MEMORY_TARGET

MEMORY_TARGET e MEMORY_MAX_TARGET são dois parâmetros novos no banco de dados Oracle release 11g. Esses dois parâmetros determinam o uso do Gerenciamento Automático de Memória para um banco de dados Oracle. A Oracle recomenda o uso do Gerenciamento Automático de Memória para gerenciar a memória do seu sistema. Definindo esses dois parâmetros para valores diferentes de zero, o Oracle permite o Gerenciamento Automático de Memória e ajusta o tamanho da memória de destino, redistribuindo a memória de acordo com a necessidade, entre a SGA (System Global Area) e a PGA (Program Global Area) da instância. Como resultado, os parâmetros a seguir são dimensionados automaticamente:

SGA_TARGET

SGA_MAX_SIZE

DB_CACHE_SIZE

SHARED_POOL_SIZE

LARGE_POOL_SIZE

JAVA_POOL_SIZE

STREAMS_POOL_SIZE

PGA_AGGREGATE_TARGET

No entanto, LOG_BUFFER não é afetado pelo Gerenciamento Automático de Memória e ainda precisa ser dimensionado manualmente. O ajuste de LOG_BUFFER é discutido posteriormente nesta seção.

Como o MEMORY_TARGET especifica o tamanho total da memória da SGA e da PGA, ele deve ser definido para um valor relativamente alto para alcançar um melhor desempenho. A consolidação e a geração de relatórios do Oracle Hyperion Financial Management são tarefas que demandam uma grande quantidade de memória. Considerando que sistemas operacionais de 32 bits têm limites para espaço de endereço disponível (em geral, 2 ou 3 GB), a Oracle recomenda que esse parâmetro seja definido como pelo menos 1,2 GB. Geralmente, valores mais altos são associados com melhor desempenho do banco de dados Oracle, portanto, gostaríamos de definir esse parâmetro como o mais alto possível sem a falta de espaço de endereço virtual.

Definição sugerida: mínimo de 1,2 GB, geralmente maior que 1,2 GB (dependendo do ambiente).

Ao determinar a quantidade de memória a ser alocada para a instância do Oracle 11g, revise esta seção: Como Calcular o Número de Processos para o Banco de Dados Oracle Release 11g.