Processo de Consolidação

Consolidação é o processo de coletar dados de entidades dependentes e agregar os dados às entidades pais. Após você inserir ou carregar dados nas entidades de nível base, calcular e ajustar dados, execute uma consolidação para um Cenário e Período selecionados para agregar os dados na organização. À medida que os dados se consolidam, o sistema realiza a conversão de moeda necessária e as eliminações intercompanhia, além de ajustes de patrimônio ou cálculos de posse minoritários se necessário.

O Oracle Hyperion Financial Management oferece um método padrão de consolidação. Para permitir consolidações previstas em lei, você pode personalizar o processo de consolidação. Ao criar um aplicativo, você pode definir o atributo Regras de Consolidação. Normalmente, quando esse parâmetro está desativado, o sistema realiza a consolidação e as eliminações predefinidas. Quando esse parâmetro está ativado, o sistema realiza a consolidação de acordo com as regras gravadas na rotina Sub Consolidate(), conforme definido pelo administrador. Consulte o Guia do Administrador do Oracle Hyperion Financial Management.

Inicie o processo de consolidação através das grades de dados. O início da consolidação executa as regras de consolidação do cenárioo, do ano, do período, da entidade e do valor especificados. Nesse processo, a consolidação é realizada em todas as entidades filhas e em todos os períodos de tempo anteriores no mesmo ano. O processo de consolidação executa todas as funções Calcular em cada entidade e valor afetado(a). O processo de conversão é executado conforme a necessidade de conversão de dados da moeda da entidade filha para a entidade de moeda pai. Se as entidades filha e pai usarem a mesma moeda, o processo de conversão não será executado.

Após você selecionar a entidade pai na qual as entidades dependentes se consolidarão, os processos obrigatórios são executados automaticamente.

  • O sistema executa regras de cálculo para todos os descendentes da entidade.

  • Se os dados da entidade filha e o dados da entidade pai estiverem em moedas diferentes, o sistema converterá os dados com base na taxa de câmbio. Para a entidade filha, o valor convertido é armazenado no membro Moeda Pai da dimensão Valor. O valor convertido na Moeda Pai será submetido a roll-up para o pai.

  • Você pode inserir ajustes de dados através de diários.

  • O processo de consolidação é iniciado. Se a propriedade do pai do filho for inferior a 100%, a porcentagem de propriedade será aplicada. O sistema gera informações de proporção e eliminação e cria dados de contribuição. Você pode efetuar mais ajustes nos dados de contribuição através de diários.

No nível de entidade do processo de consolidação, você deve inserir dados em contas de entrada e realizar os ajustes através de diários na moeda da entidade. O sistema executa regras de cálculo em nível de entidade, gerando dados ajustados para a entidade.

O Financial Management armazena valores como números de ponto flutuante de precisão dupla que são convertidos no equivalente a 15 dígitos significativos. Dependendo de como os aplicativos são configurados, moedas e valores em geral, é possível que o sistema "arredonde" os valores quando ele atingir os limites de precisão. Se você se deparar com essa situação, a Oracle recomenda que você trabalhe com um consultor confiável que possa recomendar várias abordagens diferentes para o problema. Observe que a diferença nos números é proveniente da limitação de precisão e isso não é um bug de software. A Oracle não tem planos de aumentar a precisão para mais de 15 dígitos em um futuro próximo.

Exemplo:

Suponhamos que você tenha estes três números:

A: 0,000000000000003

B: 0,000000000000003

C: 1

Se você adicionar A+B = 0,000000000000006

Em seguida, a adição de C fará com que ele tenha 16 dígitos significativos, de modo que o sistema arredondará o último dígito para 6. O resultado é:

1,00000000000001

Se você adicionar B+C primeiro e, em seguida, A, cada um dos 0,000000000000003 será descartado assim que for adicionado ao 1, pois o resultado terá mais do que 15 dígitos significativos. O resultado será 1.

Veja a seguir exemplos do processo de consolidação.

O primeiro exemplo mostra o processo quando a moeda da entidade e a moeda ascendente forem diferentes.


Exemplo do processo de consolidação em que a moeda da entidade e a moeda ascendente são diferentes.

O exemplo a seguir mostra o processo quando a moeda da entidade e a moeda ascendente forem iguais.


Exemplo do processo de consolidação em que a moeda da entidade e a moeda ascendente são iguais.

Processo de Conversão

A conversão de moeda converte os dados da conta de uma moeda para outra. Os dados na moeda local da entidade filha são convertidos na moeda da entidade pai, usando a taxa de câmbio local.

Você pode inserir taxas de câmbio para entidades de base. Se você inserir taxas de câmbio por entidade, durante a conversão, o sistema utilizará a entidade atual da taxa de conversão direta. Por exemplo, se a taxa de câmbio da entidade for em Euro e se a taxa de câmbio mãe for USD, o sistema utiliza Rate.Euro.USD na entidade que está sendo convertida. Se você não informar as taxas de câmbio por entidade, o sistema calcula a taxa direta a partir da taxa indireta na entidade do momento. Por exemplo, ele inverte o valor armazenado em Rate.USD.Euro para obter a conversão Euro/USD.

Se a taxa de câmbio não for encontrada na entidade atual, o sistema utilizará a taxa direta na entidade None. Se a taxa não for encontrada, o sistema calculará a taxa direta a partir da taxa indireta na entidade None. Por exemplo, o sistema inverte o valor armazenado em Rate.USD.Euro para obter Euro/USD. Consulte o Guia do Administrador do Oracle Hyperion Financial Management.

Depois que a regra de conversão for executada, a dimensão da moeda convertida é armazenada. Através de diários, você pode efetuar ajustes nos valores convertidos de cada moeda.

O total desses dois níveis (dados Convertidos e Ajustados) representa o ponto de partida do processo de consolidação. O processo de conversão não ocorre se a entidade e seu pai tiverem a mesma moeda predefinida. Nesse caso, o sistema passa diretamente ao processo de consolidação.

À medida que os valores da entidade filha se unem aos valores da entidade pai durante a consolidação, o sistema pode armazenar informações de consolidação, tais como Proporção e Eliminação. As informações de Proporção contêm os saldos resultantes da execução de regras de consolidação. Elas também refletem os resultados da consolidação percentual dos valores de base. As informações de Eliminação contêm todos os saldos eliminados resultantes da consolidação, de acordo com as regras de eliminação.

O sistema calcula como agregação os valores de contribuição (antes do ajuste). Continua sendo possível ajustar esse dados através de diários. O sistema executa regras de cálculo para realizar ajustes na contribuição depois que você publicar os diários.

O total dos dados de contribuição (antes dos ajustes) mais os ajustes representa a contribuição da entidade de base para sua entidade pai. O sistema acrescenta a contribuição às contribuições dos outros filhos imediatos da entidade pai para obter os dados consolidados dessa entidade. As agregações no nível de contribuição intermediário não são armazenadas durante o cálculo. Entretanto, os dados consolidados da entidade ascendente são armazenados pelo sistema.

Processo de Cálculo

Quando você calcula dados, o sistema executa regras de cálculo para o cenário, o ano, o período, a entidade e o valor especificados. Por exemplo, você pode calcular os saldos de abertura do mês atual usando os saldos de encerramento do mês anterior.

As regras de cálculo de todos os períodos de tempo anteriores no mesmo ano também serão executadas se ainda não tiverem sido executadas. Como as regras de cálculo não consolidam entidades de origem nem executam conversões, o status (por exemplo, requer conversão ou consolidação) não é retirado da célula. Mesmo que as contas de entrada não sejam atuais, o cálculo utiliza os dados para derivar as contas calculadas.