Componentes de Autenticação do Usuário

Os usuários do Oracle Enterprise Performance Management System devem ser autenticados antes que seus dados de provisionamento sejam verificados para determinar os componentes do EPM System que eles podem acessar. Por padrão, os usuários inserem um nome de usuário e uma senha em uma tela de log-in para obter acesso de SSO (Single Sign-On) a todos os componentes do EPM System para os quais são provisionados.

SSO é um processo de autenticação de usuários em sessões que permite aos usuários do produto do EPM System inserir credenciais apenas uma vez, no início de uma sessão, para acessar vários produtos. O SSO elimina a necessidade de efetuar log-on separadamente em cada produto ao qual o usuário tem acesso.

Para aumentar a segurança, os componentes do EPM System podem ser protegidos usando agentes de segurança que podem passar usuários pré-autenticados ao EPM System. Além disso, é possível aprimorara a segurança do EPM System usando outros mecanismos como a autenticação do certificado do cliente, autenticação Java personalizada e Kerberos. Para obter informações detalhadas sobre como estabelecer uma infraestrutura de segurança para o EPM System, consulte o Guia de Configuração de Segurança do Oracle Enterprise Performance Management System.

Os componentes do EPM System verificam as credenciais do usuário autenticado nos diretórios de usuários configurados. A autenticação de usuário, juntamente com provisionamento específicos do componente, concede ao usuário acesso aos componentes do EPM System. Os gerentes de provisionamento concedem aos usuários acesso a artefatos que pertençam aos componentes do EPM System.

As seções a seguir descrevem os componentes que oferecem suporte ao SSO: