Uso de Ferramentas de Monitoramento

A Oracle recomenda o uso de ferramentas de monitoramento para coletar dados de desempenho como parte do processo de diagnóstico. O monitoramento do servidor de aplicativos do Oracle Hyperion Financial Management, dos servidores Web, do(s) servidor(es) de banco de dados e das camadas de rede fornece dados úteis de desempenho.

Em um ambiente Linux, ferramentas como OS Watcher Black Box pode ser usada para monitorar o sistema operacional e os processos do Financial Management.

Em um ambiente Windows, uma ferramenta como Microsoft Performance Monitoring pode ser usada para monitorar o desempenho do processo de aplicativo do Financial Management. As etapas de configuração do Monitor de Desempenho para reunir os contadores específicos para aplicativos do Financial Management podem ser encontradas aqui:

Configuração do Monitor de Desempenho

Os contadores de desempenho para monitorar incluem:

Subsistema Contador Orientação
Memória Memória: Entradas Livres de Tabela da Página do Sistema Aviso quando as Entradas Livres de Tabela da Página do Sistema forem inferiores a 8.000.

Crítico quando as Entradas Livres de Tabela da Página do Sistema forem inferiores a 5.000.

Memória Memória: Mbytes Disponíveis Não deve ser inferior a 20% - 25% da memória física instalada. Nesses casos, monitore cuidadosamente a atividade de Paginação.
Memória Memória: Leituras/seg de Página Esse contador deve ser inferior a 1.000 em todos os momentos.
Processador Processador: % de Tempo do Processador: _Total A utilização total do processador deverá ser inferior a cerca de 70% a 80%.
Processador Processador: % de Tempo do Processador: (N) Cada instância do processador deverá ser inferior a cerca de 70% a 80% da utilização.
Disco Disco Físico: Média de Transferência/Seg de Disco Deve ser inferior a cerca de 25 ms.

Regra geral: Quando a Média de Transferência/Segundos de Disco (contador de latência do disco) é significativamente maior que 25 ms, o subsistema de disco fica prejudicado e com engarrafamento. Observe que esse contador não informa como corrigir o problema; ele apenas indica que há um problema.

Disco PhysicalDisk: Tamanho Médio da Fila do Disco A média de deve ser inferior ao número de spindles do disco. Se uma SAN estiver em uso, ignore esse contador e se concentre nos contadores de latência: PhysicalDisk\Média de Leitura/Seg de Disco e PhysicalDisk/Média de Gravação/Seg de Disco.
Disco PhysicalDisk: Média de Leitura/Seg de Disco O valor médio deve ser inferior a 20 ms.

Picos (valores máximos) não deverá ser superior a 50 ms.

Disco PhysicalDisk: Média de Gravação/Seg de Disco O valor médio deve ser inferior a 20 ms. Picos (valores máximos) não deverá ser superior a 50 ms.
Rede Interface de Rede: Total de bytes/seg. Para uma Network Interface Card (NIC) de 100-Mbps, deve estar inferior a 6-7 MB/seg.

Para uma NIC de 1000-Mbps, deve ser inferior a 60-70 MB/seg.

Rede Interface de Rede: Erros de Outbound dos Pacotes Deve ser zero (0) em todos os momentos.
Processo Contadores/Orientação
Oracle Hyperion Financial Management:

Instância:

1 JHsxServer

2. XFMDataSource

Processo: % de Tempo do Processador - A utilização do processador de processo deve ser inferior a 90%.

Processo: Bytes Particulares - relata os bytes alocados exclusivamente para um processo específico; seu valor tende a aumentar no caso de um vazamento de processo.

Processo: Conjunto de Trabalhos – relata os bytes privados e compartilhados alocados para um processo; seu valor tende a aumentar no caso de um vazamento de processo.

Processo: Falhas de página/seg – relata o número total de falhas (falhas hard e soft) causadas por um processo; seu valor tende a aumentar no caso de um vazamento de processo.

Processo: Bytes de Arquivo de Página - relata o tamanho do arquivo de paginação; seu valor tende a aumentar durante um vazamento de memória.

Processo: Contagem de Identificadores – relata o número de identificadores que um aplicativo aberto cria para objetos. Os identificadores são usados por programas para identificar os recursos que eles devem acessar. O valor desse contador tende a aumentar durante um vazamento de memória.

Processo: Bytes Virtuais - O tamanho atual, em bytes, do espaço de endereço virtual que o processo está usando. O byte virtual do processo de desempenho aumenta em uma taxa rápida e nunca libera qualquer memória indicando vazamento de memória no aplicativo.

Processo: Pico de Bytes Virtuais - O tamanho máximo, em bytes, do espaço de endereço virtual que o processo usou em qualquer momento. O byte virtual do processo de desempenho aumenta em uma taxa rápida e nunca libera qualquer memória indicando vazamento de memória no aplicativo.

Processo: Bytes Não Paginados do Pool - O tamanho, em bytes, do pool Não Paginado, uma área da memória do sistema (memória física).