Importação de Aplicativos

Você pode importar um aplicativo entre bancos de dados ou sistemas EPM usando bancos de dados homogêneos. Entretanto, ambos os sistemas EPM devem usar Oracle Database ou SQL Server. Aplicativos de origem podem se originar de versões anteriores, até a versão 11.1.2.4, mas para fazer upgrade de aplicativos mais antigos, você deve executar a tarefa Aplicativo de Upgrade do Financial Management no EPM System Configurator de um servidor do Financial Management. Para importar um aplicativo, você deve ter a função Administrador do Aplicativo e ser provisionado no Shared Services para a função Criador de Aplicativos do Financial Management.

Você pode importar um aplicativo no mesmo ambiente e renomeá-lo ou registrar o novo aplicativo em um projeto e cluster diferentes.

É possível importar dados para todos os anos e cenários ou selecionar anos e cenários específicos.

Por padrão, o processo duplica as informações do perfil do aplicativo, os metadados e as informações de segurança. Também é possível optar por importar as informações de auditoria de dados e tarefas do aplicativo de origem para o aplicativo de destino.

Pré-requisitos da Importação de Aplicativos

É necessário executar estas tarefas antes de importar aplicativos:

  • Você deve criar um link de comunicação de dados entre os bancos de dados de origem e de destino.

  • Se você estiver usando bancos de dados Oracle, deverá criar um Link de Banco de Dados.

  • Se você estiver usando bancos de dados SQL Server, deverá criar um Servidor Vinculado.

  • Você deve certificar-se de que o banco de dados do HFM tenha os direitos para criar um Link de Banco de Dados ou Servidor Vinculado.

  • Conceda privilégio único explícito ao banco de dados a usuários de banco de dados configurados no Link do banco de dados ou no Servidor vinculado, em vez de provisionar os usuários por meio das funções.

Para importar um aplicativo:

  1. Faça logon no sistema EPM de destino.
  2. Selecione Navegar, Administrar e, em seguida, Administração de Consolidação.
  3. Selecione Administração e, em seguida, Importar Aplicativos.
  4. Selecione Link de Banco de Dados se estiver realizando a importação entre bancos de dados Oracle ou selecione Servidor Vinculado e estiver realizando a importação entre bancos de dados SQL Server.

    Quando você seleciona Link de Banco de Dados ou Servidor Vinculado, os aplicativos de origem são listados.

  5. Na lista de aplicativos, selecione o aplicativo de origem.
  6. Especifique o Nome do Aplicativo de Destino e a Descrição do Aplicativo de Destino.

    O aplicativo de origem é importado com seu nome e descrição.

  7. Em Cluster, selecione o cluster em que o aplicativo deve ser registrado.
  8. Em Projeto de Gerenciamento de Usuário, selecione o projeto em que o aplicativo deve ser registrado.
  9. Opcional: Selecione a opção Importar Tabelas de Auditoria para importar as tabelas Auditoria de Dados e Auditoria de Tarefas da origem para o aplicativo de destino.
  10. Opcional: Selecione a opção Importar Tabelas de Dados para importar as tabelas de dados da origem para o aplicativo de destino.

    Se você selecionar Importar Tabelas de Dados, também deverá especificar os filtros Cenário e Ano.

  11. Opcional: Selecione a opção Eliminar Dados de Origem para eliminar as tabelas de dados de origem após copiá-las para o aplicativo de destino.
  12. Clique em Importar.

Quando você inicia o processo de importação, o sistema exibe um aviso informando que a operação consome muitos dados e pergunta se você deseja continuar.

Em seguida, exibe a página Tarefas Administrativas, na qual você pode monitorar o andamento da tarefa Importar Aplicativo.

Depois que o sistema importar com êxito o aplicativo de origem, ele registrará o aplicativo recém-criado no cluster e no projeto especificado e você poderá abrir o novo aplicativo.