. Local: aplica-se apenas às subrotinas individuais

Atribuição de permissões de acesso para criar e editar regras de negócios No Calculation Manager, sua capacidade de criar, exibir e editar regras de negócios e outros objetos é determinada pela função atribuída a você no Oracle Hyperion Shared Services e pela propriedade do objeto no Calculation Manager. Por padrão, um usuário possui as regras de negócios e outros objetos que o usuário cria. Como administrador ou proprietário do objeto, você atribui a propriedade dele a outro usuário. No Business Rules, você atribui permissão para edição de regras de negócios e outros objetos selecionando quais usuários e grupos podem modificá-los. No Financial Management, não são necessárias permissões de acesso para criar ou editar regras de negócios.
Atribuição de permissões de acesso para iniciar regras de negócios Atribua permissão para iniciar as regras de negócios e os conjuntos de regras de negócios no Financial Management, no Planning ou no Administration Services (para Essbase) depois que as regras de negócios e os conjuntos de regras de negócios forem implantados no Calculation Manager. Atribua permissão para iniciar regras de negócios e sequências no Business Rules, selecionando o local do banco de dados (ou todos os locais) nos quais elas podem ser iniciadas e selecionando quais usuários e grupos podem iniciá-las. Atribua permissão para executar um processo de cálculo no Financial Management, atribuindo o acesso de segurança à função correto para o aplicativo ao qual ele pertence. Por exemplo, para executar um processo Consolidar, o usuário deve ter função para Consolidar.

Note de rodapé#160;1

No Business Rules, é possível criar projetos para organizar suas regras de negócios, sequências, macros e variáveis de maneiras convenientes para você.