Execução de Regras de Carregamento de Dados

Execute a regra de carregamento de dados para carregar atualizações e enviar os dados ao aplicativo de destino. Ao enviar uma regra de carregamento de dados, especifique as opções de extração de dados.

Todas as regras enviadas são processadas pelo Oracle Data Integrator. Ao enviar uma regra de carregamento de dados, especifique as opções de extração de dados.

As Regras de Carregamento de Dados podem ser executadas com a seleção de um dos métodos abaixo:

  • Execute o comando na tela Regra de Carregamento de Dados.

  • A opção Origem da Importação na opção Workbench da Carga de Dados.

  • Executando um lote. Consulte Executando Lotes.

  • Executando um script em lote. Consulte Como Trabalhar com Scripts em Lote.

Quando uma regra de carregamento de dados é executada, o Oracle Hyperion Financial Data Quality Management, Enterprise Edition carrega os dados e cria uma região de drill (opcional), que permite aos usuários fazer drill-through até os dados de origem.

Nota:

No Financial Consolidation and Close Cloud para carregamentos de dados Acumulados no Ano (YTD), os dados são armazenados no modo de exibição Periódico. Neste caso, o usuário deverá selecionar essa opção de modo que seja feito um "pré-processamento" para converter os dados Acumulados no Ano do arquivo em dados periódicos para fins de carregamento.

Quando executa uma regra de carregamento de dados, você tem diversas opções:

Nota:

Quando uma regra de carregamento de dados é executada para vários períodos, a etapa de exportação ocorre apenas uma vez para todos os períodos.
  • Importar da Origem -- O FDMEE importa os dados do sistema de origem, realiza as transformações necessárias e exporta os dados para a tabela intermediária do FDMEE.

    Selecione esta opção somente quando:

    • Você estiver executando uma regra de carregamento de dados pela primeira vez.

    • Os dados no sistema de origem tiverem sido alterados. Por exemplo, se você tiver revisado os dados da tabela intermediária após a exportação e haja a necessidade de modificar os dados no sistema de origem.

    Em muitos casos, os dados do sistema de origem não podem ser alterados após a importação dos dados da origem pela primeira vez. Nesse caso, não será necessário manter a importação dos dados caso eles não tenham sido alterados.

    Quando os dados do sistema de origem forem alterados, você precisará recalcular os dados.

    Nota:

    As importações de origem e o Oracle E-Business Suite requerem uma atualização completa das regras de carregamento de dados. É necessário fazer a atualização apenas uma vez para cada plano de contas.
  • Exportar para Destino -- Exporta os dados para o aplicativo de destino.

    Selecione esta opção após ter revisado os dados na tabela intermediária e quiser exportá-los para o aplicativo de destino.

Nota:

Selecione as duas opções somente quando os dados tiverem sido alterados no sistema de origem e para exportar os dados diretamente para o aplicativo de destino.

Para enviar a regra de carregamento de dados para o Enterprise Resource Planning (ERP) ou General Ledger do Oracle Hyperion Planning:

  1. Na guia Workflow, em Carregamento de Dados, selecione Regra de Carregamento de Dados.

  2. Em Carregamento de Dados, selecione a regra de carregamento de dados.

  3. Clique em Executar.

    Quando a regra de dados é executada para os aplicativos de destino Oracle Hyperion Financial Management, as Taxas de Câmbio da origem são preenchidas apenas até a tabela de interface do FDMEE: AIF_HS_EXCHANGE_RATES. A tabela Taxas de Câmbio Principais do Financial Management não estiver atualizada.

  4. Em Executar Regra, para extrair dados, metadados, ou ambos, do sistema de origem e enviá-los aos aplicativos de destino, selecione Importar da Origem e, em seguida, selecione o Período de Início e o Período de Término.

    Dica:

    É possível usar um utilitário fora do FDMEE para exibir os dados na tabela intermediária. Após revisar os dados exportados, retorne ao FDMEE, efetue modificações e execute a regra novamente. Se você tiver certeza de que as informações na tabela intermediária estão corretas, execute a regra novamente e selecione "Exportar para Destino".

  5. Selecione Recalcular para remapear todos os dados de origem importados usando a tabela de mapeamento atual e para recriar todas as contas lógicas.

  6. Selecione Exportar para Destino para exportar os dados para o aplicativo de destino.

  7. Selecione Executar Verificação para gerar a data e, em seguida, execute o Relatório de Verificação.

  8. Em Período de Início, selecione o período de início do PDV do qual importar os dados do sistema de origem.

  9. Em Período de Término, selecione o período de término do PDV para o qual importar os dados do sistema de origem.

  10. Em Modo de Importação, selecione o modo de extração de dados de uma só vez para um período inteiro ou incrementalmente durante o período.

    Nota:

    O modo de importação de instantâneos é a única forma de extrair dados de um sistema de origem SAP.

    Tipos de extração de dados:

    • Instantâneo — Extrai tudo da origem selecionada definida para um período inteiro

      • Quando dados de origem para o período selecionado nunca tiverem sido executados, o FDMEEextrai os dados da origem.

      • Quando os dados de origem para o período selecionado tiverem sido executados, o FDMEE extrairá os dados das tabelas intermediárias do FDMEE, e não da origem.

