Carregamento de Metadados

Quando você carrega um arquivo de metadados, o Oracle Hyperion Financial Management substitui os metadados por novos metadados do arquivo carregado. A substituição é útil para efetuar pequenas mudanças nos metadados, tais como a inclusão de uma conta. Por exemplo, se o seu aplicativo contém uma entidade North America e você carregar entidades de um arquivo de metadados, os atributos da entidade North America no arquivo substituirão os atributos da entidade North America do aplicativo.

Nota:

Não use E comercial (&) em um arquivo de metadados. Se você usar, ocorrerá um erro.

Quando você carrega arquivos de metadados, o sistema aguarda que outras tarefas, tais como consolidação, inserção de dados ou outros processos de carregamento, sejam concluídas antes de iniciar o carregamento dos arquivos. A Oracle recomenda que você carregue os metadados durante períodos de menor atividade no cluster de servidores e não, por exemplo, durante uma consolidação prolongada. Consulte a página Running Tasks (Tarefas em Andamento) para ver quais consolidações ou carregamentos de dados, por exemplo, estão em andamento.

Se grandes arquivos de metadados forem carregados, poderá ocorrer um erro de tempo esgotado no proxy. Se esse erro ocorrer, aumente a configuração de tempo limite de proxy.

Depois que você carregar um arquivo de metadados em um aplicativo, os usuários que utilizarem o aplicativo serão avisados de que o sistema foi alterado e que precisam desconectar-se do aplicativo e tornar a conectar-se.

Cuidado:

Antes do carregamento, você deve excluir os membros que ficaram órfãos; se esses membros não forem excluídos, os metadados não serão atualizados.

É necessário selecionar a opção de carregamento Mesclar ou Substituir. Você pode limpar todos os metadados antes de carregar os novos metadados e também verificar a integridade dos dados.

Tabela 4-14 Opções de Carregamento de Metadados

Opção de Carregamento Descrição

Mesclar

Se houver um membro de dimensão no arquivo de carregamento e no banco de dados do aplicativo, o membro do banco de dados será substituído pelo membro do arquivo de carregamento. Se o banco de dados tiver outros membros de dimensão não mencionados no arquivo de carregamento, os membros do banco de dados permanecerão inalterados.

Por exemplo, um banco de dados contém as entidades CT, MA e CA. Você pode usar o método de mesclagem para carregar um arquivo de metadados contendo novas informações somente para CA. No banco de dados, o CA é atualizado com as novas informações e MA e CT permanecerão no banco de dados inalterados.

Substituir

Todos os membros de dimensão do banco de dados do aplicativo são excluídos e os membros do arquivo de carregamento são colocados no banco de dados.

Por exemplo, um banco de dados contém as entidades CT, MA e CA. Use o método de substituição para carregar um arquivo de metadados contendo novas informações somente para CA. No banco de dados, CT e MA são excluídas e a única entidade com as novas informações do arquivo de carregamento será a CA.

Excluir Todos os Metadados Antes de Carregar

Todos os membros da dimensão e os dados correspondentes, os diários e as transações intercompanhia do banco de dados do aplicativo são excluídos.

Se essa opção for selecionada, ela substituirá a função dos métodos mesclar e substituir.

Verificar Integridade

Verifica os metadados em relação aos dados para garantir a integridade. Consulte Integridade Referencial do Metadados.

Nota:

A Oracle recomenda adicionar o Financial Management às exceções do seu bloqueador de pop-ups da Web. Quando você executa algumas tarefas, como carregar dados, uma janela de status aparece como pop-up mostrando o status da tarefa. Se houver um bloqueador de pop-ups habilitado no computador, a janela de status não será exibida.

Para carregar metadados:

  1. Abra o aplicativo.
  2. Selecione Consolidação, Carregar e, em seguida, Elementos do Aplicativo.
  3. Na seção Metadados, informe o nome do arquivo a ser carregado ou clique em Procurar para localizar o arquivo.

    Nota:

    A extensão padrão dos arquivos de metadados é APP ou XML. O processo de carregamento também aceita a extensão de arquivo TXT, mas a Oracle recomenda que você use a extensão XML ou APP.

  4. Opcional: selecione Limpar metadados e dados.

    Nota:

    Se selecionar esta opção, você não poderá selecionar elementos na seção Opções de Metadados.

  5. Opcional: Selecione Verificar Integridade para verificar o arquivo metadados em relação aos dados no aplicativo atual.

    É altamente recomendável que você selecione esta opção, pois ela garante que o aplicativo não seja negativamente afetado pelo metadado no arquivo de carregamento.

    Nota:

    Se ocorrerem erros de integridade, eles serão gravados no arquivo de log dos metadados e nenhuma parte do arquivo será carregado no aplicativo.

    Você deve corrigir os erros antes de continuar este procedimento. Consulte Erros de Integridade Referencial dos Arquivos de Log de Metadados.

  6. Na seção Opções de Carregamento, selecione um método de carga:
    • Mesclar

    • Substituir

  7. Em Delimitador, selecione o caractere a ser usado para separar os metadados no arquivo.

    Os caracteres delimitadores são exigidos apenas para os arquivos ASCII que usam a extensão APP. Os caracteres delimitadores não são exigidos nos arquivos XML. Os seguintes caracteres são válidos:

    , ~ @ $ % ^ | : ; ? \

    Nota:

    Use um caractere que não seja usado no nome do arquivo nem de qualquer outra maneira no arquivo. Por exemplo, se você usar a vírgula na descrição de uma entidade, não poderá usá-la como delimitador.

  8. Na seção Filtros, selecione os tipos de metadados que deseja carregar.

    Dica:

    Para redefinir as seleções de filtro, clique em Redefinir.

  9. Opcional: Clique em Ler para verificar se o formato do arquivo está correto.
  10. Clique em Carregar.
  11. Opcional: Para fazer download do arquivo de log, clique em Fazer Download do Log. Clique em Abrir para exibir o arquivo de log ou em Salvar e selecione um local para salvar o arquivo localmente.