Declara o nome, os argumentos e o código que formam o corpo de um procedimento Sub.
Sintaxe
Sub name [(arglist)] [statements] [Exit Sub] [statements] End Sub
Nome: Nome da instrução Sub; segue as convenções padrão de nomenclatura de variável.
arglist: Lista de variáveis que representam argumentos que são passados para o procedimento Sub quando ele é chamado. Vírgulas separam várias variáveis.
statements: Qualquer grupo de instruções a serem executadas no corpo do procedimento Sub.
Argumentos:
O argumento arglist tem a seguinte sintaxe e partes:
[ByVal | ByRef] varname[( )]
ByVal: Indica que o argumento foi informado por valor.
ByRef: Indica que o argumento foi informado por referência.
Varname: Nome da variável que representa o argumento; segue as convenções padrão de nomenclatura de variável.
Comentários
Se não forem especificados explicitamente usando a instrução Public ou Private, os procedimentos Sub serão públicos por padrão, ou seja, estarão visíveis para todos os outros procedimentos no seu script. O valor das variáveis locais em um procedimento Sub não é preservado entre as chamadas para o procedimento.
A instrução Exit Sub causa a saída imediata de um procedimento Sub. A execução do programa continua com a instrução que sucede a instrução que chamou o procedimento Sub. É possível incluir qualquer número de instruções Exit Sub em um procedimento Sub.
Como um procedimento Function, o Sub é um procedimento separado que pode obter argumentos, executar uma série de instruções e alterar os valores de seus argumentos. No entanto, diferentemente de um procedimento Function, que retorna um valor, um procedimento Sub não pode ser usado em uma expressão.
O procedimento Sub é chamado usando o nome do procedimento seguido pela lista de argumentos. Consulte a instrução Call para obter informações específicas sobre como chamar procedimentos Sub.
Exemplo 1:
Sub mysub() 'some statements End Sub
Exemplo 2:
Sub mysub(argument1, argument2) 'some statements End Sub