        Quando houver locais que extraem da mesma origem do Enterprise Resource Planning (ERP), o FDMEE extrairá os dados apenas uma vez. Quando você carrega dados no Financial Management do E-Business Suite para um período selecionado e, depois, executa a integração ao ARM para a mesma origem e o mesmo período, o FDMEE não extrai dados do E-Business Suite, mas usa os dados das tabelas de interface. Isso resulta em um ganho de desempenho significativo para todos os carregamentos de dados subsequentes. A primeira extração leva demora mais, mas qualquer outra extração subsequentes é mais rápida.

    • Incremental — Extrai os registros adicionados após a extração de dados anterior.

    • Atualização Completa — Realiza uma extração limpa do sistema de origem, apagando linhas de dados existentes nas tabelas intermediárias apropriadas do FMEE para um Razão determinado da origem (ou Unidade de Negócios) e período de origem.

      Nota:

      As opções do modo de importação (Instantâneo, Incremental e Atualização Completa) são aplicáveis apenas a regras de dados em um local usando um formato de importação padrão.

      Nota:

      Se você executar um carregamento de dados no modo Atualização Total no Account Reconciliation Manager (ARM), selecione todos os locais com dados. Caso contrário, o FDMEE conterá dados para locais não selecionados no ARM (mas o ARM, não). Isso resulta na discrepância entre o que está no FDMEE e o que está no ARM.

  11. Em Modo de Exportação, selecione o modo para exportar dados:

    • Armazenar Dados — Insere os dados da origem ou do arquivo no aplicativo de destino, substituindo qualquer valor atual.

    • Substituir Dados — Limpa todos os dados do PDV no destino e depois carrega da origem ou do arquivo entre os parâmetros de período de início e período de término especificados durante a execução da regra de dados. Por exemplo, o primeiro carregamento possui 100 linhas e o segundo, 70 linhas. Nesse caso, 100 linhas são removidas e 70 linhas são carregadas em TDATASSEG. Após esse carregamento, o total de linhas é 70.

      Para um aplicativo Planning , a opção Substituir limpa dados das dimensões Ano, Período, Cenário, Versão e Entidade que você está carregando e depois carrega os dados da origem ou do arquivo. Note que, quando você tem um ano de dados no aplicativo Planning, mas só está carregando um mês, essa opção apaga todo o ano antes de executar o carregamento.

    • Adicionar Dados — Adiciona o valor da origem ou do arquivo ao valor existente no aplicativo de destino. Por exemplo, se você tiver 100 na origem e 200 no destino, o resultado será 300.

    • Subtrair Dados — Subtrai o valor na origem ou no arquivo do valor existente no aplicativo de destino. Por exemplo, se você tiver 300 no destino e 100 na origem, o resultado será 200.

    • Substituir Todos os Dados — Limpa todos os dados no destino e carrega da origem ou do arquivo. Por exemplo, se você tiver um ano de dados no aplicativo do Planning, mas estiver carregando somente um único mês, essa opção limpará o ano inteiro antes de realizar o carregamento.

      Quando você opta por substituir todos os dados, a seguinte mensagem é exibida: "Aviso: a opção Substituir Todos os Dados limpará os dados de todo o aplicativo. Isso não se limita a o Ponto de Vista atual. Deseja realmente executar essa ação?"

    Modos de exportação disponíveis para o Financial Management:

    • Mesclar — Substitui os dados no aplicativo pelos dados no arquivo de carregamento. Para cada ponto de vista exclusivo existente no arquivo de dados e no aplicativo, o valor do arquivo de dados substitui os dados do aplicativo.

      Nota:

      Se o arquivo de carregamento de dados tiver vários valores no arquivo para o mesmo ponto de vista, o sistema carregará o valor referente à última entrada.

      Nota:

      Os dados do aplicativo não alterados pelo arquivo de carregamento de dados permanecem no aplicativo.

    • Acumular — Acumula dados no aplicativo com os dados no arquivo de carregamento. Para cada ponto de vista exclusivo no arquivo de dados, o valor do arquivo de carregamento é adicionado ao valor no aplicativo.

    • Substituir — Substitui os dados no aplicativo pelos dados no arquivo de carregamento. Para cada combinação exclusiva de Cenário, Ano, Período, Entidade e Valor no arquivo de dados, a opção Substituir limpa todos os valores da conta do aplicativo e depois carrega o valor do arquivo de dados. Note que, quando você tem um ano de dados no aplicativo Planning, mas só está carregando um mês, essa opção apaga todo o ano antes de executar o carregamento.

      Nota:

      Você pode limpar um cubo ASO do Essbase antes de carregar os dados selecionando a opção de substituição
    • Substituir pela Segurança — Executa um carregamento de dados no modo Substituir, em que apenas os membros a que você tem acesso são carregados. Esta opção permite executar um carregamento de dados no modo Substituir, mesmo se não tiver acesso a todas as contas. Ao executar a operação Apagar para um período em um subcubo, apenas as células a que tiver acesso serão apagadas. Dados, texto da célula e detalhes de item de linha são apagados, mas os anexos de célula, não.

  12. Selecione Incluir Taxas de Câmbio para carregar taxas de câmbio.

  13. Clique em Executar.

    Após você clicar em Executar, a regra será bloqueada a partir de qualquer atualização para garantir que o caminho de drill-through esteja intacto. Para verificar o status da regra, consulte Verificação do Status da Regra de Carregamento de Dados.