Configuração das Opções de Otimização da Consulta de Dados

Ao trabalhar com grades, você pode definir opções de otimização de consulta de dados para otimizar a eficiência das suas consultas de dados.

Como as consultas de dados extraem valores de uma conexão de banco de dados multidimensional, é bastante útil acelerar o processo de consulta de dados usando as configurações de otimização.

Como as consultas de dados extraem um ou mais valores de uma conexão de banco de dados multidimensional, é bastante útil acelerar esse processo usando as configurações de otimização de consulta de dados.

Por exemplo, você pode especificar opções de supressão nos seus servidores e incluir ou excluir o comando sparse, que é usado para lidar com a pequena probabilidade de que existam dados para cada combinação de membros de dimensões. Uma dimensão é esparsa quando interseções de dados estão vazias.

Nota:

Ao aplicar as opções de otimização, você pode usar o MDX (Multidimensional expression) para consultar origens de dados do Oracle Essbase com base em uma grade ou script de relatório.

Para definir as opções de otimização de consulta de dados:

  1. Em um relatório que contenha uma grade, execute uma destas ações:
    • Selecione Tarefa e Configurações de Otimização de Consulta de Dados.

    • Clique na primeira célula à esquerda na grade para selecionar a grade. Em seguida, clique com o botão direito do mouse e selecione Configurações de Otimização de Consulta de Dados.

    As opções que são exibidas na caixa de diálogo Configurações de Otimização de Consulta de Dados dependem da conexão de banco de dados. Por exemplo, a opção Comando Esparso do Essbase apenas é exibida quando Essbase é a conexão de banco de dados.

  2. Selecione se as linhas no Servidor de Conexões de Banco de Dados ou Servidor de Relatórios devem ou não ser suprimidas.
  3. Essbase Somente: especifique se deve-se consultar um relatório usando o MDX (Multidimensional Expression) ou um script de relatório:
    • Desmarque Consultas do Essbase Usam MDX para usar scripts de relatórios para pesquisar o banco de dados do Essbase.

      Isso desativa a configuração Mostrar Drill-Through na grade. Para usar o Drill-Through do Essbase, o relatório precisa utilizar a consulta do MDX.

    • Selecione Consultas do Essbase Usam o MDX para usar o MDX para consultar o banco de dados do Essbase. Em seguida, selecione como a consulta deverá ser executada:

      • Combine queries using with members (este é o padrão). Este método combina as consultas MDX com uma consulta única, usando a sintaxe MDX with member. Minimizando o número de consultas, o desempenho deve ser aprimorado.

      • Consultas separadas do usuário. Este método emite consultas MDX separadas para cada linha que possua uma função de seleção de membro (por exemplo, "Descendentes de" ou "Filhos de").

  4. Essbase Somente: Em O comando Sparse está, selecione Incluído ou Excluído para especificar se deseja incluir ou excluir o comando Sparse do Essbase.

    A opção Comando Sparse só é exibida quando a conexão de banco de dados usa uma origem de dados do Essbase.

  5. Opcional: Clique em Definir como Padrão para usar as configurações definidas aqui como as configurações de otimização de consulta de dados padrão.
  6. Clique em OK para salvar as configurações.