Criação de Consultas

A criação de consultas é a primeira etapa da geração de relatórios:

  1. Crie uma consulta. Consulte abaixo.

  2. Crie um modelo. Consulte Criação de Modelos de Relatório.

  3. Configurar um grupo de relatórios. Consulte Gerenciamento de Grupos de Relatórios.

  4. Configurar a definição do relatório. Consulte Criação de Definições de Relatório.

  5. Gere o relatório. Consulte Geração de Relatórios.

Para criar consultas:

  1. No seu aplicativo, selecione Gerenciar e Gerenciar Relatórios.
  2. Selecione Consultas, Açõese Novo.
  3. Em Nova Consulta, informe:
    • Nome

    • Descrição

    • Tipo

      A seleção do Tipo determina onde a Consulta aparece nas caixas de diálogo Novo e Editar Relatório:

      • Consulta de Parâmetro

        Uma consulta definida como Consulta de Parâmetro de tipo é usada para apresentar uma lista de opções que você pode especificar para esse valor de parâmetro. Consulta de Parâmetro permite a apresentação de uma lista de opções usadas ao preencher o valor de um parâmetro para uma Consulta de Relatório, onde a lista de opções não é um atributo simples já definido, mas uma consulta complexa que você precisa definir.

      • Consulta de Relatório

        Selecione os registros a serem incluídos no relatório. É possível aplicar um filtro de segurança, para que os usuários vejam somente os dados que estão autorizados a ver com base em suas funções e nas reconciliações que estão atribuídas. Para aplicar um Filtro de Segurança a uma consulta de relatório, adicione a seguinte sintaxe ao final da instrução WHERE CLAUSE da consulta:

        Consultas do Close Manager:$CM_SECURITY_CLAUSE$

        Uma consulta de amostra do Close Manager com o Filtro de Segurança aplicado: SELECT Task_name FROM fcc_tasks WHERE schedule_id = ~Schedule~ AND $CM_SECURITY_CLAUSE$

        Uma consulta do Close Manager com o Filtro de Segurança aplicado: SELECT Task_name FROM fcc_tasks WHERE schedule_id = ~Schedule~ AND $CM_SECURITY_CLAUSE$

        Consultas do Account Reconciliation Manager: $ARM_SECURITY_CLAUSE$

        Nota:

        Como muitas consultas predefinidas incluídas com o Oracle Hyperion Financial Close Management têm o Filtro de Segurança aplicado, você também poderá usá-las como exemplos ao criar suas próprias.

        Dica:

        Se o relatório que você está criando contiver parâmetros, será possível criar o relatório para exibir nenhum registro ou todos os registros. Exemplos de cada um são fornecidos a seguir. Esses exemplos consideram que você deseja executar um relatório que exibe a lista de períodos contendo a frequência "Mensal".

        • Consulta de Parâmetro: Selecione frequency_id, frequency_name e arm_frequencies

        • Consulta de Relatório, Opção 1: (Não retornará períodos se o usuário não fornecer um valor de frequência):

          Select p.period_name from arm_periods p, arm_period_frequencies pf where p.period_id = pf.period_id and pf.frequency_id = ~FREQUENCY~

        • Consulta de Relatório Opção 2: (Retornará todos os períodos se o usuário não fornecer um valor de frequência):

          Selecione p.period_name from arm_periods p, arm_period_frequencies pf em que p.period_id = pf.period_id e pf.frequency_id = coalesce(~FREQUENCY~,pf.frequency_id)

        Na segunda opção, a função coalesce() retorna o primeiro valor não nulo na lista; portanto, se FREQUENCY fosse nula ela retornaria pf.frequency_id e, nesse caso, essa condição também seria verdadeira (pf.frequency_id = pf.frequency_id), fazendo com que todos os registros fossem retornados.

    • Gerar Consulta

      Auxilia na criação de uma consulta em relação ao banco de dados, permitindo que você selecione qualquer atributo existente no produto a ser consultado e/ou filtrado. Em seguida, a caixa de diálogo gera o SQL para corresponder aos atributos e filtros especificados, momento em que é possível modificá-lo e aprimorá-lo.

    • Consulta

      Para gerar um arquivo XML de exemplo com base na Consulta, clique em Gerar XML de Exemplo.

  4. Para testar se há erros na consulta, clique em Validar.