Contabilização de Transações Intercompanhia

Poste transações intercompanhias para incluí-las em um saldo de conta. Quando você cria ou carrega uma transação intercompanhias, por padrão ela possui um status de Não Contabilizada e nenhuma quantia é exibida no saldo da conta. Por exemplo, você deve inserir uma transação intercompanhias para a Entidade A com a Entidade B para a quantia de USD $100. No entanto, a quantia não foi registrada na conta ICRec. O saldo da conta ICRec permanecerá em zero até que a transação seja contabilizada.

Ao contabilizar as transações intercompanhias selecionadas na conta, o sistema atualiza o status das transações para Contabilizada e a quantia total da transação é refletido no saldo da conta.

Para contabilizar uma transação, você pode ser atribuído a uma função de segurança de Contabilização/Cancelamento da Contabilização da Transação Intercompanhia

Se o período for ajustado com o requisito Corresponder/Validar antes de contabilizar, o sistema verifica as transações antes de contabilizar para garantir que apenas transações com o status Correspondente ou status Incompatíveis com um código de motivo, sejam contabilizadas no saldo da conta. Se esse requisito não estiver ajustado para o período, nenhuma validação é necessária. Consulte o Guia do Administrador do Oracle Hyperion Financial Management.

Quando você seleciona Contabilizar Tudo, o sistema contabiliza todas as transações que atendem aos critérios de filtro. Ele não contabiliza todas as transações do PDV. Uma barra de progresso é exibida com a porcentagem de progresso, status e hora da última atualização. Você também pode exibir o progresso do módulo Tarefas em Execução. Consulte Visualização do Progresso da Transação Intercompanhias.

Após uma transação intercompanhia ser Contabilizada, não será possível alterá-la. Se você precisar fazer alterações numa transação contabilizada, você deve primeiro cancelar a contabilização, fazer as alterações e depois corresponder e contabilizar a transação novamente. Consulte Cancelamento da Contabilização de Transações Intercompanhia.

Para contabilizar transações intercompanhia:

  1. Selecione Consolidação, Intercompanhia e, em seguida, Gerenciar.

  2. Na lista de transações intercompanhia, marque a caixa de seleção próxima às transações a serem contabilizadas ou, no cabeçalho da coluna, clique em Selecionar Tudo.

  3. Selecione uma ação:

    • Clique em Contabilizar ou selecione Ações e Contabilizar.

    • Para contabilizar as transações que atendem aos critérios de filtro, clique em Contabilizar Tudo ou selecione Ações e Contabilizar Tudo.

  4. Na guia Resultado, verifique o resultado de contabilidade e clique em OK.

    Na lista Gerenciar transações intercompanhia, as transações contabilizadas são indicadas por um marcador verde na coluna Status.

Contabilização do Processo

Durante o processo de contabilização, o sistema acumula as transações relacionadas a uma determinada célula da conta e acumula a quantia para o saldo da conta. Por exemplo, se você tem duas transações com um total de 100 para a conta ICRec, o sistema aplica a quantia total de 100 no saldo da conta. Se esta for a primeira transação, a conta ICRec possui um saldo de 100. Se, posteriormente, você contabilizar quatro transações para esta conta como um total de 300, depois de contabilizar, a conta ICRec possui um valor de 400, porque o sistema adiciona a quantia ao saldo da conta.

O sistema contabiliza transações para a dimensão de Valor da Moeda da Entidade. Se a conta for do tipo Saldo, o sistema contabiliza a quantia como exibição YTD independentemente da visualização padrão do cenário.

Contabilização para Contas de Fluxo

Para contas de Fluxo, o sistema contabiliza de acordo com as regras especificadas para o cenário. Quando os administradores definem as regras para o aplicativo, eles definem as células que estão disponíveis para informar as transações intercompanhia. Os administradores podem definir a frequência do período em cada cenário para determinar quais períodos suportam transações, com base nas frequências válidas definidas pelo arquivo PER. As frequências válidas para um cenário mensal são MTD, QTD, HYTD e YTD e podem ser usadas para especificar a frequência do período para suportar transações. Consulte o Guia do Administrador do Oracle Hyperion Financial Management.

Por exemplo, se o cenário for ajustado para aceitar transações intercompanhia em uma frequência Trimestral, o sistema apenas permitirá que as transações intercompanhia sejam informadas para março, junho, setembro e dezembro. Para os outros meses não trimestrais, o sistema permite apenas que usuários informem as quantias de células manualmente sem informar nenhuma transação. No entanto, para as transações que estão sendo informadas para os meses trimestrais, você deve informar todas as transações para o trimestre todo, não apenas para os meses trimestrais. Por exemplo, em março, você deve inserir as transações de janeiro, fevereiro e março para que o drill down nas transações corresponda à quantia YTD.

Exibição do Status das Contabilizadas

Transações contabilizadas são indicadas por um marcador verde na coluna Status na página Processar Transações IC. Você pode usar o recurso de classificação de coluna para classificar transações pelo Status de Correspondência ou status de Contabilização. Portanto, para visualizar todas as suas transações contabilizadas no topo da lista, você pode classificar o status de Contabilização em ordem decrescente.

Você também pode confirmar os valores contabilizados para o saldo da conta na grade de dados ou no formulário de dados.

Para visualizar transações com um status Contabilizado, faça uma das seguintes ações:

  • Em Gerenciar Transações Intercompanhia, selecione o ponto de vista e revise a coluna Status para transações contabilizadas.

  • Em Gerenciar Transações Intercompanhias, selecione o ponto de vista e classifique por status Contabilizar.

  • Em uma grade de dados, faça o drill-down para visualizar as transações. Consulte Drill-Through para Transações Intercompanhias.

  • Em um formulário de dados, faça drill-down para visualizar as transações. Consulte Drill-Through para Transações Intercompanhias.