Criação de um Novo Aplicativo

Para criar um novo aplicativo, você deve ter a função de segurança Administrador do Aplicativo.

Para criar um aplicativo:

  1. Selecione Navegar, Administrar e, em seguida, Administração de Consolidação.
  2. Na guia Aplicativos, selecione Ações e, em seguida, Novo.

    O sistema inicia o assistente de Criação de Aplicativo.

  3. Em Opções de aplicativo, selecione Novo aplicativo e clique em Próximo.
  4. Na seção Propriedades de Aplicativos, em Nome, informe um nome para o novo aplicativo.

    O rótulo do aplicativo pode ter no máximo 10 caracteres alfanuméricos ou 12 bytes. Ele não pode começar com um número nem conter espaços, um símbolo E comercial (&), caracteres especiais ou mais de cinco caracteres internacionais. Também não pode conter estes caracteres: capital ẞ do alemão (Unicode U+1E9E) e ß minúsculo (Unicode U+00DF) ou o dotless-lower-case do turco: ı (Unicode U+0131).

    Os rótulos dos aplicativos não fazem distinção entre maiúsculas e minúsculas. Por exemplo, App1 e APP1 são considerados o mesmo aplicativo. HFM, HSV e HSX são nomes reservados e não podem ser usados em rótulos nem em descrições de aplicativos.

    Cuidado:

    Não crie aplicativos com o mesmo nome, mesmo que eles estejam em servidores de aplicativos diferentes do Oracle Hyperion Financial Management. Aplicativos de mesmo nome, mas em servidores de aplicativos diferentes do Oracle Hyperion Financial Management, Fusion Edition, não podem coexistir em um único servidor Oracle Hyperion Shared Services.

  5. Em Descrição, descreva o aplicativo.

    A descrição do aplicativo pode ter no máximo 255 caracteres e pode conter espaços. Ele não pode conter um E comercial (&). HFM, HSV e HSX são nomes reservados e não podem ser usados nas descrições dos aplicativos.

  6. Na lista Tipo de Aplicativo, selecione um tipo:
    • Consolidação

    • Provisionamento de Imposto

  7. Na lista Cluster, selecione o cluster de servidores de aplicativos em que o nvo aplicativo será executado.

    Se o cluster de servidores não estiver na lista, poderá ser necessário registrá-lo. Consulte o Oracle Enterprise Performance Management System Installation and Configuration Guide.

  8. Na lista Projeto de Gerenciamento do Usuário, selecione o projeto do Shared Services ao qual o aplicativo será adicionado.

    Nota:

    Cada aplicativo deve pertencer a um projeto. Consulte o Oracle Enterprise Performance Management System User Security Administration Guide.

  9. Em Idiomas, é possível especificar até 10 idiomas para as descrições usadas em todo um aplicativo. Use uma vírgula para separar os nomes de idioma. Cada nome de idioma pode ter um máximo de 20 caracteres. Observe que os espaços contam como caracteres.

    Cuidado:

    Depois de criar um aplicativo, não será possível alterar os idiomas no aplicativo.

  10. Defina um calendário usando a dimensões Ano, Período e Exibição. Os membros na dimensão Ano definem o ano inicial e o número total de ano no aplicativo. A hierarquia de membros da dimensão Período define os períodos no nível base e os períodos no nível de resumo. A dimensão Exibição define as exibições do período até a data, como ano (YTD), semestre (HYTD), trimestre (QTD) e mês (MTD).

    Cuidado:

    Após criar um aplicativo, você não pode alterar o ano de início, as descrições de período nem os rótulos no aplicativo.

    • Na seção Anos, em Ano de Início, informe o ano de início do calendário.

    • Em Número de Anos, informe o número total de anos a serem incluídos no aplicativo.

      Nota:

      O número de anos em um aplicativo é a única definição de perfil que pode ser modificada para aplicativos existentes. Consulte Modificação de Aplicativos.

  11. Na seção Períodos de Tempo, selecione os períodos a serem incluídos:
    • Meses

      Selecione os períodos a serem incluidos (Semestres, Trimestres ou Meses)

      Na lista suspensa Mês de Início, selecione o primeiro mês do calendário.

    • Trimestres

      Opcional: Selecione para incluir Semestres.

    • Personalizado. Se você optar por definir um calendário Personalizado, deverá definir o prefixo do rótulo de período e o número de períodos base. Uma lista simples é criada, e você pode modificar a hierarquia posteriormente.

      • Em Prefixo do Rótulo do Período, informe um prefixo para os períodos que deseja incluir.

        O rótulo pode conter no máximo 10 caracteres, inclusive espaços.

      • Em Número de Períodos Básicos, informe o número de períodos no ano.

        Se você informar qualquer número menor que 10 como número de períodos e NewPeriod como prefixo do rótulo, os seguintes períodos serão adicionados à hierarquia: NewPeriod1 a NewPeriod10. Se o número de períodos for maior que 10, mas menor que 100, os períodos começarão com NewPeriod01. Se o número de períodos for maior que 100, mas menor que 1000, os períodos serão de 001 em diante.

      Nota:

      Se você optar por definir um calendário Manual, deixe o prefixo do rótulo de período e o número de períodos base em branco. Você pode então inserir as frequências e os períodos de que precisar.

  12. Clique em Próximo.